O PL catarinense já sabe como pretende utilizar nas eleições municipais seu maior ativo eleitoral: a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro em Santa Catarina. A intenção é realizar cinco grandes comícios ao longo de dois dias no mês de setembro. As cidades já foram escolhidas e levam em conta a questão regional e a existência de candidaturas próprias do PL. Foram definidos os municípios de Joinville, Blumenau, São José, Criciúma e Balneário Camboriú como sedes desse giro de Bolsonaro em Santa Catarina.
EM JAGUARUNA
Na última vez que esteve em solo catarinense, o ex-presidente Jair Bolsonaro desembarcou no Aeroporto Regional de Jaguaruna, em 24 julho. Ao chegar ao local, foi recebido por um grupo de apoiadores sob gritos de “mito” e “volta, Bolsonaro”. O antigo chefe do Executivo seguiu de carro para Caxias do Sul (RS), onde iniciou a agenda no Estado gaúcho. No voo, a empresária Grazi Vieira e seu esposo Cleiton Schlickmann tiveram a oportunidade de fotografar e até gravar um áudio com o ex-presidente, que mandou um abraço aos frequentadores do Bar do Dico.
Vai entender
De tão confuso, não tente explicar para alguém de fora da cidade a sucessão que se estabeleceu para disputa da Prefeitura de Rio Fortuna. Mas, se quiser tentar, diga que o atual vice-prefeito é candidato à reeleição ao mesmo cargo, tendo como candidato à majoritária o ex-prefeito, que até junho era secretário de Saúde e, na gestão passada, era o prefeito. Mas, não esqueça de mencionar que o atual prefeito, que era secretário de Saúde na gestão passada, também concorre. Vai disputar a reeleição coligado com o partido que foi prefeito em outra Administração e era, até agora, sua ferrenha oposição. Entendeu ou vai querer que desenhe?
Diferentes
Com 17.686 postulantes na disputa para vereador e outros 835 para prefeito no Estado, segundo o Divulgacand (Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais), do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), candidatos inusitados de Santa Catarina apostam em nomes “diferentões” para conquistar o cargo. Em Gravatal, por exemplo, tem o Bicoca, o Grosso e o Xerox, concorrendo a vereador. Em Grão-Pará, tem o Esquerdinha e o Chicletinho. Em Tubarão, tem o Boião do Povão; em Jaguaruna, o Sabiazinho dos Teclados; e, em Capivari de Baixo, o Tibica e o Tomate.
Políticos internacionais
Em pelo menos dois municípios, os candidatos são sósias de presidentes. Em Florianópolis, o PL aposta no “Milei de Floripa”, um sósia do atual presidente argentino. Na foto do candidato, até o “cabelão” e as costeletas, marcas registradas da estética de Milei, aparecem. Já em Lages, na Serra, o ex-presidente dos EUA, Nixon, aparece na corrida, também pelo PL. Mas, nesse caso, este é o verdadeiro nome do candidato, que se chama Nixon Airton de Oliveira.
Rápidas e Rasteiras
Notas do que acontece nos bastidores da informação. Whatsapp 48 3658 3737