Alpha Ideal completa 25 anos

COORDENADORA pedagógica Gelva Della Giustina, a diretora, Amanda Mazon Fraga, a secretária Naise Dacoregio Daufenbach, prestigiam o Café da Folha

O Café da Folha desta semana é especial para nossa equipe da Folha do Vale, pois é com o nosso mais longevo patrocinador. Com muito carinho e satisfação, recebemos a diretora do Centro Educacional Alpha Ideal, Amanda Mazon Fraga, a secretária Naise O. Dacoregio Daufenbach, e a coordenadora pedagógica Gelva Della Giustina. Prestes a completar seus 25 anos de fundação, o Alpha Ideal é anunciante da Folha do Vale desde a sua criação.
Para falar um pouco das comemorações das Bodas de Prata, e contar um pouco do dia a dia da escola, as três profissionais estiveram em nossa sede e saborearam o café oferecido pela Panificadora Nack.

 

Como surgiu a ideia de abrir uma escola?
Amanda – Minha vida sempre esteve ligada à educação, pois meus pais eram professores e comecei a dar aulas particulares aos 15 anos. Entrei na faculdade de Letras e, mesmo antes de me formar, transformei um sonho em realidade criando, em 1995, o Centro de Educação Infantil Ideal, em uma casa alugada na Rua Nereu Ramos. Na época, eu tinha 20 anos. Iniciamos os trabalhos com as turmas do Jardim I, Jardim II e Jardim III do Curso de Educação Infantil. Fomos implantando as séries do Ensino Fundamental, gradativamente. Lembro como era rigoroso o processo de implantação de uma escola junto ao Conselho Estadual de Educação. Foram muitas dificuldades, mas o amor pela educação sempre falou mais alto. Além disso, sempre pude contar com pessoas muito especiais para colaborar nesta luta, como a Gelva e a Naise, entre outras, que estão conosco desde o princípio. É paixão pela educação, não é, Gelva?
Gelva – Sim, sempre tive vontade de lecionar. Lembro de quando comecei a dar aulas de informática no Alpha… Depois fui professora do Fundamental e hoje exerço a função de Coordenadora. Uma característica forte no Alpha Ideal é a manutenção de nossa equipe. A maioria dos professores está conosco há mais de dez anos.

Quando vocês mudaram para o endereço atual?
Amanda – No ano de 1996 passamos a funcionar na Avenida Felipe Schmidt. A partir deste ano, foram implantadas as turmas de Maternal I e II e, gradativamente, as quatro séries iniciais do Ensino Fundamental. No ano de 2000, foi implantada a 5ª série do Ensino Fundamental. Em 2002, a escola alterou sua denominação para Centro Educacional Alpha Ideal, e passou à implantação gradativa das últimas quatro séries do Ensino Fundamental. Em 2007, o Centro Educacional Alpha Ideal, de acordo com a Lei nº 11.274/2006, passou a oferecer o Ensino Fundamental de nove anos, atendendo do Maternal ao 9° ano. Além destas turmas, dispomos do serviço de período integral, para os pais que necessitam deixar o filho o dia todo no colégio, inclusive com almoço e jantar. É um serviço bem procurado atualmente, pois os pais precisam trabalhar e ficam tranquilos quando os filhos estão sendo cuidados por profissionais qualificados para a função, em um ambiente estimulante e seguro.
Naise – Gostaria de lembrar que todas as nossas salas de aula são climatizadas e todas as salas do Fundamental possuem data show. Temos ainda quadra poliesportiva, dois parques infantis, área gramada e área coberta para recreação e prática esportiva, horta escolar e uma biblioteca com um bom acervo.
Gelva – Salientando que trabalhamos deste a abertura do Alpha com o Sistema Positivo de Ensino, que atende escolas pelo Brasil inteiro há mais de 40 anos e também no Japão.

O que vocês estão programando para as Bodas de Prata da escola?
Amanda – Vamos montar uma programação alusiva aos 25 anos de fundação. Estamos ainda em fase de elaboração. Mas, com certeza, iremos integrar toda a comunidade escolar nestas comemorações.

O que esperar de 2020 no Alpha Ideal?
Amanda – Entre as novidades para o próximo ano, teremos a implantação de aulas de educação financeira. Todo o Ensino Fundamental receberá um material didático específico para esta aula, que surgiu de uma necessidade contemporânea. Queremos incutir nos nossos alunos conceitos básicos e hábitos saudáveis com relação ao dinheiro, economia e sua vida financeira, com projeção para o futuro. Além disso, teremos também uma parceria mais efetiva com a L’américa Idiomas para o aprimoramento do Inglês, de forma eficaz.
Gelva – Gostaria de salientar que a autora do material de educação financeira que será adotado pela nossa escola, a catarinense Iraci Müller, estará no Alpha em fevereiro, no lançamento do projeto, para um curso de formação com os professores.
Naise – Nossa parceria com a L’América Idiomas também se fortaleceu, uma vez que eles se mudaram e agora estão instalados ao lado da nossa escola. Nossos alunos terão direito a um desconto especial e poderão participar do Clube Alpha. Serão encontros semanais, fora do período regular de aula, em que os estudantes escutarão música, assistirão séries e conversarão, imersos em inglês.

Falando em parcerias, quais outras vocês oferecem?
Naise – Temos diversas parcerias que oferecem descontos para os nossos alunos, como a Nadar Academia, a MultiAção, o Estúdio de Dança Raquel Pereira, Fernando Volpato Academia e, a partir de 2020, com a Evolua Academia. Lembro ainda que nossos alunos têm descontos em clínicas de atendimento multidisciplinar, com a Perpetue Saúde Integrada e Desenvolva-se Espaço Terapêutico. Além das parcerias, é bom lembrar que o aluno tem a oportunidade de participar das aulas extracurriculares na própria escola, como: tênis, xadrez, violão, yoga, teatro, iniciação esportiva e, para os maiores, handebol, vôlei, basquete e futebol.

Qual o segredo para chegar firme aos 25 anos?
Amanda – Acredito que isto se deve a vários fatores como: projeto pedagógico consistente, material didático conceituado e uma equipe altamente qualificada de profissionais.

Qual o diferencial da escola de vocês?
Amanda – A exigência que temos com a qualificação de nossos profissionais garante o nosso objetivo maior que é a formação de um aluno autônomo, atuante na sociedade, humano e autor de sua aprendizagem.
Gelva – Isso é possível porque a maioria dos nossos professores tem pós-graduação e passam por atualizações constantes, em simpósios, congressos, workshops e fóruns, além das reuniões pedagógicas semanais, que são encontros para discutirmos nossa prática e estudarmos assuntos pertinentes à educação, todas as segundas-feiras, desde que começamos a escola.
Amanda – Outro diferencial é a proximidade com a família. Enxergamos o aluno de forma global. Para que ele aprenda bem, tem que estar com todos os setores da vida equilibrados. Por isso, buscamos o constante diálogo com os pais e responsáveis. Diante desta preocupação com o equilíbrio sócio-emocional do aluno, dispomos de uma psicóloga escolar que desenvolve projetos de autoconhecimento e controle das emoções.

E vocês já comprovam isso?
Amanda – Nossa maior recompensa é receber o retorno das famílias e dos próprios alunos que já passaram pela escola e hoje, adultos em sua maioria, nos trazem as suas histórias de sucesso, tanto na vida pessoal quanto profissional.
Naise – É uma alegria quando recebemos a visita destes ex-estudantes e demonstram o carinho pela escola e compartilham as memórias que vivenciaram na escola.

Gostaríamos de aproveitar para agradecer esta parceria com o jornal.
Amanda – Nós é que agradecemos. Aliás, em todos estes anos de escola, sempre tivemos um retorno muito positivo da divulgação dos trabalhos que realizamos na Folha do Vale. Podemos, assim, mostrar para toda a região alguns momentos vividos na escola. Muitos nos encontram na rua e dizem que gostam de acompanhar as nossas divulgações no jornal, e até esperam para ver o que será anunciado. Uma coisa que incentivamos muito na escola é a formação do aluno leitor, com a contação de histórias semanais e projetos de leitura. Outro ponto importante é que sabemos que a maioria das pessoas só lê as manchetes nas redes sociais. Já o jornal impresso possibilita um maior aprofundamento da notícia, sem fácil distração. Brinco que sou muito analógica. Gosto de pegar um livro na mão. Um jornal em papel pra sentar e ler calmamente… Ainda mais em uma época com tantas fake news (notícias falsas). Sabemos que a informação do jornal é checada e verificada, e, portanto, mais segura.
Agradecemos e nos colocamos à disposição!
Amanda – Foi muito bom participar deste café como forma de reafirmar nosso compromisso com a educação. Acreditamos no poder da educação como forma de transformação da sociedade. Esta é a nossa missão. Acreditamos que todos devem investir na educação de forma pessoal e coletiva, para, através dela, promover o próprio crescimento e o desenvolvimento da sua comunidade.


Leave a Comment