O Brasil encolhe. Retração já era aguardada

O Brasil encolhe. Retração já era aguardada

Confira na coluna de empreendedorismo de Michell Sombrio O PIB do Brasil encolheu 1,5% conforme divulgado hoje pelo IBGE, uma retração do PIB já era esperada por conta da pandemia. O setor de serviços no país representa 74% do nosso PIB, o encolhimento de 1,6% nesse setor ajudou a puxar ainda mais o índice. Vale lembrar que estamos falando do primeiro trimestre, sendo que a pandemia teve seu início em março, então o reflexo maior…

Leia mais

Compre Local é aplicativo que promete ajudar os pequenos

Compre Local é aplicativo que promete ajudar os pequenos

Confira a coluna de Empreendedorismo por Michell Sombrio Uma ferramenta tecnologia desenvolvida pela empresa Stone, consegue aproximar as empresas locais com consumidor de sua cidade. O aplicativo Compre Local, você pode encontrar estabelecimentos em seu bairro, dividido por categorias, como alimentação, serviços, vestuário, entre outros. Para utilizar, o comerciante precisa baixar o aplicativo e se cadastrar na plataforma, quando o usuário buscar qualquer serviço dentro da sua localidade, ele vai encontrar o seu estabelecimento. No…

Leia mais

Economia local em movimento

Economia local em movimento

Coluna semanal de empreendedorismo com Michell Sombrio Uma pesquisa realizada pela Acivale demonstrou que 37% dos entrevistados na região perderam em média 50% de faturamento no meio desta crise. 30% também afirmaram que deverão realizar desligamentos de mão de obra nos próximos três meses se a crise permanecer. Os resultados são mais positivos do que estamos vendo no estado de Santa Catarina, onde a maioria chegou a perder 70% de faturamento, isso mostra que Braço…

Leia mais

Adaptações para melhorar a experiência de venda

Adaptações para melhorar a experiência de venda

Coluna de Empreendedorismo com Michell Sombrio Tenho notado aqui em Braço do Norte a adaptação de muitos bares e restaurante por conta do isolamento. Quem já trabalhava no delivery precisou melhorar seu serviço e quem não trabalhava com entregas, passou a oferecer para tentar amenizar as perdas. O fato é que devido esta nova realidade as empresas tentam de toda forma melhorar o atendimento ao consumidor. Isso já vem sendo feito a muito tempo com…

Leia mais

Compre no comércio local

Compre no comércio local

Coluna semanal de Empreendedorismo de Michell Sombrio A retomada de diversas atividades econômicas dá a sensação de que as coisas começam a girar, mesmo com a população apreensiva, saindo pouco de casa, o empresário começa a acreditar em uma luz no fim do túnel. Neste momento de crise é essencial que todos se unam para fortalecer as empresas daqui, neste sentido foi lançado a Campanha Compre Aqui, para incentivar as pessoas a comprarem no comercio…

Leia mais

Pequenos Negócios: 74% já foram impactados

Pequenos Negócios: 74% já foram impactados

Coluna de Empreendedorismo, com Michell Sombrio Um estudo do Sebrae indicou que 74% dos pequenos negócios foram impactados diretamente pela pandemia do Coronavirus em Santa Catarina. É um número assustador, dos 583.073 pequenos negócios impactados, 55% são Microempreendedores individuais e 39% Microempresas. As atividades mais afetadas são prestadoras de serviço ou comercio, como alimentação, beleza, logística e transporte, varejo tradicional e peças automotivas. Estes números refletem a realidade do Estado. Se pararmos pra pensar, nosso…

Leia mais

Braço do Norte x coronavírus

Braço do Norte x  coronavírus

Levando em consideração que temos 34 mil habitantes e temos 9 casos confirmados, fora os pacientes que já estão em tratamento e isolamento, mas os testes nem ficaram prontos. Se compararmos com a capital, Florianópolis, que tem 500 mil habitantes e 16 casos confirmados, Braço do Norte, realmente, tem que ser olhada de forma diferenciada. As ações do poder público no sentido de conter a contaminação são louváveis e estão sendo adaptadas todos os dias….

Leia mais

Sem consumo, não se produz. O que devemos fazer?

Coluna semanal de Empreendedorismo de Michell Sombrio Sem gente na rua não existe consumo, se não vende ou não produz, você não fatura, não paga as contas, não tem pagamento de funcionários e desta forma muita gente pode quebrar. Mas o que fazer nesta hora? Como passar por esta crise de saúde pública e crise financeira? Não temos resposta pronta. O Governo Federal anunciou algumas medidas, sem nem mesmo saber o tamanho do estrago futuro,…

Leia mais

Empregos

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) divulgou nesta quinta-feira os dados sobre as contratações formais no mercado de trabalho no mês de novembro. O saldo ficou em 99.232 postos de trabalho preenchidos. Se comparado os meses de novembro, este no ano de 2019 foi o melhor desde 2010. Balanço de 2019 Este ano foi um ano de recuperação para muitos empresários. A economia deu sinais de aquecimento, os índices da bolsa foram na…

Leia mais

MEI

Esta semana, a notícia de exclusão de algumas categorias profissionais como MEI (Microempreendedor individual) caiu como uma bomba no setor econômico. Houve reação de diversas entidades, parlamentares e, inclusive, do próprio presidente Jair Bolsonaro. A medida tinha sido formulada pela Secretaria Especial da Receita e teria validade a partir de 2020, mas com a articulação de diversas forças, o presidente determinou sua revogação. A maioria das atividades excluídas seriam no setor cultural. Ao todo 17…

Leia mais
1 2 3