Cirurgia devolve visão à 36 pacientes

Orleans realiza mutirão para zerar fila de espera nas cirurgias de catarata. Procedimentos são realizados na Praia Grande

A Administração Municipal de Orleans por meio das Secretaria de Saúde e Assistência Social, encaminhou essa semana, à Praia Grande, 36 pacientes que aguardavam na fila pela cirurgia de catarata. O Mutirão de Cirurgias Eletivas que é uma campanha criada pelo Governo do Estado, iniciou na segunda-feira, 11 de março, e segue até nesta sexta-feira, 15.
De acordo com o prefeito Jorge Koch, o objetivo é zerar nesta semana a fila de espera de pacientes cadastrados no Sistema de Regulação da cidade. Ele ressalta a importância da ação. “O serviço está sendo realizado na Associação Hospitalar Nossa Senhora de Fátima, em Praia Grande, especializada no procedimento e conveniada ao SUS. O nosso objetivo é zerar a fila de espera e devolver qualidade de vida a 36 orleanenses. É um momento de felicidade, tenho certeza que a vida dessas pessoas irá mudar depois da cirurgia”, ressalta o prefeito.
Conforme a secretária Luana Debiasi a Prefeitura ficou responsável pelo transporte dos pacientes e acompanhantes. “Todos os pacientes foram agendados via Regulação do Estado, liberados e encaminhados à Praia Grande, onde fizeram todos os exames antes da cirurgia. Em alguns desses pacientes que já realizaram a cirurgia durante essa semana e já retornaram para uma reavaliação, foi visto a necessidade de fazer também a cirurgia na segunda vista”, conta Luana.
Conforme o vice-prefeito Mário Coan, os pacientes que necessitam da cirurgia e que ainda não estão inscritos no Sistema de Regulação, devem procurar a Unidade de Saúde que estão cadastrados e depois a Central de Regulação do município. “A catarata, associada ao envelhecimento da população, é a principal causa de cegueira no mundo”, alerta o vice-prefeito.


Leave a Comment