Vocês sabiam que a cortiça, material usado para produção de rolhas para vinhos e espumantes, é derivada da camada externa de um tipo de carvalho chamado de “sobreiro”, muito comum no mediterrâneo e na Península Ibérica? A primeira camada é retirada quando o sobreiro atinge 20 anos e as próximas são de 9 em 9 anos, em média, e a árvore pode viver até 160 anos. A cortiça é leve, flutuante isotérmica, ótimo isolante acústico e altamente moldável, o que faz esse produto natural ser nada mais nada menos que sensacional. Ao longo da história, o homem vem usufruindo de todo o potencial da cortiça. No Egito Antigo, foi material para calçados por sua flexibilidade e maciez. Foi usada em paredes de casas e até como piso, protegendo seus habitantes e lhes dando conforto. Em 1688, o monge Beneditino Dom Perignon inventou o Champagne e, depois de 12 anos apenas, foi o primeiro a vedar a garrafa usando cortiça, substituindo as tampas de madeiras que eram bem menos eficazes. Até os dias de hoje, esse maravilhoso material é usado para guardar os vinhos com qualidade e excelência.
Experiência do mês
A cara da estação
Já estamos na primavera! Esta linda estação traz consigo a beleza das flores, temperaturas mais amenas, dias mais longos e mais claros, proporcionando uma atmosfera leve e vibrante. E para complementar melhor essa experiência primaveril, nada melhor que um bom vinho.
Uma ótima opção para a estação são os vinhos rosè, que têm como característica seu frescor e versatilidade, tornando-o uma excelente escolha para os dias mais quentes. Sua cor delicada, normalmente um tom entre o pêssego e o rosa claro, já evoca sensações de suavidade e leveza, perfeitamente alinhadas com o espírito da primavera.
Além disso, os vinhos rosè são refrescantes, com sabores que podem variar de frutados a florais, dependendo da uva e da região de produção. Uma das grandes vantagens é sua capacidade de harmonização com uma variedade de pratos típicos da estação, sendo uma ótima opção de bebida, que não só complementa a temporada com sua vivacidade e frescor, mas também enriquece a experiência.
Um Brinde ao Paris
O empreendimento Paris, desenvolvido pela ART Empreendimentos, é um edifício de alto padrão que está sendo edificado em Braço do Norte, concebido para oferecer uma experiência de vida luxuosa e confortável. Este projeto inovador, não apenas incorpora tecnologia de ponta em suas áreas comuns e apartamentos, mas também apresenta um exclusivo Wine Bar, destinado a ser um espaço de convivência requintado para seus moradores.
O Wine Bar, que foi apresentado em recente evento aos novos proprietários e amigos da ART, será um ambiente sofisticado, equipado com lareira e churrasqueira, ideal para receber amigos e familiares em momentos especiais. Em parceria com a renomada vinícola Thera, de São Joaquim, os moradores terão a oportunidade de adquirir vinhos diretamente do fornecedor, garantindo acesso a uma seleção premium. Além disso, receberão dicas de harmonização, enriquecendo ainda mais a experiência gastronômica e vínica. Para fechar, uma produção de vinho está sendo elaborada especialmente para marcar a entrega do empreendimento e cada morador receberá uma garrafa com o rótulo Paris.
Com sua proposta única, o empreendimento se destaca como uma verdadeira oportunidade de elevar o padrão de viver em Braço do Norte, combinando elegância, conforto e uma conexão especial com o mundo dos vinhos.
Eventos
02/11 - Cooking class by Chef Narbal Corrêa, na Vigna Mazon;
03/11 – Festival Enogastronomico - Vales da Uva Goethe & Litoral sul de SC, na Vigna Mazon;
09/11 - Sunset na Vinícola Casa Del Nono;
23/11 – Porchettiamo: mais que um Festival, uma declaração de amor, na Vigna Mazon.
Abrindo a Garrafa
Cláudia Borba