BN e SL entre os 10 melhores desempenhos econômicos

Do Sul, apenas estas duas aparecem no ranking de maior potencial de ampliar o crescimento em 2020

Braço do Norte e São Ludgero aparecem entre as 10 cidades de Santa Catarina que tiveram um excelente desempenho econômico em 2019 e têm maior potencial de ampliar o crescimento em 2020. As informações são da Caravela Soluções, empresa que trabalha com inteligência de mercado e analisa a economia dos municípios. Aparecem ainda na lista de desempenho econômico positivo Chapecó, Concórdia, Governador Celso Ramos, Tijucas, Porto Belo, Biguaçu, Araquari e Navegantes.
O economista e diretor da companhia, Henrique Reichert, explica que Santa Catarina, nos últimos anos, tem apresentado boa recuperação econômica. “E isso se reflete nos indicadores. O Estado mantém a menor taxa de desemprego do país e foi o que mais gerou empregos na indústria entre todas as unidades da federação. Além disso, o comércio catarinense foi o segundo que mais cresceu no Brasil em 2019. Isso mostra o dinamismo e a força da nossa economia”, afirma.
A lista dos municípios com boas perspectivas para 2020 tem como base o desempenho desses municípios em 2019. Uma das cidades que mais se destacou no ano foi Chapecó. Puxada pelas exportações de carnes, a indústria de abate do Oeste aumentou sua produção e movimentou a economia da cidade. Em 2020, as vendas de carne podem desacelerar, mas os empregos foram gerados e o consumidor chapecoense está com maior poder de compra.
A cidade de São Ludgero foi a que mais cresceu no Sul do Brasil na arrecadação de impostos em 2019. Com cerca de 13 mil habitantes, a atividade industrial de material plástico tem movimentado o município, que viu sua arrecadação crescer quase 70% no ano passado, mostrando recuperação após registrar desempenho econômico inferior em 2018.
“Não foram somente as grandes empresas de plástico instaladas no município que contribuíram para elevar esta arrecadação. Mas aqueles pequenos que se aventuraram e abriram uma pequena reciclagem há um tempo atrás, hoje se transformaram em fortes empresas. Ressalto ainda o setor rural. O município é o maior produtor de ovos do Estado e o quinto maior na entrega de boi gordo para o abate”, comemora o prefeito Ibaneis Lembeck.
Com uma economia diversificada e com sólido crescimento nos últimos anos, Braço do Norte tem expandido as atividades de serviço e do comércio. No último ano, 52 novas empresas se instalaram na cidade – 19 delas associadas ao vestuário e vendas de varejo.
“A mudança de nossa legislação para a abertura de empresas deu grande incentivo aos novos empreendedores da cidade, gerando mais empregos e oportunidades”, lembra o prefeito Beto Marcelino. Para o prefeito licenciado, o trabalho realizado através de diversas parcerias que terminou na sanção do PED – Programa de Empreendedorismo e Desenvolvimento, teve por objetivo facilitar a vida dos empresários, destravando a economia local. Já o prefeito em exercício, Ronaldo Fornazza, lembrou que, em novembro, Braço do Norte recebeu do Sebrae/SC o título de Município Amigo do Empreendedor.
“Fico muito feliz em ver que a cidade de Braço do Norte entra nessa importante posição em relação ao Estado, em sua maior parte por termos um comércio crescente e consolidado”, defende Tulio Demay, presidente da CDL. Já Evaldo Niehues Júnior, presidente da Associação Empresarial do Vale, lembra que a região tem uma economia sólida e diversificada e vem crescendo acima da média nacional. “Nosso povo é empreendedor, sai da zona de conforto e faz acontecer”, enaltece.

 

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

z Crescimento de arrecadação do ICMS
z Geração de empregos formais
z Crescimento da área construída
z Avaliação da renda per-capta da população
z Estatística bancária: poupança e operação de crédito
z Abertura de empresas

 

O diretor da companhia, Henrique Reichert, explica que a Caravela surgiu em 2019. Tem sede em Florianópolis e é uma plataforma on-line de inteligência de mercado, especializada na economia dos municípios de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.
Para chegar a estes indicadores, a empresa cruzou uma série de informações. “Não utilizamos apenas um critério, mas a soma deles nos dá um cenário confiável de como está o mercado em cada cidade”, diz Henrique.


Leave a Comment