Os defensores do prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, agora com prisão revogada, publicaram nota dizendo que “após os trâmites burocráticos para cumprimento da decisão, oportunamente, todos os órgãos de informação serão atendidos em seus pedidos de entrevista, individual ou coletivamente, aos quais agradece desde logo”. Pelo jeito, Ponticelli tem muito o que falar e contar.
Independente
O PSD de SC enviou nota assinada por seu presidente, Eron Giordani, dizendo que o partido segue com atuação independente em relação ao governo estadual e que a decisão do deputado federal Ricardo Guidi, de aceitar o convite do governador Jorginho Mello, e assumir a Secretaria do Meio Ambiente, “é pessoal, sem indicação ou qualquer outra articulação do partido”. Acrescenta que o PSD seguirá “defendendo os interesses dos catarinenses na Assembleia Legislativa e na Câmara de Deputados e que trabalha por temas importantes, como a desburocratização do Estado e a diminuição de impostos”.
Investimento
Lauro Jardim, o sempre bem informado e isento colunista de “O Globo”, registrou que em SC, quarto Estado mais bolsonarista, Lula investirá, de uma vez, mais que Bolsonaro em três anos. O Estado irá receber R$ 1,3 bilhão do Governo Federal, por meio do Ministério dos Transportes, para obras em rodovias neste ano. O valor supera o total de recursos destinados por Jair Bolsonaro nos últimos três anos ao Estado.
Mercado Imobiliário
Braço do Norte recebe em 3 de agosto no auditório do Sicoob o Congresso SIMM Regional 2023, o maior encontro do sul para o mercado imobiliário, com a presença de Marcos Araújo, escritor do best-seller Meu Imóvel Meu Mundo, André Battu, mentor do mercado imobiliário e Jonas Venturini, doutor em Administração. Além deles, diversos painéis com profissionais da construção civil regional. Ingressos pelo WhatApp e fone (51) 98209 4403.
Equoterapia
Os parlamentares aprovaram em plenário, no fim de junho, o PL 0005/2023, de autoria do deputado estadual Júlio Garcia (PSD), que regulamenta em SC a prática da equoterapia, método de comprovada eficácia em reabilitação, que utiliza o cavalo em abordagem interdisciplinar e multidisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação voltada ao desenvolvimento biopsicossocial da pessoa com deficiência.
Deletada
O governo estadual, conforme foi publicado em seu portal, estava para anunciar investimento de R$ 1 bilhão em Laguna, com previsão de geração de 1.500 empregos diretos. Mas parece que a velha sina contra tudo que leve progresso à cidade histórica compareceu mais uma vez. A informação sumiu do portal, misteriosamente.
Crime no campo
O ainda desconhecido Centro de Apoio Operacional de Combate aos Crimes contra o Agronegócio (Caoagro), órgão da Polícia Civil de SC criado no ano passado, contabiliza, até o momento, 826 boletins de ocorrência de crimes contra o agronegócio. A maioria no Oeste e no Planalto Serrano. Do total, 36% das infrações são lideradas pelo furto de gado (abigeato).
Navios
Enquanto dois portos privados de SC – Navegantes e Itapoá – batem seguidos recordes de movimentação, outros dois, estatais, por incrível que pareça, estão mal. No de Laguna, que funciona como um terminal pesqueiro, todos os meses o Estado envia recursos para cobrir as despesas. O de Itajaí está parado há mais de um mês porque a empresa responsável por operar os dois principais berços de atracação de navios encerrou as atividades.
Raul Sartori
Jornalista