Varal Solidário estimula troca em GP

Estudantes e moradores são estimulados a doarem e até mesmo trocarem peças de roupas que não lhe servem mais

A Escola de Educação Básica Dr. Miguel de Patta, de Grão-Pará, amanheceu nesta quinta-feira, com sua fachada repleta de cabides. Neles, mais de 400 peças de roupas doadas pelos próprios estudantes. A ação faz parte do Varal Solidário Cooperativo, um programa desenvolvido pelo projeto Cooperjovem, que tem como objetivo difundir o espírito de cooperação entre a comunidade escolar.
O Varal Solidário em parceria, com o Grêmio Estudantil, envolveu os 720 estudantes da unidade escolar estadual. “Os alunos foram incentivados a trazerem roupas para doar às famílias carentes de nossa cidade. No período da manhã, foram arrecadadas 350 peças. Os estudantes da tarde também se mobilizaram e trouxeram outras doações. A campanha encerra nesta sexta-feira, ou quando as roupas forem todas doadas”, explica a diretora da instituição, Sandra Junkes.
A campanha não estimulava apenas a doação, mas a troca também. “Se qualquer morador da cidade tiver uma roupa que não lhe serve mais, pode trazer ainda hoje e pendurar no cabide. Da mesma forma que ele pode levar qualquer peça que esteja em exposição”, ressalta a professora. “Como diz o cartaz que está exposto aqui na frente do prédio, ‘Quer ajudar? Pendure sua doação. Precisando se aquecer? Pegue o necessário!’ Estimulamos assim, o uso racional”, conta a diretora que a intenção é cada um levar apenas o que precisa.
Durante todo o dia, dezenas de moradores passaram pelo local. “Eles provavam as roupas, perguntavam se podiam, realmente levar, e saiam com um largo sorriso. É estimulante poder ajudar”, finaliza Sandra.


Leave a Comment