sábado, janeiro 16Diário online de Braço do Norte

BR-101 SUL

Coluna de Antenor Turazi

Depois de todos os embates e discussões que houveram em torno da concessão e o número de praças de pedágios, o Ministério da Infraestrutura acabou realizando o leilão e, agora, assinou o contrato com a empresa vencedora. A rodovia que corta toda Santa Catarina, a BR-101, teve a duplicação do trecho Norte iniciada em 1993. No trecho Sul, os trabalhos começaram em 2005 e só terminaram em outubro de 2016. Na última semana, parte da saga de mais de duas décadas da duplicação da BR-101 no nosso Estado terminou com a assinatura da concessão do trecho de 220,4 quilômetros, entre Paulo Lopes e São João do Sul, que liga Florianópolis ao Rio Grande do Sul. A concessionária CCR assume o projeto, que demandará, ao longo dos próximos 30 anos, investimentos da ordem de R$ 7 bilhões em conservação, operação e monitoramento da via, gerando, aproximadamente, 3,7 mil empregos diretos e indiretos em Santa Catarina. A assinatura contou com a presença do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. A cerimônia foi realizada no saguão do Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna. Segundo ele, outros projetos de infraestrutura estão previstos no estado. Teremos muita coisa boa acontecendo: aeroportos regionais, o Porto de Itajaí. A infraestrutura do estado estará à altura do potencial econômico de Santa Catarina, garantiu.

CONCESSÃO

O trecho concedido tem 220,42 km de extensão, passa pelos municípios de Paulo Lopes, Garopaba, Imbituba, Laguna, Pescaria Brava, Capivari de Baixo, Tubarão, Treze de Maio, Jaguaruna, Sangão, Içara, Criciúma, Maracajá, Araranguá, Sombrio, Santa Rosa do Sul e São João do Sul. O empreendimento prevê investimentos de R$ 3,4 bilhões e custos operacionais de R$ 4 bilhões, nos 30 anos de duração da concessão. Marco Cauduro, CEO da Concessionária Catarinense de Rodovias S.A. (CCR), afirmou que a empresa tem responsabilidade diante dessas comunidades e vai montar seu escritório em Tubarão. O diretor-geral em exercício da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Marcelo Prado, destacou que o contrato de concessão foi bem elaborado. “Temos certeza do compromisso da concessionária. Da ANTT, podem esperar o melhor em termos de gestão e fiscalização”, garantiu. A vice-governadora Daniela Reinehr ressaltou que Santa Catarina agrega para a balança comercial do país. “A concessão terá um retorno rápido aos cofres públicos e ao desenvolvimento do estado”, completou.

MELHORIAS

Além de ampliar a infraestrutura viária na região, a concessão promete implementar painéis solares na instalação de nova iluminação ao longo do trecho concedido, bem como a iluminação da Ponte Anita Garibaldi, em Laguna. Também serão construídas 18 passarelas, 42 novos retornos, melhoria e ampliação de 31 acessos e 25 novos pontos de ônibus. A CCR ViaCosteira ainda contará com um moderno sistema de câmeras que se estendem por todo o trecho, permitindo que não haja nenhum ponto cego ao longo dos 220,4 quilômetros. Com seis bases operacionais, a concessionária também contará com equipes de resgate em UTIs Móveis, além de outros equipamentos de atendimento, como guinchos, explicou a concessionária. O leilão da BR-101/SC, sob a responsabilidade da ANTT, aconteceu em 21 de fevereiro de 2020, na sede da B3, em São Paulo. O Grupo CCR venceu ao oferecer deságio de 62% sobre o preço teto fixado pela agência reguladora. A tarifa básica de pedágio começará a ser cobrada nas quatro praças de pedágio após serem realizados os investimentos iniciais.

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Folha do Vale