quinta-feira, janeiro 21Diário online de Braço do Norte

Alpha Ideal retoma as aulas presenciais

Com o protocolo de segurança certificado pelo Comitê Municipal, escola utiliza os últimos dias de 2020 como uma forma de testar a retomada das aulas presenciais em 2021

Uma das grandes preocupações deste ano atípico era a retomada presencial das aulas. Ainda no primeiro semestre, acreditava-se que isso seria possível a partir de julho. Agora, praticamente dez meses depois, isso ainda não é realidade para a maioria. Na verdade, o setor da educação é um dos únicos que não conseguiu reiniciar suas atividades de forma efetiva em 2020.


O impacto educacional e emocional é grande. Em especial para os alunos, que têm na escola a base de seu desenvolvimento intelectual e social. E esta foi uma das alavancas para a diretoria e o corpo docente do Centro Educacional Alpha Ideal, em Braço do Norte, pensarem em um modo de retomar o ensino presencial. O primeiro passo foi a criação de um protocolo de segurança. A base foram os documentos já feitos pelo Estado e pelo Município. Após análise pelo Comitê de Gerenciamento da Prefeitura de Braço do Norte, o protocolo de segurança da escola foi aprovado. Inclusive, o selo que certifica a instituição está no portão de entrada. Qualquer pessoa pode acessar o protocolo completo, via QR Code, e conferir tudo o que é feito. Desta forma, e com extrema segurança, o Centro Educacional Alpha Ideal reabriu na segunda-feira, 14 de dezembro.


“Uma das grandes preocupações da nossa escola era a saúde mental dos alunos e das famílias. Mesmo que por poucos dias, esta retomada das aulas presenciais gera uma sensação de transitoriedade da pandemia e isso é extremamente salutar para os nossos alunos e pais”, destaca a diretora Amanda Mazon Fraga. A coordenadora pedagógica Gelva Della Giustina destaca que esta interação é fundamental para a saúde mental e cognitiva.

“E não somente isso. O processo avaliativo individual dos alunos é mais completo quando estão na escola. No ambiente virtual, apesar de acompanharmos tudo bem de perto, não é a mesma coisa. Quando se trata de educação, nada substitui o ensino presencial”, valoriza.

Rígido processo de controle e proteção

Para trazer os alunos, a escola enrijeceu as regras de convivência e também investiu em equipamentos de proteção individual (EPIs). Para entrar no colégio, todos devem ter a temperatura aferida, os sapatos e mãos higienizadas. A máscara só sai do rosto na hora do lanche. E nada de aglomerações. Todos devem manter a distância de segurança nas salas de aulas e demais espaços da escola. Toda a equipe de colaboradores utiliza máscara e escudo facial. “Tomamos muito cuidado e as crianças seguem o protocolo muito bem. Além disso, estes poucos dias também servirão de avaliação do nosso protocolo e para fazer os ajustes que forem necessários. Desta forma, teremos segurança para iniciar o próximo ano letivo”, garante a diretora.


Os alunos da educação infantil e do ensino fundamental I (1º ao 5º ano) tem aulas até sexta-feira, 18 de dezembro. Os estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental II seguem na escola para aulas de recuperação e provas finais até quarta-feira da próxima semana. Para evitar aglomerações, as crianças fazem um rodízio: uma parte vai para a escola e a restante acompanha ao vivo, pela internet, ou recebe materiais e aulas gravadas para realizar as atividades em casa.


Esta nova forma de ensinar, com aulas alternadas pela internet e presenciais, o chamado ensino híbrido, será a modalidade do início do ano letivo de 2021, um ano que será extremamente desafiador para a educação brasileira, antecipa Amanda. “Para o próximo ano essa forma mista de ensino será o foco, inclusive para o infantil. Com certeza será um ano de muito trabalho, pois além dos conteúdos curriculares previstos para 2021, faremos recuperações de conteúdos de 2020”, argumenta a diretora.

Sobre o Centro Educacional Alpha Ideal

Fundado em 13 de fevereiro de 1995, há 25 anos, o colégio tem como meta principal proporcionar um ensino de qualidade e focado no desenvolvimento pessoal, social e intelectual. Conveniada com o Sistema Positivo, a escola dispõe de uma equipe completa e em constante atualização para atender alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. A instituição fica na avenida Felipe Schmidt, nº 1494, no centro, de Braço do Norte. Mais informações: (48) 3658-3614 ou nas redes sociais da escola.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Folha do Vale