sábado, janeiro 16Diário online de Braço do Norte

Centro de Triagem realizou quase 200 atendimentos

Prestes a completar uma semana de atividades, o Centro de Triagem do Coronovírus, montado no ESF São Francisco de Assis, realizou 179 atendimentos, da última quarta-feira, 25 de março, data em que foi aberto, até a tarde de segunda-feira, 30. Foram 114 atendimentos para pacientes do sexo feminino e 65, masculino. Somente na manhã de segunda-feira, foram 12 casos.

O Centro de Triagem foi criado para orientar e separar os casos suspeitos daqueles que possam ser apenas uma gripe. No local funcionam duas equipes que trabalham em dois turnos. No local médicos, enfermeiras e auxiliares dispões de aparelhos para fazer um filtro dos casos. Aqueles em que a suspeita seja de Covid-19, o paciente é encaminhado ao Hospital Santa Teresinha que montou uma estrutura isolada para receber estes casos. O atendimento é feito das 7 às 23 horas, de segunda a segunda, pelos profissionais da Secretaria da Saúde.

“A gente não centralizou o atendimento em um só local, muito pelo contrário. Todas as unidades de saúde de cada bairro permanecem abertas. O que criamos uma foi uma unidade de apoio que disponibiliza de suporte de raio-x e exames rápidos para dar uma resposta mais rápida nos casos gripais”, explica o médico João Eugênio Heidemann e Silva, diretor técnico da Secretaria Municipal de Saúde. Ele lembra que os demais atendimentos prestados pelos postos de saúde estão sendo realizados normalmente e que, prolongando o atendimento no Centro de Triagem, os moradores do São Francisco de Assis serão encaminhados para outros ESFs. ” Todas as unidades permanecem abertas para a livre demanda”, esclarece.

Outras medidas

Braço do Norte completou nesta segunda-feira, 30 de março, 15 dias desde que o primeiro paciente foi atestado positivo para o coronavírus Covid-19. De lá para cá, o poder público municipal tem tomado diversas medidas para conter a propagação do vírus e tentar prevenir a população.

Entre as ações está ainda a criação do Comitê de Gerenciamento, que conta com a participação da Prefeitura Municipal de Braço do Norte, Poder Judiciário, Ministério Público, Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Hospital Santa Teresinha (HST) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Também emitiu diversos decretos, como a suspensão das aulas, prorrogação do prazo de 60 dias para o pagamento de taxas de Alvará e ISS, limitação e regulamentação de circulação de pessoas em atividades essenciais, desinfecção, diária, de locais de grande circulação de público, vacinação de idosos contra a influenza em suas casas, aquisição de mil kits de teste rápido para Covid-19 que chegam ainda em abril.

Alô Braço do Norte já atendeu mais de 1.000 chamadas

A Prefeitura de Braço do Norte, através da Secretaria de Saúde, está disponibilizando duas linhas telefônicas para orientar e tirar dúvidas da população: 3658-2646 e 99937-1450. A recomendação é que as pessoas que tiverem algum sintoma entrem em contato através dos telefones, evitando a presença nas unidades de saúde. De acordo com o secretário de Saúde de Braço do Norte, Sérgio Fernando Domingos Arent, até às 15 horas desta segunda-feira, 30, o Alô Braço do Norte (criado no dia 17 de março), recebeu 855 ligações. Já as chamadas via aplicativo de mensagens (WhatsApp), foram 328.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Folha do Vale