Sábado, 21 de dezembro de 2024
Braço do Norte
30 °C
18 °C
Fechar [x]
Braço do Norte
30 °C
18 °C

COLUNISTAS

Você sabe qual a influência da altitude no vinho?

17/02/2024 10h00 | Atualizada em 16/02/2024 11h15 | Por: Cláudia Borba

As videiras cultivadas em maior altitude sofrem um fator diferencial chamado amplitude térmica. Ou seja, a diferença entre a temperatura do dia e da noite. Em locais mais altos, o solo recebe muito mais luz e calor. Durante a noite, a temperatura pode cair drasticamente. Diante destas condições, as uvas sofrem engrossamento da casca, onde ganham mais cor, mais taninos e muito mais intensidade aromática. Isto se reflete no produto final, o vinho. Para termos uma ideia, a cada 100 metros de elevação, a temperatura cai entre 0,5 e 1 grau. Portanto, quanto mais alta a localização do vinhedo, mais influência da amplitude térmica ele receberá. Vale destacar que acidez do vinho, elemento que causa a salivação e o frescor em boca, se sobressai mediante a altitude, uma vez que as temperaturas noturnas, mais frescas, permitem que os açúcares se concentrem e os ácidos se desenvolvam.

Em Santa Catarina

Mas não precisamos ir tão longe para degustar um delicioso vinho de altitude. Após anos de investimentos e pesquisas, Santa Catarina conquistou um espaço merecido na produção de vinhos finos de qualidade. Aqui, o ambiente perfeito, uvas selecionadas e vinhedos localizados entre 900 e 1.400 metros acima do nível do mar, garantem um alto padrão de produção. O Vale do Contestado e a Serra são as duas grandes regiões produtoras, onde o clima frio permite que as variedades de uva amadureçam de forma lenta e completa. As excelentes condições geográficas, aliadas ao uso de modernas tecnologias e o trabalho de enólogos qualificados, resulta em espumantes brancos, rosados, tintos e vinhos doces naturais, com características intensas e marcantes, próprias dos terrenos de altitude, uma produção que levou Santa Catarina a ocupar um lugar de destaque na vitivinicultura nacional.

Salta

Um grande vinho de altitude extrema é o “Altura Máxima Malbec”, produzido pela Vinícola Comé, em Salta, no Norte da Argentina. Um dos vinhedos de maior altitude do mundo, com cerca de 3.111 metros acima do nível do mar, em um solo calcário e granito.

VAMOS HARMONIZAR?

Segundo o adágio popular, o ano só começa após o Carnaval! Assim, após período de férias e a passagem das festividades carnavalescas, quando a rotina volta à tona, muitas pessoas buscam por realizar mudanças em seus hábitos alimentares, incluindo a adoção de cardápios mais leves e saudáveis, mas nem por conta disso precisamos abrir mão de uma deliciosa taça de vinho. Basta escolher um vinho refrescante e que harmonize perfeitamente com refeições mais leves!

Filé de peixe ao molho

Leve e saboroso, peixes e legumes são ótimas opções para quem procura uma refeição mais equilibrada. Assim, como os outros tipos de carne, os peixes são ricos em proteínas de alto valor biológico, ferro de boa disponibilidade, zinco e vitamina B12. Uma vantagem adicional é o fato de eles terem baixo teor de gorduras saturadas e calorias.

O filé de peixe pode ser linguado, tilápia ou robalo. Ele deve ser misturado com suco de limão, sal, pimenta a gosto, azeite de oliva e ervas frescas. O peixe poderá ser grelhado ou frito e, para acompanhar, servido com arroz e legumes grelhados, como aspargos, abobrinha, tomate cereja. Por fim, regado com um fio de azeite e com algumas ervas frescas por cima. Essa refeição leve e saudável combina muito bem com um vinho Freixenet Sauvignon Blanc, devido aos seus aromas de frutas tropicais maduras e sutis notas cítricas. Sua acidez refrescante complementa de forma harmoniosa com o sabor do peixe e dos legumes. 

Espero que aproveite a sugestão! Mas lembre-se sempre de que essas são apenas sugestões e o mais importante é experimentar, se divertir e descobrir as combinações que mais agradam ao seu paladar.
 

EXPERIÊNCIA DO MÊS:

Um pedacinho da Itália no Brasil, Nova Veneza, está bem pertinho de nós, no Sul de Santa Catarina, cidade turística e acolhedora que respira a cultura e os costumes de seus colonizadores italianos. Rica em turismo rural e religioso, também é conhecida por realizar a Festa da Gastronomia Italiana e o Carnavale di Venezia. Em meio a tantas riquezas culturais, tive o privilegio de conhecer a Vinícola Borgo, abrigada em um acolhedor castelo em um tranquilo cenário. Lá, é possível apreciar com prazer os produtos Borgo, cuidadosamente elaborados. 

O castelo foi construído para homenagear as raízes italianas que trouxeram a tradição da produção de vinho e hoje recebe visitantes de todo o Brasil, onde compartilham seus produtos, histórias e tradição em um espaço deslumbrante repleto de antiguidades, que remetem ao início da colonização. A visitação acontece de forma gratuita e, além de explorar o interior do castelo, o visitante tem acesso a uma linda torre para apreciar a vista panorâmica.

Para a produção de seus vinhos, a Vinícola Borgo conta com parcerias de produtores locais do Sul de Santa Catarina e da Serra Gaúcha. Em destaque, provei o vinho Alicante. A uva Alicante geralmente é usada para produzir vinhos tintos encorpados. Ela é conhecida por sua cor intensa, aroma e acidez equilibrada e taninos marcantes, tendo ótima harmonização com pratos compostos de carnes vermelhas. Originária da região de Alicante, na Espanha, a uva Alicante se adaptou muito bem à região Sul do Brasil. Esta uva é um componente comum em cortes de vinhos tintos e algumas vezes são usadas para acrescentar cor e intensidade aos blends. Foi uma ótima experiência, que vale muita a pena inserir no roteiro de visita pela região.

Agenda:

3ª edição da Vindima 
Gramado (RS)

De 8 de fevereiro a 3 de março de 2024
Das 11h30 às 23 horas
Praça das Etnias e vinícolas participantes
Entrada gratuita

10ª Vindima de Altitude 
São Joaquim

Inicia em 1º de março e segue até 30 de abril 
Tour Vinícolas participantes
Uma experiência enogastronômica e cultura imperdível, onde 19 vinícolas se reúnem para mostrar seus melhores rótulos.

Vinho & Arte Festival
São Joaquim

De 1 a 3 e de 8 a 10 de março
Pavilhão principal do Parque Nacional da Maçã 
Sextas e sábados, das 18h às 23h 
Domingos, das 17h às 21h

 

O visitante adquire, na entrada, uma taça de cristal personalizada especial alusiva aos 10 anos, no valor de R$ 50,00. Os vinhos serão adquiridos diretamente nos estandes das vinícolas.
 

Folha do Vale

Rua Manoel Jorge Neves, 470, Bairro Tiradentes, Gravatal, CEP: 88.735-000 - Santa Catarina.

Folha do Vale © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!