Assim como aconteceu em Orleans, na eleição municipal de 2020, quando dois delegados da cidade disputaram a eleição para prefeito - o então prefeito Jorge Koch disputou a reeleição com o delegado Ulisses Gabriel, hoje diretor geral da Polícia Civil - Gravatal pode ter a disputa entre dois farmacêuticos. O prefeito Clei Rodrigues, que não esconde a vontade de prosseguir na Administração Municipal, pode ter como candidato da oposição o também farmacêutico Valmor Mendes Calegari, o “Noi”, que vem sendo cada vez mais cotado ao cargo.
Entre Tops
Valmor Mendes Calegari recebeu, em 1º de setembro, o troféu Top de Mídia, em Tubarão. Foi o farmacêutico mais lembrado de Gravatal na pesquisa realizada entre julho e agosto. Sua farmácia também é a de maior destaque no município. Porém, não foi só de prêmio e farmácia o assunto da noite. “Noi”, como é conhecido, falou de política com Douglas Honorato, o “Berola”, destaque como vereador na pesquisa e com o secretário municipal mais lembrado, Thiago Deodato, que, por mais um ano, é a personalidade no Turismo de Gravatal. Há quem diga que nesta foto podem estar o futuro prefeito, seu vice e o novo presidente da Câmara.
Semana Farroupilha 1
Mantendo a cultura de acolher bem e com ênfase ao público gaúcho, o Hotel Termas intensifica, a partir desta quarta-feira, 13, até 20 de setembro, as comemorações da Semana Farroupilha. Durante este período, além de sua programação normal, apresentará bailes gauchescos, costela de fogo de chão, hora do chimarrão, danças típicas e muito mais! No sábado, dia 16 de setembro, o ponto alto será o show tradicionalista com Teixeirinha Filho & Neto.
Semana Farroupilha 2
A comemoração não acontece apenas em Gravatal, em dezenas de municípios de Santa Catarina há eventos alusivos à Revolução Farroupilha, também chamada de Guerra dos Farrapos (1835 – 1845), que eclodiu no Rio Grande do Sul e configurou-se na mais longa revolta brasileira. Louve-se isso, mas porque não, nas escolas catarinenses, pelo menos, se rememora a Guerra do Contestado, notável conflito ocorrido na fronteira de nosso Estado e o Paraná, de 1912 e 1914, envolvendo a disputa de terras ricas em erva-mate e por onde seria construída a estrada de ferro ligando São Paulo ao Rio Grande do Sul. São fatos que, devidamente cultuados, fazem a identidade de um povo.
Passarelas
A construção de passarelas na ponte Osvaldo Westphal, que liga o Centro ao bairro União, voltou à discussão na Câmara de Vereadores de Braço do Norte. O pedido, nessa oportunidade, é da vereadora Arlete Ramos (PP). Mais do que ligar dois bairros, a ponte faz parte da rodovia estadual SC-370, que dá acesso à Serra do Corvo Branco, com movimentação intensa de veículos, motociclistas, ciclistas e pedestres que precisam dividir, constantemente, o mesmo espaço.
Boa sorte
Até dia 18, o morador de São Ludgero pode apontar os nomes de destaque em sua cidade em 2023 na votação do Top de Mídia. A partir desta sexta-feira, 15, até 25 de setembro, será a vez de Rio Fortuna e Santa Rosa de Lima. Depois, de 20 a 30, será a oportunidade dos moradores de Grão-Pará. A grande novidade nesta pesquisa é o sorteio de R$ 1.000,00 para quem votar em mais de 80% das perguntas em sua cidade.
Escolas Militares
Enquanto Lula e o Ministério da Educação bombardeiam as escolas militares, em Santa Catarina se valoriza o modelo. O governador Jorginho Mello autorizou os procedimentos para instalar uma em Jaraguá do Sul. Curiosamente, o município tem os menores índices de violência no Brasil. Atualmente, o Estado tem cinco unidades no modelo funcionando, uma pertinho, em Laguna.
Uniformes
Enquanto presidente interino, Geraldo Alckmin vetou Projeto de Lei que obrigaria Estados e Municípios a fornecer uniforme escolar na educação básica de escolas das redes estadual e municipal. Um governo que nega às suas crianças o uniforme escolar está treinado, lá na frente, para gastar com uniformes nos presídios.
Tiro ao alvo
O deputado Sargento Lima (PL) apresentou, na Assembleia Legislativa, Projeto de Lei para declarar o tiro ao alvo um patrimônio cultural imaterial de Santa Catarina. Mas que avise Brasília, para evitar confusão. Alguém de lá pode pensar que eles são o alvo. O tiro ao alvo é uma tradição que chegou ao estado ainda no século 19, com os imigrantes europeus.
Revogaço
O jovem deputado estadual Matheus Cadorin (Novo) abraçou mais uma bandeira: projeto seu propõe um “revogaço” de leis estaduais consideradas inócuas. São umas 100, diz ele, que só atrapalham o empreendedor que gera emprego e renda, burocratizando e elevando os custos. Duas são exemplares de sua completa inutilidade: uma define a qualidade do papel dos comprovantes dos caixas eletrônicos; outra proíbe o uso de termômetro com mercúrio na rede hospitalar e farmacêutica.
Abandono
A decisão do Supremo Tribunal Federal, de proibir a remoção forçada de pessoas em situação de rua, não poderia ser pior para os próprios. Quem vai querer ajuda-los se não querem um tratamento melhor do que o que recebem nas calçadas e marquises?
Tilápia
Com ótimo público, São Ludgero realizou, por meio da Associação de Piscicultores, no domingo, 10 de setembro, a 11ª edição da Tilápia Fest. A associação, formada por 16 produtores, produziu 900 toneladas de tilápia em São Ludgero no ano de 2022. A expectativa é aumentar em 50% a produção nos próximos cinco anos. Com a utilização da tecnologia e aprimoramento da produção, somando a incentivos e parcerias públicas, a produção de tilápia em São Ludgero poderá ultrapassar, em pouco tempo, a marca de 1.000 toneladas ainda este ano.
De tudo um pouco
Jornalista, escritor e risoterapeuta. Criador da técnica RYT - Gestão do Humor. Mistura de palavras em uma salada de informações.