Convidado

Prefeito de Braço do Norte, Beto Kuerten Marcelino, é um dos convidados a palestrar no encontro de capacitação de candidatos a vereador promovido pelo PSD de Laguna, na próxima quinta-feira, 23 de janeiro. O evento inicia às 19 horas e contará, entre outras autoridades convidadas, com a presença do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Júlio Garcia, e do ex-prefeito de Blumenau Napoleão Bernardes. O evento ocorre no auditório da Associação Empresarial de Laguna. Beto é instigado a falar sobre sua trajetória, principalmente das candidaturas a vereador, que, mesmo sofrendo derrota, não desistiu, insistiu e chegou a ser o prefeito mais jovem na história da cidade.

Convidada

A secretária adjunta de Educação de Braço do Norte, Nívia Philippi, vem sendo instigada a ser candidata a vereadora na próxima eleição. Seu trabalho ganhou destaque na prefeitura. Se aceitar, tem ainda um grande cabo eleitoral dentro de casa, o presidente do PSD de Braço do Norte e ex-vice-prefeito Charles Bianchini.

Iluminação pública

Aproveitando a visita do deputado José Milton (PP) em Braço do Norte, o ex-presidente da Cerbranorte Antonio da Silva, o “Toninho do Colonial”, solicitou ao colega de partido que viabilize junto ao Governo do Estado a doação de um veículo para a Cosip (Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública) que está sob responsabilidade da Prefeitura de Braço do Norte. Para Toninho, a Administração deveria contratar dois eletricistas e ela mesma executar o trabalho que hoje é feito em parceria com a cooperativa, que apesar da boa vontade, não consegue dar conta de tanto pedido. O prefeito em exercício, Ronaldo Fornaza, por sua vez, disse que antes de mais nada, era preciso fazer um estudo de viabilidade.

Tomou e levou

O deputado federal Daniel Freitas (PSL) recebeu contra si uma queixa por agressão contra sua esposa. O caso de violência doméstica foi registrado no fim de semana, na delegacia de Balneário Rincão, confirmou o delegado regional Vitor Bianco Júnior. Ele preferiu não dar mais detalhes sobre o caso, porque ainda pretende se aprofundar na questão. O deputado garante que foi uma discussão com o sogro por questões políticas e a esposa acabou interferindo. Porém, todos já se entenderam.

PT no comando

Em março acontece a mudança de comando da Amurel (Associação dos Municípios da Região de Laguna), atualmente presidida pelo prefeito de Braço do Norte, Beto Kuerten Marcelino (PSD). Um acordo entre os prefeitos daria ao PT (Partido dos Trabalhadores) o último ano da gestão da entidade. Os prefeitos de Santa Rosa de Lima, Salésio Wiemes, e o de Imbituba, Rosenvaldo Junior, devem decidir entre eles com quem ficará a vaga.

Socorro

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Braço do Norte atendeu em 2019. Exatamente, 1.240 ocorrências, uma a menos que em 2018. Em 2017 foram 1.026 casos de atendimentos efetuados pelos socorristas, que têm sua base na cidade. Nos últimos três anos foram 3.507 ocorrências.

Posse oficial

O novo presidente da Acivale (Associação Empresarial do Vale) Evaldo Niehues Junior, marcou para 28 de março, um sábado à noite, o evento festivo que marca a posse oficial de sua diretoria. Para marcar a data, a Acivale pretende trazer ao encontro um palestrante nacional. Como por tradição fizeram os últimos presidentes. Vale a pena salvar

Posse

O delegado e suplente de deputado estadual Ulisses Gabriel (PSD) assume interinamente, em fevereiro, uma cadeira da Assembleia Legislativa. Ulisses é também um dos pré-candidatos do partido à prefeitura de Orleans. No último final de semana, durante encontro festivo, conversou demoradamente com o presidente do PP, o também pré-candidato a prefeito Silvério Baggio. Presentes dizem que uma dobradinha pode estar sendo ensaiada pelos dois.

Não é Não

O deputado estadual Jessé Lopes (PSL) usou sua página em uma rede social para defender que as mulheres “têm direito ao assédio” de homens no Carnaval. O posicionamento foi uma reação a um coletivo feminista no estado que pretende distribuir tatuagens temporárias com a expressão “não é não” nos blocos de rua catarinenses. “Eu falei de assédio entre aspas. O Carnaval, culturalmente no Brasil, é para isso, as pessoas darem em cima umas das outras. Não pode confundir o que é assédio e o que é dar em cima, paquerar”, diz o deputado, que afirmou não planejar nenhuma ação para impedir a distribuição das tatuagens temporárias no estado. “Daqui a pouco vamos ter meninas processando meninos por terem sido assediadas no Carnaval”, continuou. A postagem deu início a um debate acalorado na rede social por ter chamado a atenção de mulheres que se mobilizaram para publicar comentários contrários à opinião do deputado. Na mesma rede social, o deputado escolheu como foto de destaque uma imagem onde se lê “gabinete do ódio”.

Visita

Para formalizar o repasse de recursos ao Hospital Santa Teresinha, a diretoria da casa de saúde recebeu no final da tarde de quarta-feira, 15 de janeiro, a visita da comitiva do deputado Federal, Carlos Chiodini (MDB) que contou ainda com a presença de lideranças do partido em âmbito regional, vereadores e do deputado Estadual, Volnei Weber. Eles foram recepcionados pelo presidente do HST, o advogado Pedro Michels Neto juntamente com membros da diretoria. Chiodini já repassou R$ 100 mil em emenda para a entidade e se comprometeu a enviar novos recursos. Já Volnei Weber, destinou R$ 3,5 milhões em emenda estadual para ampliação do Hospital.

Descanso

Neste início de 2020, alguns prefeitos da região aproveitaram o período normalmente mais calmo nas prefeituras e se licenciaram para um merecido descanso. Em Braço do Norte, Berto Marcelino entregou o cargo a seu vice, Ronaldo Fornazza, na última segunda-feira, dia 13. Em Rio Fortuna, o vice Neri Vandresen assumiu o comando do Executivo, também na segunda-feira, no lugar do titular Lindomar Ballmann. Já em Santa Rosa de Lima, o prefeito Salésio Wiemes deverá sair de férias em fevereiro. O vice-prefeito, Alfonso Kulkamp, responderá pelo município por 30 dias.


Leave a Comment