Casa Del Nonno muda de nome e celebra gerações com novos rótulos, mantendo viva a herança da uva Goethe em Urussanga
Sob as parreiras de Goethe, em um dia típico de outono, a Casa Del Nonno, de Urussanga, celebrou mais um importante momento de sua história. Além de festejar os 50 anos de tradição, dedicação e paixão pelo vinho, a vinícola mudou sua marca e, a partir de agora, passa a se chamar Vinícola Damian.
A novidade, comenta o administrador Matheus Damian, vem para celebrar e fortalecer ainda mais a história da empresa. “É mais um importante passo na nossa trajetória. A mudança reflete nossa visão de futuro, enquanto, ao mesmo tempo, lembra as raízes que nos trouxeram até aqui. É uma promessa de que continuaremos a transformar uva em vinho, honrando o legado dos nossos antepassados e inovando para as futuras gerações”, pontua ele.
Ainda durante o evento, foram lançados três novos rótulos, cada um representando uma geração da família: a grapa barricada, homenageando Renato Damian, o espumante extra brut Goethe, que lembra o fundador Hedi, e um vinho com cinco castas, de Matheus. “Cada um traz uma história e uma formulação exclusiva, celebrando a inovação, a busca pelo novo, a pesquisa que caminha lado a lado com a nossa vinícola”, comenta Matheus.
O evento também contou com atividades culturais, incluindo o tradicional Tombo da Polenta e apresentações de músicos locais, celebrando a herança italiana da região. Além disso, fortaleceu Urussanga como terra fértil para cultura e história, tendo no centro a uva Goethe, matéria-prima para vinhos e espumantes únicos, típicos e raros.
Entre os presentes esteve Haroldo Gianezini, que veio de Sinop, no estado do Mato Grosso, especialmente para o aniversário. “Conheci o vinho através do meu filho, que é professor em Criciúma, e me apaixonei. Vim a Urussanga várias vezes, e não deixo de passar por aqui”, diz ele, ao complementar: “é a primeira vez que participo de uma festa na vinícola e estou encantado pela organização e pela beleza. É uma honra, para mim, poder prestigiar um momento tão especial e testemunhar mais este marco na história da família”, expõe.
Sobre a Vinícola Damian
Fundada em 1975 por Hedi Damian, a Vinícola Damian sempre mostrou forte vocação para o Goethe, um símbolo da herança vinícola da região. Ao longo de décadas, expandiu a produção e inovou continuamente, aumentando a cartela de vinhos e introduzindo espumantes e frisantes; sempre mantendo o respeito pelas técnicas e sabores trazidos pelos imigrantes italianos.
Os primeiros rótulos, lançados no centenário de Urussanga em 1978, marcaram o início do reconhecimento pelos vinhos produzidos. Pouco tempo depois, a década de 1980 viu o surgimento de produtos os que são sucesso ainda hoje, como o rosé Bottiglia Rosata e o Peccato Bianco. O lançamento do primeiro espumante Goethe do mundo na década de 2000 consolidou ainda mais o nome da vinícola.
Em 2007, a chegada de Matheus Damian, representante da terceira geração da família, foi marcada pela criação da linha Damian e, sequentemente, dos microlotes experimentais, reafirmando o compromisso com a busca contínua pela excelência.
Agora, com a transformação da Casa Del Nonno em Vinícola Damian, uma nova fase se inicia, fortalecendo ainda mais a imagem da marca e destacando seu legado familiar.
Abrindo a Garrafa
Cláudia Borba