Fechada a segunda rodada do Municipal de Futebol de Rio Fortuna começa a ficar claro que a disputa pela Taça Celito May vai ficar entre as equipes da Associação Barrinha, Florestal e Bragantino. Na rodada do último domingo, na sua estreia no campeonato, fora de casa o Bragantino (foto), com um gol isolado do Reka, aos 44min do primeiro tempo, bateu o Florestal por 1 a 0; e no outro jogo da rodada, o Barrinha goleou o Ceará por 5 a 2. Celso, Felipe, Joelson e Gustavo (2) marcaram para o Barrinha, Petry e Diego para o Ceará. Os dois jogos aconteceram no Estádio do Florestal.
Próxima rodada
A caravana do Municipal de Futebol de Rio Fortuna segue neste domingo para a comunidade do Rio Café e no Estádio do Cafezinho vai acontecer a terceira rodada. Com início marcado para as 13h30min vão jogar Ceará X Bragantino e as 15h30min Seca Copo X Florestal. De folga na rodada, o Barrinha lidera com 6 pontos, seguido de Bragantino e Florestal com 3 e Ceará e Seca Copa ainda não pontuaram.
Municipal de SL
Respeitando a comunidade do Mar Grosso, que tem festa programada para este fim de semana, somente um jogo será realizado pelo Municipal de Futebol de São Ludgero, que tem em disputa a Taça Benício Warmeling. Neste sábado, dia 16, no Estádio EC Mar Grosso, vamos ver as estreias de União EC X Serrinha. Sobre o União vou dizer o que me dizem quando pergunto da equipe: - Não sei, é um pessoal do Nordeste. Quem sabe, uma surpresa positiva. Sobre o Serrinha, que vai contar com a estreia do grande amigo Poxoxo como técnico, certamente vai estar na briga pelo título. Na lista de estrangeiros estão o meia Andrei, o zagueiro Shaider, o gaúcho Rafinha, volante, que já foi campeão em São Ludgero atuando ao lado do Poxoxo no Ponte Baixa FC, mias o Lalau e João Simon. O goleiro Ruani, Anderson, Murilo, Kaciano, Adelmo, Levi e Bebê, alguns nomes da casa.
Imbatível?
É inegável, que a princípio, seis times estão na briga pela Taça Benício Warmeling, mas também é inegável que o EC Mar Grosso (foto) está um degrau acima de Encosta do Sol, Taipa, Ponte Baixa, Serrinha e Bom Retiro. Atual bicampeão, ao vencer o Encosta do Sol no jogo de abertura do campeonato por 1 a 0, o Azulão somou seus primeiros três pontos. Foi um primeiro tempo equilibrado e o segundo tempo superior da equipe do técnico Zizo, merecedor do placar. Imbatível, claro que não, mas quem se habilita a parar o Axulão?
O campeão voltou?
Depois de três anos fazendo número na competição, o Ponte Baixa FC (foto) resolveu voltar a ser protagonista no Municipal de Futebol de São Ludgero. Vai ser campeão? O tempo dirá. Mas a vitória sobre o Bom Retiro, da forma como foi, com um homem a menos parte do primeiro e todo o segundo tempo, deixou seu torcedor esperançoso. Autor do gol, o atacante de lado, Raul, deve ter deixado uma pulga atrás da orelha dos dirigentes sobre sua continuação no elenco, ou não. A princípio ele seria substituído pelo Lukinhas, que também fez gol pelo 7 no fim de semana. O próximo jogo da equipe no campeonato será no dia 23, à tarde, e poderemos ter jogo do 7, caso classifique, neste mesmo dia pela Copa Sul e neste caso a dúvida seguirá para a rodada seguinte.
Melhoras, Alexandre
Desejo uma boa recuperação ao grande amigo Alexandre De Pieri, que fez uma cirurgia na última segunda-feira e as notícias, felizmente, são boas. Corajoso ele, pois seu problema era no coração e esteve no último domingo ao lado do Afonso Boeing dirigindo a Ponte Baixa frente ao Bom Retiro. Um verdadeiro teste cardíaco!
Bom Retiro
O técnico Tom deve ter deixado o Estádio Felipão preocupado com o futuro do Bom Retiro (foto). O Colorado até criou algumas boas chances, fez do goleiro adversário, Douglas Morh, o melhor em campo, mas sinceramente achei muito pouco criativo seu setor de meio campo e aqui vale a observação que o Dito havia disputado uma final num dia anterior. Outro que ficou devendo foi o Papagaio; se movimentou pelos dois lados do ataque, fez uma jogada que terminou numa ótima finalização do Ortigosa e uma sensacional defesa do Morh, mas não foi o jogador decisivo que conhecemos. Enfim, o time tende a crescer, mas preocupa. Destaque para o atacante Alex Costa.
Torneio de Verão
Foi um jogaço a decisão do 4º Torneio de Verão “Cidade das Águas” e teria sido melhor ainda se as equipes estivessem completas. No Cairu/CME de Lauro Muller a ausência do Saraiva foi compensada pela atuação fora do padrão do Jardel. Jogou muito! Já na CME de Gravatal/Galo Doido não contar com o Belo e Massarico fez muita diferença. E o que estava difícil ficou ainda pior quando o estreante técnico Luiz Castilho ficou sem o ala Caetano, diminuindo ainda mais suas opções de rodízios. Enquanto tiveram pernas, o Maico, mas principalmente o Kapa, deram uma igualada no confronto.
Mais elenco
O rodizio feito pelo técnico Rafael no primeiro tempo foi cansando o adversário. Até penso que ele deixou muito tempo no banco o ala Lukinhas e pivô Juninho, pois os dois quando entraram, tanto no primeiro como no segundo tempo, deram uma outra cara a equipe. O Machadinho e o Digo também foram importantes, o primeiro pela sua grande qualidade técnica e o segundo prendeu o Lucas Lima na sua marcação, evitando que o ala do Galo Doido participasse das jogadas ofensivas. Enfim, um grande jogo, com um público muito bom, decidido dentro das quatro linhas. Seria uma pena se o Instituto Adesc terminasse com esta competição, o que pode acontecer em virtude da dificuldade do recebimento dos valores das inscrições.
Copa Sul dos Campeões
Neste fim de semana vamos conhecer as oito equipes classificadas a fase de quartas de final da Copa Sul dos Campeões. Até aqui, fora da disputa somente o União Operária e o Vera Cruz; as outras treze equipes ainda sonham com as vagas. Ficamos na torcida pelo Morro do Boi, que vai no domingo a Tubarão enfrentar o Gatorads, o RBN/União que recebe no Estádio Pedro Dutra, também no domingo, o forte Metropolitano e o 7 de Setembro, neste sábado receberá o Vila Nova, que hoje lidera a chave, partida que acontecerá no Estádio Lauro Koch. Todos os jogos começam as 15h30min.
Estreia do 7
O magro placar, 0 a 1, não reflete o que foi a atuação do 7 de Setembro no confronto em Tubarão. Segundo o auxiliar Duda Cachopa era para ter sido bem mais. “Com todo respeito ao União Operária, era para ter sido de 4 ou 5 pelo menos. O goleiro deles foi eleito o melhor em campo e o nosso não sujou o uniforme. Fizemos as seis trocas permitidas, demos menos minutagem aos jogadores que atuaram na final em Armazém e em São Ludgero. Não fizemos saldo, mas não tomamos gol, fato que pode ajudar lá na frente”. Perguntei sobre a atuação do Bressan: “O Renan Bressan foi muito bem, finalizou na trave, participou de triangulações, enfim, vai nos ajudar muito, com certeza.”, disse o Duda.
Fernando Lessa
O técnico do 7 de Setembro também analisou positivamente a performance do time contra o União Operária. “Uma pena as oportunidades desperdiçadas, pois nos colocou na condição de ter que vencer o Vila Nova para ser o primeiro do grupo e isso é muito importante para trazermos os jogos decisivos para nossa casa e também evitar confronto mais forte na próxima fase”, relata o Lessa e cita alguns adversários que não seria legal pegar nas quartas: Metropolitano, Içara, Morro do Boi e o Turvo, que se remontou para a competição após ser derrotado em Armazém.
São Francisco, campeão!
Campeão logo na sua primeira participação, sem perder e apenas um empate, está foi a história escrita pelos jogadores do São Francisco na edição 2024 do Municipal de Futebol de Armazém. Título mais que merecido, derrotando o Vila Nova/Ferroviário nos dois jogos da decisão, 3 a 0 e 4 a 1. Como um todo, o time foi bem, lógico que não tem como não destacar o goleiro Nelsinho, o menos vazado do campeonato, o zagueiro Célito, eleito o destaque da competição, os volantes Chuck e Eduardo Meurer, Dito, um monstro na meia cancha e as atuações dos atacantes Soares e Marcel, que nos dois jogos da decisão foram sensacionais. Quero fazer um elogio especial ao Max, que jogou, batalhou e se empenhou até o máximo de seu limite físico.
Vice, mas vivo!
Show de torcida a do Ferrinho. Reconheceu a superioridade do adversário e não parou de cantar seu refrão de incentivo ao time: “Pode perder, pode ganhar, sua torcida está aqui para te apoiar”. Não deu certo a mudança feita pelo técnico Terrinha, colocando o Glauber de volante, adiantando o Renatinho e o Jackson, com o meia Dudu e o Xarope livres para circular pelo setor ofensivo. O time ficou muito exposto na parte defensiva e logo no seu primeiro lance de ataque o São Francisco abriu a contagem. Foram cinco minutos do primeiro tempo e principalmente uns quinze do segundo que o Ferrinho foi melhor que o São Francisco, quando fez seu gol e deu para sentir preocupação nos comandados do técnico João Vieira.
Palmeirinhas, Campeão!
Quando cheguei no Estádio Paulo Wensing deu de ver boa parte do segundo tempo da final do Sub-23. A decisão foi com emoção. O Palmeirinhas vencia por 1 a 0, estava com o jogo tranquilo e desperdiçando chances de aumentar o placar. Tomou o gol de empate do São Francisco e sentiu, pois se terminasse assim teríamos a disputa do título nas penalidades e o emocional estava a favor do adversário. Até que num lance individual Josther desempatou e para completar a festa alviverde, em seguida mais um gol contra. Final, Palmeirinhas 3 a 1, campeão dos Sub-23 em Armazém.
Campeonato da quaresma
Não vou entrar nos detalhes dos números e chances de classificação das quatro equipes que ainda brigam pelo título do Campeonato da Quaresma. Tem uma matéria lançada nesta sexta no Site da Folha que trata sobre isso. A certeza é que teremos uma rodada especial, com cara de semifinal, portanto que os árbitros estejam ligados.
Kulinha
Tradicional cronista esportivo do Vale de Braço do Norte. Há mais de 20 anos referência no esporte amador. Contato: Whatsapp 49 9 9901-8312