Domingo, 14 de abril de 2024
Braço do Norte
25 °C
20 °C
Fechar [x]
Braço do Norte
25 °C
20 °C

COLUNISTAS

O peso da opinião alheia

11/08/2023 06h53 | Atualizada em 11/08/2023 06h54 | Por: Thayni Librelato

As lições de Thayni Librelato para ser protagonista de sua jornada e escolher a felicidade e o sucesso como opção de vida

Já parou para pensar que a felicidade e o sucesso podem ser escolhas na vida? Neste artigo, você encontrará o caminho para o sucesso e a felicidade com 37 dicas para uma vida plena.

Antes de descobrir o caminho da felicidade e do sucesso, é importante ressaltar algo essencial. O principal mal do século, responsável por causar muita ansiedade, depressão, suicídio, tristeza e vícios, é a “comparação”. Comparar-se com os outros nos afasta do nosso próprio caminho, minando nossa autoestima e felicidade. Perdemos nossa autenticidade e foco no que realmente importa ao nos medirmos pelos padrões alheios. A felicidade e o sucesso são conquistas pessoais, mas a comparação é algo que devemos evitar a todo custo. Para alcançar a tão sonhada felicidade e sucesso, o primeiro passo é buscar o verdadeiro sentido da nossa vida, o nosso propósito. Valorizar nossas conquistas individuais, sem buscar validação externa, é fundamental. Portanto, livre-se da comparação e das opiniões alheias e encontre a verdadeira satisfação em ser você mesmo. Esse é o primeiro segredo para uma vida plena. Jamais compare os bastidores de sua vida com o palco alheio. No palco, vislumbramos apenas o sucesso, sem perceber as renúncias, as noites não dormidas, o trabalho duro, a autocrítica, persistência, sacrifício, disciplina, rejeição, falhas, as críticas e as lágrimas que foram necessárias para alcançá-lo.

A maioria das pessoas sonha em ser feliz e ter sucesso, pois esses anseios estão profundamente ligados à realização pessoal e ao bem-estar. A felicidade traz uma sensação de contentamento e satisfação, enquanto o sucesso proporciona reconhecimento e autorrealização. Ambos os objetivos são socialmente valorizados e podem melhorar a autoestima e a qualidade de vida. Além disso, a busca pela felicidade e sucesso impulsiona o crescimento pessoal e profissional, permitindo que as pessoas alcancem seu potencial máximo. Você sabia que a maioria das pessoas  no mundo buscam a felicidade e o sucesso como meta de vida? Porém, é notável o quanto as pessoas temem expressar o desejo de sucesso. O medo da rejeição ou da inveja alheia pode levar à supressão desses desejos. Além disso, alguns podem associar a busca pelo sucesso com arrogância ou falta de humildade. Também há o receio de não alcançar os objetivos desejados, levando à insegurança. No entanto, é importante superar esses medos, pois desejar o sucesso não é negativo e pode ser uma motivação saudável para o crescimento pessoal e profissional.

Seguem, abaixo, dicas simples, que vocês podem usar no dia a dia para alcançar a tão almejada FELICIDADE:

1. Busque os valores como guias: sabe os ensinamentos que você aprendeu em sua vida? Use eles como seus conselheiros. Ninguém consegue ser feliz agindo contra seus valores e princípios. 
2. Faça suas escolhas com confiança, sem depender da aprovação dos outros. Lembre-se de que o mesmo motivo que atrai o amor também pode gerar ódio. 
3. Recomece todos os dias: Não se autossabote, nunca é tarde para buscar a felicidade e o sucesso. A hora é agora!
4. Encontre significado nas escolhas: O valor não está nos julgamentos externos, mas no que levamos para cada relação e decisão que tomamos.
5. Cuide de si mesmo e dos outros. Nós somos a média das cinco pessoas com as quais mais convivemos. Como está a sua média? Para fazer a conta é fácil: dê nota para as 5 pessoas com a qual você mais se relaciona e a média delas será a sua “nota”. 
6. Confie nos frutos que você plantou e seja paciente com suas escolhas. Tudo tem seu tempo. 
7. Ame a si mesmo, seja grato e pense positivo.
8. Sorria mais e abandone as desculpas.
9. Seja a cada dia 1% melhor e pratique a gratidão e as ações sociais.
10. Surpreenda-se, visite e conecte-se com quem não vê há tempos.
11. Dê sempre o seu melhor, em tudo que você fizer.
12. Seja gentil. Gentileza gera gentileza. 
13. Tenha ética e ressignifique os problemas, fazendo o que é certo.
14. Escute muita música e caminhe em meio à natureza
15. Existem 3 expressões mágicas em nossa vida: “Bom dia”, “por favor” e “obrigada”. Use-as!
16. Viva uma vida real: like não é afeto, seguir de volta não é amizade e rede social não é vida real. 
17. Faça exercícios físicos, beba muita água, durma de 6 a 8 horas por dia e cuide dos seus pensamentos. 
18. Vigie seus pensamentos. 

 

Já para a busca pelo SUCESSO:

1. Invista em você: estude muito e desenvolva seu autoconhecimento.
2. Aprecie a diversidade da vida e das experiências.
3. Cerque-se de pessoas mais inteligentes que você. 
4. Desenvolva o hábito da leitura.
5. Valorize-se.
6. Construa relacionamentos sólidos e invista em 
net-working.
7. Acredite em si mesmo e enfrente seus medos.
8. Ouça mais e fale menos.
9. Mantenha-se em constante aprendizado e respeite seu tempo.
10. Priorize a saúde física e mental.
11. Persista sem julgar os outros.
12. Pare de responder qualquer pessoa que te incomodar.
13. Faça um planejamento semanal e defina metas mensais e anuais na vida pessoal e profissional. 
14. Tenha um propósito na vida.
15. Pense grande, busque inspirações.
16. Controle suas emoções e defina suas prioridades.
17. Comemore todas as conquistas, até as menores.
18. Disciplina é muito melhor que motivação: faça porque tem que fazer. 
19. Faça mais do que é pago para fazer. Nada é mais poderoso do que isso para você crescer profissionalmente.

A pessoa que você se tornará no futuro depende de suas atitudes no presente. O que você lê, come, assiste na TV, escuta na rádio, as novas habilidades que você aprende, como você lida com as emoções, quem você aceita na sua vida. O que você faz hoje, constrói quem você será amanhã. 

Lembre-se de que o sucesso e a felicidade dependem das escolhas que fazemos e das atitudes que tomamos. Organize-se internamente e seja a mudança que deseja ver no mundo. E lembre-se sempre: você nunca vai se arrepender de ter viajado, estudado, se exercitado, ter disciplina, cuidar de você, investir em você, se alimentar bem, parar de reclamar, dar o melhor de si e escolher o que te faz feliz!

Romantize sua vida! Tire fotos bonitas, aprecie o pôr do sol, olhe para a lua, se presenteie, use sua roupa favorita. Veja a vida com os olhos de um turista, que enxerga beleza onde a maioria vê rotina. Nada pode derrotar alguém que é grato pelo que tem, gosta do que faz e trabalha para conseguir o que quer. Seja feliz com o que você tem, mas sempre trabalhe pelo que você quer. Ame sua história! Você é incrível por causa dela.





 

Amor ou trabalho em primeiro plano?

09/06/2023 09h44 | Atualizada em 09/06/2023 09h44 | Por: Thayni Librelato

Como conciliar vida amorosa com ascensão profissional e não deixar que o estresse e a pressão do trabalho interfiram no seu relacionamento

Todo ser humano busca, em grande medida, por duas coisas na vida: a primeira é ser feliz; e a segunda, ser bem-sucedido. E o que você lê, assiste, pensa, faz, fala, experimenta, vive, decide, escolhe, pratica, estuda, ensina, educa, alimenta, veste, traduz a sua vida e diz muito sobre quem é você ou será em um futuro próximo ou distante. E como tornar a felicidade e o sucesso um hábito e não deixar a pressão do trabalho interferir no seu relacionamento?

É, a vida real não é fácil! Longas horas no trabalho, viagens, estresse e problemas do trabalho. A falta de tempo de qualidade juntos pode causar tensão e distanciamento. Como conciliar uma rotina de trabalho com uma relação amorosa, é uma tarefa muitas vezes complicada, não é mesmo? E quando mal administrada, pode gerar uma crise entre o casal e também afetar no desempenho nas atividades no emprego. Portanto, trago aqui oito dicas para que você possa encontrar o equilíbrio entre sua carreira e seu casamento. 

1º Seja sincero com o seu parceiro: o silêncio é usado como mecanismo de defesa, entretanto, para manter um bom relacionamento é preciso compartilhar honestamente suas emoções. “Tenho um problema, preciso de ajuda!”, seu companheiro será seu apoio. 2º Separe momentos de trabalho e descanso: não significa que você não pode falar de trabalho em casa, mas não se permita trabalhar dia e noite, estando em casa. Descansar, conversar, momentos em família, tudo isso deixa a rotina mais leve. 3º Definir limites e estabelecer prioridades: É fácil se deixar levar pelo trabalho e deixar que ele domine todo o nosso tempo e energia. No entanto, é fundamental definir limites claros entre a vida profissional e pessoal. Estabelecer horários específicos para o trabalho e momentos de qualidade para o relacionamento é essencial. Ao fazer isso, é possível reservar tempo para atividades compartilhadas, passeios ou simplesmente para relaxar e desfrutar da companhia um do outro

4º Surpreenda e saia da rotina: Romantismo nunca sai de moda, é bom relembrar histórias marcantes de casal, dar presentes fora de época, colocar uma música, o que vale é a surpresa, seja um simples bilhete no bolso da calça ou da mochila. 5º Crie momentos de qualidade: Embora a rotina possa dificultar a criação de momentos especiais, é fundamental encontrar maneiras de cultivar a conexão emocional com o parceiro. Reserve um tempo para jantares românticos, saídas para o cinema, viagens curtas ou qualquer outra atividade que traga alegria e fortaleça o vínculo entre vocês. Esses momentos de qualidade são uma oportunidade para relaxar, compartilhar experiências e criar memórias positivas juntos. 6º Fique atento à saúde: Muitas vezes o stress e a rotina intensa afetam a saúde do seu parceiro, não deixe de ter esse cuidado tão importante e alertá-lo.

7º Praticar o autocuidado: Cuidar de si mesmo é uma parte crucial para lidar com o estresse e a pressão do trabalho. Quando estamos exaustos ou sobrecarregados, isso afeta não apenas nossa saúde, mas também nossa capacidade de manter relacionamentos saudáveis. É importante reservar um tempo para atividades de lazer, exercícios físicos, hobbies e momentos de relaxamento. Ao priorizar o autocuidado, descarregamos nossas energias e lidamos de maneira mais eficaz com o estresse, evitando que ele afete nosso relacionamento.

8º Valorize o amor: O amor é um aspecto essencial em nossas vidas. Todos nós buscamos amar e ser amados, mas nem sempre expressamos ou recebemos amor da maneira que desejamos. Diga sempre que ama seu parceiro e demonstre e relembre da importância dele em sua vida. No livro, “As 5 Linguagens do Amor”, de Gary Chapman, uma ótima opção de leitura para você. Chapman nos lembra que, descobrir a linguagem do amor de cada pessoa em um relacionamento é um exercício de empatia, paciência e comunicação aberta e a chave do sucesso de um relacionamento feliz e duradouro. E ao aprendermos a falar a linguagem do amor do parceiro, podemos criar ou salvar relacionamentos. As cinco linguagens do amor são: a) Palavras de Afirmação: Algumas pessoas sentiram-se amadas ao ouvirem palavras de encorajamento, elogios e palavras bondosas. Para elas, as palavras têm um poder incrível e podem elevar seu espírito. Um simples “eu te amo” ou um elogio sincero pode fazer toda a diferença. b) Tempo de Qualidade: Para outros, estar presente e dedicar tempo e atenção exclusiva é fundamental. Nessa linguagem do amor, a qualidade é mais importante do que a quantidade. É preciso estar genuinamente presente, ouvindo e se envolvendo nas atividades compartilhadas, para que essas pessoas se sintam verdadeiramente amadas. c) Presentes: Há pessoas cuja principal linguagem do amor é receber e dar presentes emocionantes. Não se trata apenas de valor material, mas sim da demonstração de pensamento e consideração. Um presente bem escolhido pode transmitir uma mensagem profunda de amor e cuidado. d) Atos de serviço: Para algumas pessoas, ações falam mais alto do que palavras. Pequenos gestos de gentileza e ajuda são a linguagem do amor que elas mais valorizam. Pode ser desde preparar uma refeição especial até realizar tarefas domésticas. Essas expressões de cuidado e dedicação são extremamente expressivas para elas. e) Toque físico: Por fim, o toque físico é uma linguagem poderosa do amor. Abraços, beijos, carícias e contato físico são formas de expressão que transmitem amor, carinho e segurança para algumas pessoas. O toque é uma linguagem primordial e pode fortalecer os vínculos emocionais entre os parceiros.

É crucial compreender que as linguagens do amor podem variar entre os parceiros e, sendo necessário conhece-las para estabelecer uma melhor conexão, oferecendo o amor necessário ao parceiro e aprendendo como receber amor em troca. Nesse mundo atual, é essencial encontrar um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal para preservar e fortalecer esses laços afetivos. Portanto, celebre o amor em todas as suas formas: amor romântico, familiar, pelos animais e, especialmente, o amor próprio. Ele sempre será uma força poderosa que nos conecta e enriquece como seres humanos. A vida está nos detalhes, e a solução está em nós, não nos outros. Crie a vida que você merece ao lado de seu companheiro (a) e ajude os outros a fazerem o mesmo. Lembre-se sempre: ninguém é feliz por acaso.



 

Folha do Vale

Rua Manoel Jorge Neves, 470, Bairro Tiradentes, Gravatal, CEP: 88.735-000 - Santa Catarina.

Telefone: 48 3658-7373.

Folha do Vale © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!