Latam inicia processo de reorganização financeira

Latam inicia processo de reorganização financeira

Coluna semanal de Antenor Turazi Esta semana aconteceu o anúncio de que o Grupo Latam e suas afiliadas no Chile, Peru, Colômbia, Equador e Estados Unidos pediram recuperação para iniciar um processo de reorganização financeira com base no Capítulo 11 da lei norte-americana. O CEO da companhia no Brasil, Jerome Cadier, garantiu que a medida não afeta as operações no país. Contudo, Cadier ressaltou que, sem ajuda, o setor aéreo não vai sobreviver. O executivo…

Leia mais

Programa Nacional de Crédito às Microempresas já está valendo

Programa Nacional de Crédito às Microempresas já está valendo

Coluna semanal da Folha do Vale de Antenor Turazi O Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) foi sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro para tentar resolver a principal queixa das micro e pequenas empresas brasileiras durante a pandemia do novo coronavírus. O Sebrae explica que, apesar de responder por 55% dos empregos formais do país, o setor vem tendo diversos pedidos de crédito negados desde o início da covid-19. E…

Leia mais

Taxa de Juros deve ser reduzida novamente

Taxa de Juros deve ser reduzida novamente

Coluna semanal de Antenor Turazi A taxa básica de juros (Selic), que já foi reduzida de 3,75% para 3% ao ano na semana passada, deve ser cortada novamente nas próximas semanas por conta da pandemia do novo coronavírus. A percepção consta na ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC). Para a próxima reunião, condicional ao cenário fiscal e à conjuntura econômica, o Comitê considera um último ajuste, não…

Leia mais

Como fica a economia em 2020?

Como fica a economia em 2020?

Coluna semanal de Antenor Turazi para a Folha do Vale Depois de uma experiência de convivência com o coronavírus no mês de março e também em abril, iniciamos o mês de maio sem grandes mudanças no comportamento da economia brasileira. Existem sinais de que as modificações significativas virão apenas no segundo semestre. Neste momento, as incertezas levaram os consumidores a se concentrarem em despesas essenciais, como alimentação e medicamentos, adiando os planos de trocar de…

Leia mais

Ministro da Economia está otimista

A análise sempre importante de Antenor Turazi O ministro da Economia, Paulo Guedes, demonstrou otimismo com a retomada da atividade brasileira após a recessão que está se formando em torno da pandemia de Covid-19, provocada pelo novo coronavírus. Ele evitou dar números e falou que as previsões atuais são meros chutes, porque nenhum modelo econométrico consegue prever a intensidade e a duração dessa crise, mas garantiu que o Brasil vai surpreender na retomada. “Os modelos…

Leia mais

Economia Brasileira: Retomada, somente no segundo semestre

Economia Brasileira: Retomada, somente no segundo semestre

Coluna escrita pelo aniversariante da semana, Antenor Turazi O período de retomada econômica, que vai suceder a atual crise do novo coronavírus, só deve começar em julho ou agosto. A previsão é do secretário de Política Econômica do Ministério da Economia, Adolfo Sachsida, que, por conta disso, disse que o fundamental agora é manter os empregos e as empresas brasileiras respirando até junho. Em live realizada com o mercado financeiro, Sachsida explicou que a economia…

Leia mais

Transferências federais de 2018 para Estados e municípios são prorrogadas

Transferências federais de 2018 para Estados e municípios são prorrogadas

Comuna semanal de Antenor Turazi O Governo Federal prorrogou para o fim do ano o prazo de pagamento das transferências voluntárias da União e dos restos a pagar de 2018. Segundo o Ministério da Economia, a medida vem para garantir que os estados e municípios possam usar esses recursos mesmo se não conseguirem cumprir o calendário de empenho previsto para os próximos meses, por conta da pandemia do coronavírus. O Ministério da Economia calcula que…

Leia mais

Estados Unidos estimam quedas parecidas com década de 1930

Estados Unidos estimam quedas parecidas com década de 1930

Coluna semanal de Antenor Turazi A Standard & Poor’s (S&P) acaba de atualizar os cenários da economia dos Estado Unidos, prevendo um quadro de depressão em 2020, devido à crise econômica desencadeada pela Covid-19, pandemia provocada pelo novo coronavírus. Pelas estimativas da S&P a queda do Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA será de 1,3% neste ano. Esse resultado é parecido com o da Grande Depressão, ocorrida na década de 1930, mas em um espaço mais…

Leia mais

NEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS

O Conselho Monetário Nacional (CMN) determinou que bancos podem suspender até duas prestações de financiamento de imóveis e veículos por 6 meses, além da negociação de outras dívidas. A medida entrou em resposta à crise provocada pelo novo coronavírus. Dentre as instituições estão a Caixa Econômica Federal, Bradesco, Itaú e Santander. A Caixa permite que financiamentos com até duas parcelas em atraso sejam congelados. Já para os outros bancos, os cidadãos devem estar com todas…

Leia mais

O cenário da economia mundial

O cenário da economia mundial

Confira o destaque semanal da coluna de Antenor Turazzi Diante da piora nas previsões para a economia mundial em virtude da Covid-19 e da dificuldade de compreensão de autoridades para a seriedade da crise que está se formando, as chances de o país entrar em recessão são certas. Mas pode ser pior, na avaliação da economista Monica De Bolle, pesquisadora sênior do Peterson Institute for International Economics (PIIE), de Washington. Para ela, as medidas que…

Leia mais
1 2 3 4