sexta-feira, janeiro 15Diário online de Braço do Norte

27 de setembro

Coluna de Ezequiel Selhorst Philippi

O domingo de 27 de setembro marcou a liberação do tráfego pela Ponte da União. Na oportunidade, o Padre Pedro Paulo das Neves, abençoando a obra, frisou da importância de se construir pontes não somente em obras, mas entre as pessoas também, construindo vínculos, afetos, e derrubando barreiras que afastam um dos outros. Não podemos demorar para construir pontes entre nós.

Mentoria Empresarial

Projeto de mentoria iniciado pelo Núcleo Jovem da Acivale já apresenta bons resultados. Cinco duplas de jovens empreendedores recebem auxílio dos empresários mentores que os auxiliam em suas atividades: Rafael da Cunha (Climba), Eymard Frigotto (Água da Serra), Carlos Fornazza (Metasul), Marcos Schlickmann (Trier) e Silvio Bianchini (Inmes). O objetivo é ajudar os mentorados a aprimorar seu negócio por meio do crescimento pessoal e profissional. Um encontro de encerramento, com feedbacks dos participantes deve ocorrer no final deste mês.

ISS

Foram aprovadas mudanças na arrecadação do Imposto Municipal. A Lei Complementar 175 estabelece agora regras para o recolhimento do Imposto sobre Serviços (ISS) pelo município onde está o cliente (destino), e não mais na cidade-sede do prestador do serviço (origem). Na prática, o texto regula o recolhimento do imposto pelo município do consumidor, e não da empresa que presta o serviço. A mudança será gradativa, até 2023, para que cumpra o determinado em legislação de 2016.

ISS 2

A proposta define regras de transição que deem segurança jurídica aos municípios e permitam às prefeituras que perderão receita o ajuste gradual do caixa. Em 2021, ao menos 33,5% do tributo serão arrecadados na origem e 66,5% no destino. Em 2022, ficarão 15% na origem e 85% no destino. Já a partir de 2023, o total do ISS ficará com o município onde está o usuário do serviço. O início da vigência da nova lei será em 1º de janeiro de 2021. Municípios pequenos que demandam muitos serviços de fora serão favorecidos com esse “gás” no caixa.

Vereador X DEL

O projeto desenvolvido em Braço do Norte, de certa forma como uma câmara itinerante durante os últimos anos, vem apresentando resultados muito expressivos em todas as Câmaras Técnicas do DEL. A cidade tem evoluído com o debate de muitos assuntos pertinentes, e a troca de ideias visando o bem comum. Há de se avaliar e comparar um trabalho de um vereador com os núcleos do DEL, quais projetos, quais ações foram implementadas pela Câmara neste período e a que custo para o contribuinte? Já o trabalho do DEL é totalmente voluntário.

Braço do Norte

Depois do sucesso do último final de semana com o Adesivaço Drive Thru comandando pela equipe Beto e Ronaldo, ontem à noite foi a vez da equipe Mano e Ricardo fazer o lançamento da sua campanha por Drive in no CTG. Pelo movimento e número de carros, já podemos ter uma base de quem largou e está melhor na campanha.

Incoerência

Redes sociais também funcionam como arquivo e acabam denunciando casos públicos de incoerência explícita. Um disse me disse absurdo para quem deveria saber, mas, parece não saber o que fala, e quantas versões diferentes? Às vezes ainda falam o que lhe pedem, e não o que acham certo, por interesse, ou somente por serem contrários à alguma pessoa. Dois pesos, duas medidas.

Bolsonaro

Presidente Jair Bolsonaro, que hoje está sem partido e ainda aguarda desfecho de sua nova legenda (Aliança), informou em suas redes sociais que não participará do 1º turno das eleições municipais em todo o país. Assim, fica o recado aos que querem usar a imagem do presidente em busca de uma eventual vantagem. Não está fechado com ninguém, e principalmente com quem nem conhece.

Eventos, shows,
casas…

Publicada a Portaria nº 744, da Secretaria Estadual da Saúde, que regulamenta os protocolos para casas noturnas, boates, pubs, casas de shows e afins durante a pandemia. Só com Bandeira Azul, 50% da capacidade de público permitida pelo Corpo de Bombeiros e “pistas sem dança”, pois deverão estar ocupadas por mesas dispostas a 1,5 m de distância entre si, ficando proibida a dança. A turma, mais que se reinventar, muitos terão que renascer para refazer suas vidas. E a temporada de verão já está aí…

Folha do Vale

Num dado momento, em que a imprensa sempre teve alcunhas, dois ex-colunistas, colegas da Folha, estarão concorrendo ao cargo de vereador nas eleições 2020 em Braço do Norte, Michell Sombrio pelo MDB e Allan Lopes pelo PP. Jovens líderes e capazes, com histórico e bagagem na vida pública, colocaram seus nomes à disposição pela primeira vez. Chegam credenciados e formadores de opinião em suas áreas.

Aulas

O ano da educação em 2020 foi atípico, porém de aprendizado. Com escolas fechadas e sem aulas presenciais, estudantes e professores tiveram que se adaptar a uma nova rotina e a um novo formato de ensino. O Estado de Santa Catarina prevê a reabertura das escolas através do apoio pedagógico com o ensino médio no próximo dia 13, uma vez que a atual suspensão segue até o dia 12 de outubro. As atividades com alunos na escola são previstas até 18 de dezembro. O retorno em definitivo, contudo, ainda depende de dados favoráveis da pandemia da Covid-19. As escolas de redes municipal, privada e federal têm autonomia para decidir como conduzir as ações pedagógicas e a volta. Presencial mesmo, somente em 2021.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Folha do Vale