BN concentra maior índice de casos de Covid-19 do Estado

Enquanto em Florianópolis são 6 casos comprovados para casa 100 mil habitantes, em Braço do Norte são 3,5 contaminados para cada 10 mil habitantes

Os doze casos confirmados do coronavírus Covid-19 colocam Braço do Norte como município com maior número de casos proporcionalmente ao número de habitantes no Estado. Florianópolis, lidera os positivados com 30 casos e Criciúma vem na sequência com 13. Acontece que a Capital tem meio milhão de habitantes e a cidade carbonífera 220 mil, números distantes dos 34 mil habitantes da Capital do Gado Jersey. Isso quer dizer que enquanto em Florianópolis são 6 casos comprovados para casa 100 mil habitantes, em Braço do Norte são 3,5 contaminados para cada 10 mil habitantes.

Na lista de casos confirmados pelo Governo do Estado na manhã deste sábado, 28 de março, Blumenau aparece com os mesmos doze casos de Braço do Norte, São José, onde já se registrou uma morte, com nove casos e Tubarão com oito. Na região, Gravatal tem três casos e São Ludgero, um.  

Os números apresentados pelo Governo do Estado esta manhã têm como base informações oficiais, porém, os casos não notificados são bem maiores, lembra o chefe de Gabinete da Prefeitura de Braço do Norte que planilhou os dados. “Sabemos que os números são menores que a realidade, pois os protocolos de saúde limitam os testes somente para os mais graves. Braço do Norte é o centro da epidemia no Estado, a conscientização da população em relação a gravidade da situação é urgentemente necessário”, alerta.

O primeiro caso de Santa Catarina foi registrado em Braço do Norte. O paciente de 52 anos deu entrada no Hospital Santa Teresinha na quinta-feira, 12 de março e o resultado positivo saiu no domingo, quando o homem foi transferido para a UTI do Hospital São Donato de Içara. Na semana passada o paciente teve alta e já está em Braço do Norte.


Leave a Comment