Com o objetivo de transmitir informações importantes sobre controle e planejamento em relação ao orçamento familiar, uma palestra com o tema “Educação Financeira” foi ministrada às famílias que integram o Programa de Atenção Integral à Família (Paif), pela técnica de contabilidade Juliana Lembeck Mendes, em 21 de maio, no Centro Cultural Multiuso Dimas Schlickmann. A palestra foi organizada pelos profissionais do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), vinculado à Secretaria de Assistência Social e Habitação. A palestrante Juliana Lembeck Mendes, técnica de contabilidade, repassou informações valiosas sobre como gerenciar o dinheiro de forma eficaz. Ela destacou a importância de saber exatamente para onde está indo o dinheiro e como isso pode impactar o orçamento familiar. Explicou a necessidade de identificar claramente os objetivos financeiros, diferenciando entre necessidades e desejos, e a importância de poupar para o futuro.
Plano Estadual de Logística de Transporte 1
O governador Jorginho Mello assinou, em 21 de maio, a ordem de serviço para a elaboração do Plano Estadual de Logística de Transporte (PELT). O trabalho será realizado pela Infra SA e a partir deste estudo o Estado terá um documento que fundamentará as ações públicas necessárias para que os diferentes modais de transporte possam atender às demandas da economia catarinense. O contrato tem o valor de R$ 4.257.295,04 e os recursos serão repassados pela SC Participações e Parcerias S.A., provenientes de dividendos recebidos do Porto de Imbituba. O estudo oferecerá uma radiografia precisa do que o Estado necessita para crescer, em que região, em que forma, em que tipo de modal. Esse plano vai ser uma cartilha a ser seguida.
Plano Estadual de Logística de Transporte 2
A elaboração do PELT visa principalmente a análise da situação atual e o planejamento futuro de investimentos em todos os modais de transporte com ênfase para cargas destinadas e provenientes do comércio exterior. Sua elaboração requer um processo de análise criteriosa, diagnóstico preciso e planejamento estratégico, com foco na logística empresarial, em infraestrutura e facilitação do comércio. A Infra SA terá 18 meses para a conclusão do trabalho.
30% no IPTU em Braço do Norte
Estão à disposição, no site da Prefeitura de Braço do Norte, www.bracodonorte.sc.gov.br, as guias online do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e da taxa de coleta 2024. O vencimento para cota única, com descontos, é 7 de junho. Além do desconto de 20% para o IPTU e 5% para a taxa de coleta, se pago em cota única até o vencimento, os contribuintes em dia contam ainda com um bônus assiduidade, com mais 10% de desconto, já deduzidos na emissão do boleto. Outra forma de pagamento é o parcelamento em quatro vezes. Neste caso, o contribuinte não terá descontos e as datas de vencimento das prestações são 7 de junho, 8 de julho, 7 de agosto e 6 de setembro. O contribuinte que tiver dificuldades para acessar as guias online pode procurar o Setor de Tributação da Prefeitura, de segunda a sexta-feira, das 12h30min às 18h30min.
Pagamento online
Acompanhando as inovações digitais, a Prefeitura de Braço do Norte está disponibilizando o pagamento com cartão de crédito online (internet banking) e Pix em todos os serviços. Para a opção de cartão de crédito no IPTU, basta acessar a fatura do seu IPTU através do site www.bracodnorte.sc.gov.br e clicar no banner IPTU 2024. Lá você será direcionado para a emissão da guia através do CPF, CNPJ, número do contribuinte, cadastro econômico ou imóvel. Acessando o boleto, ao final da página, aparece a opção “pagar com cartão” e ocorrerá o direcionamento para o cadastro do cartão de crédito. É possível parcelar em até 12 vezes. O comprovante é enviado para o e-mail que constar no cadastro. Para o pagamento com Pix, basta gerar o boleto e realizar o pagamento através da leitura ou número do código de barras.
Transparência
São Ludgero é a prefeitura “mais transparente” da Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel), com o índice de 83,44%. A avaliação foi feita tendo como base o Radar da Transparência Pública. O portal é recomendado inclusive pelo Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC), que orienta a todos os órgãos públicos a melhoria dos índices de transparência de seus números e dados. Segundo o radar, o nível básico na questão da transparência das informações disponibilizadas pelo Município no âmbito “Poder Executivo”.
Rápidas e Rasteiras
Notas do que acontece nos bastidores da informação. Whatsapp 48 3658 3737