terça-feira, janeiro 26Diário online de Braço do Norte
Ezequiel Selhorst Philippi | ezequiel.philippi@hotmail.com

Anjos Solidários

Coluna de Ezequiel Selhorst Philippi

Anjos Solidários

Projeto Anjos Solidários realizou sua primeira campanha de Natal, com arrecadação de cestas natalinas para famílias carentes. O grupo agradece a todos os que ajudaram a fazer um Natal melhor. O Anjos é a filantropia e o empreendedorismo caminhando juntos.

2020

Do ano que passou tiramos muitas lições com a pandemia. Uma delas é que precisou acontecer essa desgraça para valorizarmos a classe dos médicos, enfermeiros, que, convictos de suas responsabilidades e conscientes da importância da saúde, não abandonaram sua vocação. Muito pelo contrário, abraçaram a missão de curar, arriscando suas próprias vidas. Numa complexidade de problemas e busca por soluções que ainda carecem, não se mediu esforços. Exemplo disso é que ninguém que precisou ficou sem UTI, diante de todas as circunstâncias.

Vereador de verdade!

Não deve ser somente a minha opinião, mas como a de muitas pessoas. Todos nós elegemos um vereador para que ele tenha compromisso com o Legislativo durante o seu mandato. Novamente tivemos casos na região. Particularmente não concordo em eleger um candidato e ganhar outro de brinde. Em Criciúma, por exemplo, já é lei. Vereador eleito não pode exercer cargo no Poder Executivo. Os edis que aí estão, ou ainda, aqueles que vão ou podem entrar poderão colocar isso em pauta.

Vacina!

Recebi, li e compartilho para 2021. “O que eu desejo de verdade a quem me lê é o que eu desejo para mim, para minha família e para os meus amigos: a vacina – que significará a volta ao velho normal de sempre. Eu sei que tem gente que não quer tomar vacina, que nega a ciência, os fatos, a história. Fazer o quê? A única vacina contra a ignorância é a informação, e essa gente só se informa pelo Whatzapp. Mas, desejo que a vacina contra a Covid venha logo para aqueles que, como eu, acreditam nos cientistas e na medicina”.

Patricia Ferreira

Colega de imprensa e eventos, Patricia Ferreira, “Paty Eventos”, assumiu a chefia da Secretaria de Assistência Social e Habitação de São Ludgero. Com cargo sendo indicação do PL, é a primeira vez que ela assume uma secretaria. Paty foi conselheira Tutelar por 3 anos na Cidade dos Esportes, onde por um ano foi presidente. Sucesso!

Dois mil quilômetros percorridos de moto e férias muito bem aproveitas, de Braço do Norte a Foz do Iguaçu, das Cataratas ao Marco das Três Fronteiras. Um salve para essa turma pra lá de especial. Saúde e muito sucesso a todos. Feliz 2021.

Na rede

Viralizou no Facebook o vídeo da chapecoense Nancy Leonhardt, produtora rural que relata o preconceito que a atividade recebe de outras cidades do Estado. No vídeo ela também destaca os produtores de leite de Braço do Norte e fala das dificuldades que os produtores vem enfrentando na produção. Para essa gente temos que tirar o chapéu sempre, são trabalhadores que colocam a comida em nossas casas. Para eles, o “Fica em Casa” não existe, é de domingo a domingo e sol a sol. Classe que merece muito respeito.

CNH

A partir de abril, ocorrerão muitas mudanças no trânsito. As mais significativas estão na Carteira de Motorista. A renovação pode ser feita de 10 em 10 anos para motoristas de até 50 anos. Para quem tiver entre 50 e 70, deverá ser feita a cada cinco anos e, para idosos acima de 70 anos, a cada três. Além disso, condutores que não tiverem recebido nenhuma penalidade gravíssima nos últimos 12 meses terão 40 pontos de limite para suspensão, com 30 sendo a pontuação para aqueles que tiverem uma única multa gravíssima no último ano e 20 para quem tiver recebido duas ou mais desta gravidade. Motoristas profissionais terão limite fixado em 40 pontos.

Educação

A rede estadual de Ensino prevê o retorno às aulas em 18 de fevereiro, alternando os grupos que frequentam a escola. O encerramento está previsto para o dia 17 de dezembro. A medida deve influenciar nas redes municipais para que também tenha o seu retorno confirmado. Nesse mesmo caminho acontecerá o Enem, as provas impressas do exame serão aplicadas nos próximos dias 17 e 24 e o Enem Digital, dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

DPVAT Cancelado

O seguro DPVAT foi cancelado em 2021. A medida foi anunciada pelo Conselho Nacional de Seguros Privados. A decisão foi tomada levando em consideração que o DPVAT tem dinheiro em caixa que cobre a operação de 2021. Com o tributo suspenso, as seguradoras responsáveis pelo DPVAT receberão apenas os valores atrasados de proprietários de veículos que não quitaram dívidas de anos anteriores.

Sem privilégios

A vereadora Manu Vieira, do Partido Novo, assumiu sua cadeira na Câmara em Florianópolis abrindo mão de vários privilégios. Poderia servir de exemplo para todos os 23 vereadores e até mesmo para os edis de outras cidades. Pois é, ela afirmou que reduzirá em 70% os gastos da verba de gabinete. E foi específica nas redes sociais declarando que abrirá mão do celular oficial, do carro oficial e inclusive de passagens e diárias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Folha do Vale