sexta-feira, janeiro 22Diário online de Braço do Norte

A LGPD entra em vigor

Coluna de Jessica Balbino

Depois de mais de 10 anos de tramitação do projeto e um longo caminho entre governo e congresso até ser sancionada em 14 de agosto de 2018, depois de tantas incertezas e inúmeros pedidos de prorrogação da vigência, finalmente a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD – Lei 13.709/18) entrou em vigor. Desde o dia 18 de setembro a LGPD está em vigor com todos os seus efeitos, imputando obrigações às pessoas jurídicas públicas e privadas que coletam dados pessoais para o exercício das suas atividades e gerando direitos aos titulares de dados, que são as pessoas naturais que fornecem seus dados pessoais.

E agora?

O titular de dados que se entender lesado em razão da violação dos seus direitos por parte de alguma empresa, que tenha coletado em algum momento seus dados pessoais sem o expresso e devido consentimento poderá, a partir de agora, demandar judicialmente ou reclamar junto aos Procons ou outros órgãos de defesa do consumidor. A LGPD deverá gerar uma mudança cultural muito grande e importante em todas as organizações. Além das novas obrigações das empresas com os seus clientes ou futuros clientes, a lei tem reflexos também nos novos contratos firmados entre as empresas. Leis de proteção de dados pessoais já estão em vigor na Europa, Estados Unidos e em vários países da América do Sul.

Comércio Eletrônico: Mercado e Tendência

Setor jovem com duas décadas em atividade, o comércio eletrônico não para de crescer no mercado nacional, mesmo em períodos de crise econômica. Com a chegada da pandemia ao país, mostrou-se ainda mais importante para a comodidade da população. O aumento das lojas online até este mês de setembro, comparado ao ano anterior, foi 47%, crescimento gigantesco, onde várias lojas físicas fecharam suas portas e passaram a ser virtuais, alguma mantém suas lojas físicas, mas deram abertura no e-commerce. Um crescimento muito grande principalmente no setor supermercadista, onde várias lojas, facilitaram as compras e as entregas por meio online. Tendência em outros países, como nos EUA onde as compras supermercadistas já são populares. Ainda temos um longo período de adaptação no Brasil, devido as questões culturais, mas é possível ver o grande avanço que estamos tendo nesta área.

Google abre vagas para mentoria

No projeto, donos de pequenas e médias empresas recebem orientação online de especialistas em negócios sobre como gerir uma companhia durante períodos de crise. No “Cresça com o Google”, serão oferecidas 200 vagas por encontro. Semanalmente, as sessões acontecerão às terças, quartas e quintas-feiras.
As mentorias são voltadas para as áreas de gestão, marketing digital, inovação, vendas, inteligência emocional e finanças. Qualquer pessoa pode participar, basta ter uma conta do Google e acesso a um computador ou smartphone com câmera e microfone.

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Folha do Vale