Estou adiantando um dia o lançamento da Coluna em função da rodada do 4º Torneio de Verão “Cidade das Águas”, que começou na última quinta, 15 e segue nesta quinta, 22 com dois jogos no Ginásio Valentim Kindermann, Gravatal, quando vão estrear as duas últimas equipes da competição, o Nacional/Vila, representante de São Martinho, que terá pela frente o Insanos BN e o RBN, de Braço do Norte, que terá pela frente o time sensação da rodada de abertura, a CME de Gravatal/Galo Doido.
Arte do impossível
No futsal, ou futebol, nada é impossível. A vitória da CME de Gravatal/Galo Doido sobre o Cairu/CME de Lauro Muller por 6 a 4 deixou o ginásio perplexo. Se houvesse bolsa de apostas neste campeonato, certamente a vitória da equipe do Cairu pagaria muito pouco aos acertadores. E olha que eu poderia ser um dos “loucos” a apostar na CME de Gravatal/Galo Doido. Explico porquê. Não conheço o comando técnico da Cairu e quando vi todas aquelas feras a disposição e do outro lado o Matheus Locks com poucos reservas, todos num nível parecido, me veio na cabeça: - Se o comandante do Cairu for da minutagem a todos, o que seria normal, vai perder o jogo. Enquanto um time fica aquecendo, o outro está fervendo, com sangue nos olhos. O coletivo da CME de Gravatal/Galo Doido foi fundamental, mas também sobressaíram a dupla Zeriguim/Gabriel Fraga.
Fala Matheus
O técnico da CME de Gravatal/Galo Doido não negou que também ficou surpreso com a vitória, até porque teve alguns desfalques. Exemplo, apesar da excelente partida do Yuri, o goleiro titular seria o Dener, no momento, se não o melhor do Vale, certamente está no andar de cima da prateleira. “O fundamental foi que a gente soube marcar, a gurizada correu pra caramba e aproveitamos as nossas chances”, resumiu o técnico.
Eficiente
Só vi o primeiro tempo do confronto entre Insanos BN 1 a 2 Amélia Uniformes/Armazém. Jogo bem equilibrado, o Insanos um elenco mais jovem, o Amélia Uniformes com peças mais experiente e acredito que com mais entrosamento. Placar normal.
Leticia San
Após o vice-campeonato por equipe conquistada pela Confederação Brasileira de Karatê em Lanarca, Chipre, a delegação Brasileira (foto) seguiu para mais um desafio internacional. Em Dubai, nos Emirados Árabe, entre os dias 21 e 24, está acontecendo mais uma etapa do Karatê 1 da Youth League, na cidade de Fujairah, evento que será disputado por 943 atletas de 83 países. Desejamos sucesso a braçonortense Letícia Cardoso e quem sabe retorne ao Brasil com mais uma medalha.
Semifinais em Armazém
No frigir dos ovos, nos dois jogos de ida das semifinais os placares não refletiram o que aconteceu em campo. O Palmeirinhas, derrotado em casa (0 a 1) não merecia ter saído derrotado e o Vila Nova/Ferroviário merecia ter vencido o São Domingos por um placar maior do que aconteceu (2 a 0). Olhando pelo lado do “copo meio cheio”, para o torcedor foi bom, pois mostraram que nada está definido. Não se surpreendam se no sábado, o Palmeirinhas e no domingo, o São Domingos, forem a decisão.
Lado verde
A missão do Palmeirinhas é bem mais complicada do que a da equipe da Comunidade de Santa Terezinha. Além de ter que fazer a diferença de dois gols, é bem provável que novamente não contará com o meia Andrei e a equipe perde muito sem ele. Além disso terá pela frente a melhor equipe, o São Francisco, única invicta na competição. O técnico Lucio Fileti está “p” da vida com o Andrei, pois poderiam ter feito a troca e só não fizeram porque garantiu que estava livre para o restante do campeonato. O meia não está vindo em função de um outro compromisso em Rio do Sul.
Lado canarinho
O São Domingos mostrou recentemente que tem condições de conseguir a vaga na decisão, pois recentemente, na última rodada da fase de classificação jogou em casa e venceu o Vila Nova/Ferroviário por 3 a 0, um gol a mais do que vai precisar para seguir a decisão. É verdade que naquele jogo o Ferrinho teve desfalques, mas quem garante que não terá no jogo da volta? O Urbano saiu de campo sentindo a lesão. E não é só isso, assim como não jogou bem naquela oportunidade, pode não jogar bem no próximo sábado. Futebol é arte do impossível.
Jogo de ida
O São Francisco não conseguiu jogar contra o Palmeirinhas e a vitória só foi conquistada em função de um gol casual e chances desperdiçadas pelo alviverde. Aí podem dizer: tinha muita água no campo e estava difícil de conduzir a bola. Verdade, mas estava ruim para os dois lados. O problema é que o time do técnico João Vieira não soube entender como deveria atuar. Vou citar o exemplo dos volantes: enquanto o Zequinha entendeu a situação do gramado e foi um dos melhores do Palmeirinhas, o Chuck, atleta de boa condução e distribuição de bola, atuou na frente dos zagueiros, numa parte do gramado onde só haviam poças e ficou o tempo inteiro apenas ajudando na parte defensiva.
Entendeu melhor
Teve um momento do primeiro tempo, quando só o Palmeirinhas pressionava, que o Dito chegou perto do seu técnico e disse para deixar o time atrás, cuidando para não tomar o gol de empate, pois no segundo tempo atacariam para o lado menos molhado do gramado. E ele estava certo, só que não foi o que aconteceu. Ao contrário, o Palmeirinhas jogou praticamente todo o primeiro tempo pelo lado bom do campo, o esquerdo de ataque, onde estava o Ronny e ele deu muito trabalho ao Leandrinho; no segundo tempo usou a ligação direta para botar a bola na área adversária o que na situação era o certo a ser feito.
Jogo de ida 2
A derrota do último domingo, foi o primeiro jogo que vi do São Domingos no campeonato. Como foi na fase de classificação a melhor defesa do campeonato, por estar atuando fora, esperava ver um time fechado, se perdesse, que fosse de pouco e quem sabe surpreender o adversário nos contra-ataques. Apesar do primeiro tempo ter sido equilibrado, as melhores chances foram do Vila Nova/Ferroviário. Basta ver as defesas que fizeram os goleiros; o Thiago Claudino trabalhou mais que o Ricardo. No segundo tempo o atacante/ala Xarope (foto) foi gigante e faltou os volantes Rafa Yuri e Elói entenderem a movimentação do jogador do Ferrinho, que voltava para o setor de armação e em vários momentos colocou o meia Dudu e o atacante Urbano na cara do gol.
Buscando conhecimento
O técnico das equipes femininas de competição da CME de Braço do Norte, Edenilson Hebert, junto com o preparador físico, Fabio Schlickmann, estiveram em Joinville no final de semana participando do Curso Intensivo Para Treinadores de Futsal. Ministraram os treinamentos os professores Herick Pereira, treinador do Sub-20 e auxiliar técnico do Krona/Futsal, Ricardinho, treinador do Magnus Futsal e Vanildo Neto, treinador do Sub-20 e auxiliar técnico do Atlântico Erechim e Seleção Brasileira de Futsal. O evento iniciou no sábado, 17 e terminou no domingo, 18. De volta para casa, na terça-feira a dupla já estava no ginásio repassando as atletas um pouco do que aprenderam no curso.
Competições Adesc
O coordenador de competições do Instituto Adesc, Rafael Vanz Borges, enviou convite aos dirigentes de municípios e equipes para tratar dos campeonatos de 2024. A reunião acontece no dia 6 de março, portanto com um bom prazo para que os interessados possam se organizar. Na pauta os campeonatos de futsal das categorias Sub-7, 9, 11, 13 e 15, também o Livre e 40tão, todos no naipe masculino. A bola vai rolar no mês de abril.
Municipal de SL
Já foi divulgada a tabela completa do 37º Campeonato Municipal de Futebol de Campo 2024 de São Ludgero, que terá em disputa a Taça Benício Warmeling. Um trabalho bem feito pelo Diretor de Esportes da CME local, Edmilson Mores, pois já veio com datas e horários dos jogos definidos e para facilitar a cobertura da imprensa, sem coincidência de horários. Na primeira rodada, dia 9 de março, o atual campeão, EC Mar Grosso recebe o Encosta do Sol, no domingo, 10, o Bom Retiro recebe a Ponte Baixa FC e a rodada será completada no dia 16 de março com o estreante União EC recebendo o Serrinha. A SER Taipa completa a lista de equipes da competição.
EC Mar Grosso
Não vai ter mudança na comissão técnica do EC Mar Grosso para disputa do Municipal de Futebol de São Ludgero. Técnico é o Elmiro “Zizo” Pignatel, auxiliado pelo filho Juninho e o Nani. Como diretor de esportes o Robinho e na preparação física o Gustavo. O Azulão costuma escolher muito bem os seus estrangeiros, só fazendo substituição em caso excepcional e isso joga a seu favor, pois favorece o entrosamento com os “caseiros”. Dos escolhidos, acho que todos já atuaram no profissional, casos de Célito, Mazinho, Felipinho, Ortigosa e Ronny (foto).
Campeonato da Quaresma
Para quem ainda não foi recomendo ir numa rodada do Campeonato da Quaresma, competição que está acontecendo no Salão Comunitário da Barra do Rio Chapéu, Rio Fortuna, com organização da Associação Barrinha e Instituto Adesc. São jogos gostosos de se ver, pois quase sempre as partidas são de muitos gols, devido ao tamanho da quadra, mas também ao pouco cuidado defensivo das equipes. O goleiro que não entrar ligado, pode sofrer gols de qualquer lugar da quadra.
Os jogos
Dos três jogos da primeira rodada, acompanhei os dois primeiros, a vitória do SAV Varginha/DME de Anitápolis (foto) sobre o RBN/Eder Marmoraria (5 a 2), carimbando a faixa do atual campeão. Murilo, goleiro do SAV Varginha, foi o personagem da partida, agarrou demais, diante de um adversário muito preocupado com o ataque e relaxado na parte defensiva. No outro jogo a vitória da Madeireira Boeing, séria candidata ao título, sobre o Thunder Futsal (6 a 3). A equipe do Thunder saiu na frente e fez o que pode para segurar o adversário; só o Lukinhas deve ter finalizado umas 20 vezes, mas se a bola dele custou a entrar (fez um gol no final), o Dito resolveu com 4 gols. E vi o início da vitória do Serra Geral/Laticínios Becker sobre o Laticínios Bloemer/Wagner Materiais de Construção (4 a 2), para desespero do amigo Mauro.
Próximos jogos
O Campeonato da Quaresma volta a ser disputado nesta sexta-feira, 23, com os jogos da segunda rodada. As 19h45min jogam Madeireira Boeing X Serra Geral/Laticínios Becker, em seguida RBN Marmoraria X Laticínios Bloemer/Wagner Materiais de Construção e por último Thunder Futsal X SAV Varginha/DME de Anitápolis. Vale lembrar que são cinco rodadas e vão para decisão os dois melhores classificados.
Interempresas de GP
A bola rola nesta sexta-feira na primeira rodada do Interempresas de Futsal de Grão-Pará. Serão três jogos, com o primeiro iniciando as 19h30min. Começando com o confronto entre Cabana Kuntz/3M Instalações Elétricas X Mercado Corvo Branco/C&A Marcenaria, seguindo com Dedi’s Bar/Panetteria Di João X BMG Sala de Corte e terminando com o duelo entre Barbearia Edy20 X BMG.
Kulinha
Tradicional cronista esportivo do Vale de Braço do Norte. Há mais de 20 anos referência no esporte amador. Contato: Whatsapp 49 9 9901-8312