domingo, janeiro 24Diário online de Braço do Norte

Câmara ganha galeria de artes das 15 Legislaturas

Todos os vereadores eleitos desde 1962 estão lembrados nas montagens

Câmara Municipal de São Ludgero inaugurou na quarta-feira, 9 de dezembro, uma Galeria de Artes em homenagem a todos vereadores eleitos na história do município em suas 15 Legislaturas. Os mais de 100 edis estão lembrados no trabalho feito pela artista plástica Nadya Nieuhes Becker. Foram necessários mais de 10 meses para a confecção das obras de artes.
A ideia de se montar a galeria surgiu no início deste ano, quando o presidente da Câmara Municipal, Valcemir Villani, autorizou um trabalho de pesquisa que buscava fotos de ex-vereadores, para que fosse construída a área com painéis, evidenciando todos que passaram pelo legislativo sãoludgerense, desde 1962, em 15 Legislaturas, sendo uma delas do município de Colônia. Até então, somente os ex-presidentes estavam registrados no hall de entrada da Sede Legislativa.


“A ideia inicial era confeccionar quadros com fotos e atas de cada época, mas foi então que surgiu a ideia dos funcionários da Casa”, lembra Fernando Sombrio, assessor de imprensa da Câmara, que ao lado dos colegas Amilton Becker e Josy Maria Marcelino da Silva, lembraram de convidar a artista plástica Nadya Becker para ingressar no projeto.
“Nadya já havia pintado duas belas obras no ano de 2013, relatando a história do desenvolvimento de São Ludgero através de sua arte, evidenciando o povo, a cultura, colonização, pecuária, agricultura, indústria, etc…”, recorda o assessor.


Com a ideia, surgiu a possibilidade de realizar a colagem de fotos dos ex-vereadores e atas, em cada Legislatura, misturada aos desenhos com acontecimentos de cada ocasião. “Eis que surgia um forte trabalho de pesquisa organizado pela nossa equipe de funcionários para conseguir fotos e fatos históricos a serem implantados nas telas”, detalha.
A artista plástica, Nadya, relatou em diversos momentos, durante o processo de pintura e na apresentação da Live, sua gratidão ao ser chamada para essa missão e a emoção de retratar São Ludgero dessa maneira.
O presidente da Câmara, Valcemir Villani, assim como os funcionários Amilton, Fernando e Josy, também comemoram o sucesso das obras de arte, as quais foram entregues em total surpresa para a população. “Ninguém, além da equipe de trabalho, sabia como seria a Galeria dos Vereadores”, garante Fernando.

“Live comentada” registra o momento

O lançamento da galeria foi feito através de uma live devido a pandemia, mas as obras foram retratadas para os internautas com muita emoção e entusiasmo pela artista e pelos convidados. Os atuais vereadores e secretários municipais, tiveram a oportunidade de estarem presentes no plenário e acompanhar a Live através da televisão. “Durante o evento eles comentaram sobre o assunto e evidenciaram a grandeza dos detalhes e beleza dos quadros ajudando na transmissão”, explica o assessor Fernando Sombrio.


Agora, inaugurada, a população pode visitar a galeria da Câmara Municipal de São Ludgero para conhecer as obras pessoalmente. “O trabalho de resgate histórico será de grande serventia para que as escolas oportunizem aos alunos mais conhecimento sobre a história local”, avalia o diretor da Casa, Amilton Becker.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Folha do Vale