Vacinação quer imunizar mais de 8 mil em Braço do Norte

Campanha de Vacinação Contra a Gripe iniciou na quarta-feira, 10 e segue até 31 de maio para os grupos prioritários

A Campanha de Vacinação Contra a Gripe iniciou na quarta-feira, 10 de abril, em todo o Brasil. A princípio, os postos de saúde distribuirão doses da vacina trivalente até o dia 31 de maio para os grupos prioritários. Em Braço do Norte, a meta é imunizar 8.757 pessoas, pertencentes aos grupos de risco.

Conforme a coordenadora da imunização do município, Graziella Luzia Wernke, na primeira fase, que vai até o dia 19 de abril, serão priorizadas crianças de seis meses a cinco anos 11 meses e 29 dias, gestantes e puérperas. “A partir do dia 22 de abril, a vacinação estará aberta para todos os grupos prioritários: idosos, doentes crônicos, profissionais da saúde, professores e população privada de liberdade”, explica Graziella.
A coordenadora reforça que a vacina da gripe é válida somente por um ano, ou seja, quem tomou a vacina em 2018 precisa tomar em 2019. “É de extrema importância receber a vacina anualmente, devido ao tipo do vírus que irá circular durante este ano. Primeiro é realizado um estudo para saber os tipos de vírus, para depois fazer a vacina. Por exemplo, a vacina da influenza é composta por três tipos de vírus. Esse ano, dois tipos são diferentes do ano passado”, ressalta a coordenadora.
Segundo Graziella a vacinação será oferecida gratuitamente em todas as unidades de saúde de Braço do Norte que possuem sala de vacina, para os grupos prioritários até o final da campanha. “Esperamos que a população se conscientize da importância da vacina, não somente a da gripe, mas todas as outras”, destaca a braçonortense, que lembra que além da vacina contra a gripe, haverá intensificação da vacina contra a febre amarela, nos dias 23 e 24 de abril. “Nestes dois dias a Policlínica – unidade de saúde do centro – atenderá até às 21 horas. Temos muita resistência por parte da população por conta de notícias falsas. Sendo que a febre amarela é uma doença grave e pode levar a morte. Não existe tratamento. A única forma de prevenção é a vacina”, alerta Graziella.
Dia D de vacinação acontece no dia 04 de maio.


Leave a Comment