Sábado, 07 de setembro de 2024
Braço do Norte
32 °C
12 °C
Fechar [x]
Braço do Norte
32 °C
12 °C

COLUNISTAS

Winemaker Miolo

02/01/2024 17h04 | Atualizada em 02/07/2024 17h05 | Por: Cláudia Borba

   Você já ouviu falar na Winemaker do Grupo Miolo?
   Desde 2008, a Miolo Wine Group vem formando Winemarkers, através de um programa de imersão ao mundo do vinho. Esse programa é similar a outros já existentes na Califórnia e Borgonha. Essa experiência única na América Latina oferece aos enófilos de todo o Brasil a oportunidade de desenvolver o próprio vinho, vivendo momentos completamente incríveis. 
As aulas são divididas em 4 encontros presenciais, que acontecem no período de um ano e meio, englobando todas as fases envolvidas na elaboração do vinho, que vai da poda até rotulação e engarrafamento. Todo o programa é acompanhado do enólogo da família, Adriano Miolo, e de toda a equipe da vinícola. 


   Ao final, os participantes têm direito a 60 garrafas do vinho produzido, com um rótulo totalmente personalizado. Cada apreciador escolhe o nome e identidade do seu vinho, agregando uma personalidade única, um marco totalmente seu. Isso que eu chamo de entrar ao mundo do vinho em grande estilo!
 

Nunca é só um vinho!

   Você já ouviu essa expressão? Então... Nunca é somente uma garrafa de vinho. Por trás de uma garrafa, geralmente, há um motivo. Uma comemoração, um dia bom (ou não), um momento de relaxamento, uma homenagem, uma história. O vinho une, reúne e aproxima as pessoas em experiências, momentos e emoções. E é com essa certeza de que o vinho é algo muito especial, que quero compartilhar com vocês uma história transformada, ou melhor, engarrafada e eternizada em uma garrafa de vinho!


   Sábado à noite, como de costume, eu e meu namorado Fernando abrimos uma garrafa de vinho. Na ocasião, a tarefa de selecionar o mais indicado foi dada a mim, que busquei, em meio a alguns rótulos, por um vinho tinto de acordo com a ocasião e cardápio. Durante a escolha, foi então que tive uma grande surpresa, me deparei com um Merlot safra 2011, da Serra Gaúcha, com nome “Aloísio”, e um espumante Brut “Therese”. A partir de então, passo a conhecer uma história que vai além das taças.
 

 Afinal, quem são Aloísio e Tereza?
   Aloísio Schlickmann, filho de agricultores, viveu sua infância na comunidade de Bom Retiro, São Ludgero. O menino brincalhão e esperto, mais tarde, se transformaria em um visionário que mudou a economia e a história de São Ludgero. Ele se tornou o fundador do Grupo Copobrás, um dos maiores fabricantes de embalagens plásticas do Brasil. 
Casado com Teresinha Isabel Kunz, teve uma linda família composta por 13 filhos. Teresinha dedicou a sua vida na criação dos filhos e cuidados com a família. Já Aloísio, mesmo envolvido com as atividades profissionais, sempre tirava um tempo para estar com a família. Foram casados por quase 60 anos e juntos construíram um grande império.

    Após a morte de Aloísio Schlickman, em janeiro de 2019, seu filho Marcelo Sclickmann, para demonstrar seu reconhecimento e homenagear seu pai Aloísio, que, assim como ele, sempre apreciou um bom vinho, ingressou no programa Winemaker, do Grupo Miolo, no Rio Grande do Sul, que oportuniza aos enófilos vivenciar todo o processo da produção do vinho, da poda ao engarrafamento e rotulagem.


   O vinho que leva o nome Aloísio foi definido por consenso da turma, tendo a predominância da Uva Merlot. É um vinho pronto para o consumo, com boa estrutura, e que pode ainda se beneficiar do envelhecimento em garrafa, ótimo acompanhamento para carnes vermelhas.
“O nome deste vinho ‘Aloísio’ é um brinde que oferecemos ao nosso pai. Nos seus últimos 20 anos, aprendeu apreciar a bebida, tornando-a casual no seu almoço e nos encontros de família”, descreve Marcelo. Segundo os filhos, Aloísio manifestava características de um bom vinho. Seus sonhos tinham cor, suas palavras sabor e suas atitudes equilíbrio. Sua vida foi uma lição de persistência, tal qual como o vinho que, depois de tomado, deixa a sensação da presença. 


   Já a mãe Teresinha, também homenageada, emprestou o nome a um espumante brut Therese Cuve Tradition, produzido também por Marcelo no final de 2013. Em seu rótulo, as características da mãe, que às vezes Brut, atrás DEMI-SEC, mas sempre doce. Com a essência do espumante, gestou e criou seus filhos para serem grandes homens e mulheres. Ao fim do curso, Marcelo recebeu 60 garrafas do vinho produzido, que se tornou um significado do amor e do respeito aos pais. O vinho é degustado em ocasiões especiais e distribuído para amigos e familiares próximos.


   Essa homenagem, entre outras histórias, está relatada no livro Aloísio Schlickmann: o visionário que mudou a economia e a história de São Ludgero, escrito em 2014 pelo jornalista Fernando Freitas. Após escrever a história deste empresário, Fernando foi presenteado pela família de Aloísio Schlickman com os vinhos em agradecimento ao lindo trabalho produzido.  
 

Vamos harmonizar:

Lasanha à Bolonhesa 

    De origem na Bolonha, na Itália, a lasanha à bolonhesa é um prato clássico, fácil de preparar e que conquistou o mundo. Este prato é uma verdadeira celebração de sabores, com camadas intercaladas de massa, molho de carne moída e queijo derretido, resultando em uma combinação deliciosa e irresistível! 
Com ingredientes simples, como carne moída, molho de tomate, queijo, presunto e massa para lasanha, esta receita é uma opção prática e deliciosa para reunir a família ao redor da mesa. Com um toque caseiro e muito sabor, este prato é uma escolha certeira para os amantes de massas e refeições reconfortantes. 


   E para acompanhar esse prato, o vinho Merlot é uma combinação clássica e deliciosa. O sabor rico e encorpado da lasanha, com sua carne moída, molho de tomate e queijo derretido, contrasta bem com a suavidade e os taninos moderados do vinho Merlot. A dica é escolher um Merlot mais frutado e com boa acidez para equilibrar as camadas de sabor da lasanha.     Experimente essa combinação e desfrute de um verdadeiro banquete para o paladar. 

Eventos:

Sunset Casa Del Nonno - 6 de julho, das 16h às 20h30min
3ª Corrida do Vinho - 13 de julho, às 16h30min, em Urussanga
Wine Day GARE DU VIN - 20 de julho, em Florianópolis

Folha do Vale

Rua Manoel Jorge Neves, 470, Bairro Tiradentes, Gravatal, CEP: 88.735-000 - Santa Catarina.

Telefone: 48 3658-7373.

Folha do Vale © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!