Segunda-feira, 20 de maio de 2024
Braço do Norte
20 °C
10 °C
Fechar [x]
Braço do Norte
20 °C
10 °C

COLUNISTAS

Vindima

18/12/2023 08h03 | Atualizada em 18/12/2023 08h09 | Por: Cláudia Borba

Olá leitores, sou Cláudia Borba e, a partir desta edição na Folha do Vale, estarei mensalmente dividindo com vocês a minha paixão pelo vinho aqui e nas páginas da Revista Top de Mídia. Tenho 44 anos e o mundo dos vinhos me desperta curiosidade há alguns anos. Desde então, me tornei uma entusiasta dos encantos dessa bebida milenar, embarcando, assim, em uma jornada sensorial.

 

Quando o verão chega, a paisagem no Vale dos Vinhedos, aqui pertinho, se transforma. Belos cachos de uvas aparecem entre as folhas das videiras e o aroma doce da fruta invade o local. Por tradição, a vindima é uma época de celebração entre os homens do campo. A colheita das uvas é mais que uma habitual safra da fruta. O momento é de comemoração e homenagem aos imigrantes italianos que, com tanto esforço, criaram um legado, através do cultivo das vinhas e, posteriormente, a elaboração dos vinhos, antes originados apenas para o consumo de seus familiares e hoje sendo enviados para os mais distintos locais do planeta.

Vindima Goethe

Por isso, acontece de 13 a 28 de janeiro de 2024, em Orleans, a XVI Vindima Goethe. A colheita simbólica programada para a imprensa, autoridades e convidados será realizada em 10 de janeiro, na Vinícola Bianco, localizada na comunidade de Barracão. A celebração festiva acontece com apoio da Administração Pública em conjunto com as Secretarias de Agricultura, Turismo e Cultura e o Unibave. 

Surgimento

Com apoio do Sebrae e Epagri, o Vale da Uva Goethe foi a primeira Indicação de Procedência do Estado de Santa Catarina a obter o registro junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) em 2012. A área de produção localiza-se entre as encostas da Serra Geral e o litoral Sul Catarinense, compreende os municípios de Urussanga, Pedras Grandes, Morro da Fumaça, Cocal do Sul, Içara, Orleans, Treze de Maio, Nova Veneza e Içara. Os vinhos são elaborados com uvas da variedade Goethe, tradicionalmente cultivada na região desde o início do século XX.

Vamos Harmonizar?

O vinho é uma bebida versátil, que pode complementar uma variedade de pratos e criar um ambiente agradável durante a ceia de Natal. Além disso, o Natal é um momento de união e celebração, e o vinho pode ajudar a criar uma atmosfera de relaxamento e alegria. Nesse clima de festividade, deixo para você uma dica de vinho para harmonizar e deixar sua ceia ainda mais especial. 

Peru e chester

Peru e chester são clássicos da ceia de Natal, sendo a opção de muitas famílias para esse momento de celebração. Normalmente, são servidos assados, acompanhados de arroz, farofa e molhos adocicados, como o de laranja. Nessas ocasiões, podemos servir vinhos brancos ou rosés. Estes acompanham bem o chester, que é uma ave mais leve, de sabor similar ao frango. Já o peru, uma ave de sabor mais intenso, deve ser acompanhado de vinhos tintos de corpo leve e taninos suaves, como os elaborados com as uvas Pinot Noir e Gamay.

Aniversário

De 8 a 10 de dezembro, a Casa do Vinho Urubici, que é destaque como a maior representante dos Vinhos Finos de Altitude de todo o continente, completou dois anos de atendimento ao público. O “Império do Vinho”, como é chamado o local, está localizado na Avenida Adolfo Konder, no Centro da cidade, em um dos destinos de turismo mais buscados na Serra Catarinense. A Casa do Vinho veio para Urubici para ser mais uma excelente opção de visitação para os turistas, moradores e apreciadores de um bom vinho. Um espaço surpreendente e aconchegante, que contém todo o conforto para os clientes que desejam degustar um bom vinho.

Experiência do Mês

Com destino a Urubici, no último 10 de dezembro, subi a Serra do Corvo Branco, lugar esplêndido, com paisagens de tirar o folego, do pé da serra ao famoso “corte”, que recebe milhares de turistas de todo o Brasil durante todo o ano. Eles vêm à Serra Catarinense aproveitar a bela gastronomia, o povo acolhedor e o friozinho. Urubici desenvolveu muito o turismo nos últimos 10 anos. Se tornou um grande potencial e vem crescendo e se destacando. Na oportunidade, conheci a Casa do Vinho que, na data, comemorava dois anos de inauguração daquela filial. Tive o prazer de fazer degustação de vinhos maravilhosos.  Entre eles, o “Comendador”, marca tradicional, uma linha exclusiva da Casa do Vinho. Todos, verdadeiramente inesquecíveis, conquistaram minha admiração instantaneamente. Dentre os maravilhosos, me encantei com o espumante Amália Brut, esse da região de São Joaquim, ali mesmo da Serra Catarinense. Elaborado a partir de uva Sauvignon Blanc, o Amalia Brut possui aromas que revelam sutilezas florais e frutadas em meio às especiarias e amêndoas. Sua acidez marcante faz dele um espumante ótimo para ser degustado em épocas de calor. 

Amalia Brut

O espumante Amalia Brut harmoniza perfeitamente com queijos frescos, massas com molhos brancos, risotos e frutos do mar. Não é difícil se encantar com esse espumante. Eu provei e me encantei! E você, já tem os seus favoritos? Tem alguma sugestão especial? Quer conhecer e apender a fazer combinações incríveis? Aproveite para conferir mensalmente a coluna Abrindo a Garrafa e descobrir dicas valiosas para tornar suas degustações ainda mais memoráveis. Vamos explorar o mundo do vinho juntos!

Cláudia Borba

Abrindo a Garrafa

Cláudia Borba

Folha do Vale

Rua Manoel Jorge Neves, 470, Bairro Tiradentes, Gravatal, CEP: 88.735-000 - Santa Catarina.

Telefone: 48 3658-7373.

Folha do Vale © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!