quarta-feira, janeiro 27Diário online de Braço do Norte

Compras Públicas

Coluna de Michell Sombrio

A Lei Complementar 123/2006 assegura o tratamento diferenciado para as micro e pequenas empresas na participação de licitações públicas.
Muitos municípios já utilizam este dispositivo para incentivar as empresas sediadas em suas cidades para que elas possam participar dos processos licitatórios de forma transparente e legal. Alguns realizam até treinamento para esses empresários.
Estudos indicam que cada R$ 1 injetado na economia local gera outros R$ 7 em toda cadeia economia. Isso é extremamente importante, pois gera mais empregos e renda.
Se parte das compras públicas dos municípios fossem realizadas por empresas locais, seguindo o que diz a Lei 123/2006, ou até mesmo regulamentando como o projeto Compra Legal, lançado em 2018 pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável, o movimento econômico seria potencializado através de um dos grandes indutores e motivadores do desenvolvimento econômico: o Poder Público.

Empregos

O Ministério da Economia divulgou os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do mês de julho na última sexta-feira. Eles são animadores. Braço do Norte foi o município que mais gerou empregos na Amurel, com saldo de 145 novos postos de trabalho. Os números do mês de agosto deverão ser ainda melhores, pois muitas empresas em Braço do Norte estão divulgando nas redes sociais diversas vagas a serem preenchidas e isso demonstra que a economia está voltando a girar.

Salto Aceleradora de MEIs

Estou tendo a honra de ser um Mentor no maior programa de aceleradora de MEIs do país. O programa Salto Aceleradora é desenvolvido pela Impact Hub Floripa em parceria com o programa Cidade Empreendedora e com o Sebrae SC. O foco do Salto é impulsionar o desenvolvimento econômico através de um ator extremamente importante para a economia, o Micro Empreendedor Individual. No país, já somos mais de 10 milhões de MEIs, que respondem por 27% do PIB nacional, um número bem expressivo. Minha atuação será na parte de inovação, para auxiliar esses MEIs a inovar processos, produtos e auxiliar nas dificuldades que eles estão tendo nos seus negócios. A edição de 2019 contou com 589 empreendedores sendo acelerados. Desses, 54% tiveram aumento de faturamento e 81% aumentaram a motivação empreendedora.

Carne de Frango

A Aurora decidiu suspender a exportação de frango da planta de Xaxim para a China depois que a vigilância da cidade de Shenzhen detectou o coronavírus na superfície da embalagem de alguns produtos da empresa. A decisão foi da própria empresa, que em seu comunicado ao Ministério da Agricultura afirmou que foi para que as investigações fossem mais tranquilas e os fatos fossem bem apurados, eles estariam suspendendo a operação com o país. Ao todo, já são sete frigoríficos brasileiros com exportações suspensas por conta de preocupações com o Covid.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Folha do Vale