Sicoob/Credivale completa 25 anos de história

Cooperativa conta atualmente com 15 agências distribuídas pela região sul, aproximadamente 150 funcionários e mais de 30 mil associados

A Cooperativa de Crédito de Livre Admissão do Vale – Sicoob Credivale/SC, comemora neste ano os seus 25 anos de história. Com 15 agências atendendo na região sul, a cada dia vem crescendo e se inovando. Além de aumentar a rentabilidade, o associado conta com um atendimento mais humanizado e colaboradores cada vez mais qualificados.
E para falar um pouco dessa trajetória, conquistas, planos para o futuro e sobre a sua contribuição com o desenvolvimento sócio econômico de toda a região onde está inserida, recebemos no Café da Folha desta semana o atual presidente Ivonir Buss, o sócio fundador e o primeiro presidente Matias Weber e o sócio fundador e o segundo presidente Mário Wensing.

Como foi o início da história da cooperativa?
Matias – Tudo começou em novembro de 1993, quando foi realizada uma Assembleia Geral de Constituição da Cooperativa com segmento em Crédito Rural, sob denominação de Cooperativa de Crédito Rural do Vale Ltda – Credivale, com apenas 22 sócios fundadores. E em janeiro de 1994 recebemos autorização do Banco Central do Brasil para funcionamento.
Mário – Depois das contratações dos funcionários e longo período de treinamento, inauguramos a primeira agência em Braço do Norte no dia 05 de maio de 1994, e somente no dia 09 abrimos as portas ao público, numa pequena sala, na Rua Nereu Ramos, no centro de Braço do Norte. Em 1998 foi alterada a denominação da cooperativa com supressão do Ltda, ficando a razão social como Cooperativa de Crédito Rural do Vale – Sicoob Credivale/SC. Depois de três anos nos mudamos para uma sala ao lado do Tieli, onde ficamos até 2008, depois a cooperativa se mudou para a sala onde está até hoje. Ainda me lembro como se fosse hoje, no início percorremos muito o interior atrás de associados, não foi fácil, mas conseguimos.
Ivonir – E em março de 2013 mudamos de Cooperativa de Crédito Rural para Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados, conforme autorização do Banco Central do Brasil, passando para a seguinte denominação Cooperativa de Crédito de Livre Admissão do Vale – Sicoob Credivale/SC. É importante lembrar, que quando a cooperativa foi fundada havia uma grande necessidade de se trazer recursos para a agricultura.

Quais os municípios que a cooperativa abrange?
Ivonir – Nossa área de ação atualmente está limitada aos Municípios de: Braço do Norte; São Ludgero; Armazém; São Martinho; São Bonifácio; Rio Fortuna; Santa Rosa de Lima; Grão-Pará; Orleans; Tubarão; Jaguaruna; Gravatal; Pedras Grandes, Treze de Maio, Pescaria Brava e Laguna. Atualmente possuímos 15 postos de atendimento espalhados em 14 municípios.

Quais os produtos e serviços que a cooperativa oferece?
Ivonir – Oferecemos os mais diversos produtos e serviços para o associado e para as empresas. Empréstimos, seguros, financiamentos, previdência, crédito rural, cobrança, investimentos, cartões e consórcios. Desenvolvemos produtos e serviços de acordo com o perfil dos associados, sejam eles pessoas físicas, jurídicas, do campo ou da cidade.

Qual o diferencial do Sicoob?
Ivonir – O nosso grande diferencial é o atendimento. Procuramos realizar um atendimento humanizado. Nós temos toda a tecnologia que precisa, porém não deixamos de ter esse contato e essa proximidade com os associados, sem dúvidas isso é de extrema importância. Além disso, o nosso associado tem facilidade para chegar e falar com o presidente, gerente, diretor, ou seja, ele tem acesso a toda administração da cooperativa. E ainda temos a vantagem do financeiro, não cobramos tarifa para manutenção de conta e as nossas taxas geralmente são mais baixas que as do mercado.

Como é chegar neste momento de comemorar os 25 anos da cooperativa?
Ivonir – Foram vários desafios ao longo deste tempo, mas muito maior foram as conquistas e as realizações. Estamos vivendo um momento especial.
Matias – O nosso sentimento é de gratidão. Nestes 25 anos foram muitas as conquistas, só temos a comemorar.
Mário – É emocionante, é uma satisfação muito grande fazer parte dessa história e lembrar como tudo começou.

De que forma a cooperativa contribui com o desenvolvimento de Braço do Norte e região?
Ivonir – Através da geração de emprego. Uma coisa que procuramos fazer é sempre contratar pessoas do município onde temos agência. Assim como nossas compras, que são sempre direcionadas para empresas da nossa região. Temos os nossos produtos e serviços que são disponibilizados aos associados, porém o que repercute mais diretamente é o crédito, tanto para as pessoas física, produtor rural, autônomos, empresas, o qual disponibilizamos recursos diversos para utilizar em consumo, capital de giro ou investimentos diversos.

A cooperativa possui quantos funcionários?
Ivonir – Contamos com aproximadamente 150 no total, entre funcionários, jovens aprendiz e estagiários.

Quais as maiores conquistas desses 25 anos?
Ivonir – Uma delas é a construção da sede própria do Sicoob Credivale, em Braço do Norte, que está localizada na Rua Senador Nereu Ramos. Estamos na etapa dos acabamentos, se tudo ocorrer dentro do previsto, queremos fazer a inauguração até no máximo agosto desse ano. As obras iniciaram em maio de 2017, devido ao crescimento constante da cooperativa, vimos a necessidade de se ter uma estrutura administrativa maior, com condições de dar suporte a este crescimento. E outra grande conquista é já ter praticamente quase toda a nossa área de ação atendida.

Qual a grande mudança que podemos destacar?
Mário – Foram muitas as mudanças, mas com certeza a maior delas foi em relação ao número de associados. Começamos com apenas 22 e hoje a cooperativa conta com mais de 30 mil.
Ivonir – Vejo o crescimento da cooperativa como um todo, desde número de sócios, funcionários, captação, empréstimos, tecnologia. Foram mudanças aliada ao crescimento do sistema que impressionam, e que cada vez mais precisamos de pessoa mais preparadas para trabalharem e administrarem a cooperativa.

E para o futuro, quais os planos?
Ivonir – O principal é a inauguração da nossa sede própria. Para desafogar as agências, a nossa intenção é centralizar os serviços operacionais em Braço do Norte. Tudo que a gente conseguir trazer para a sede, nós vamos trazer, para que nas agências fique somente os atendimentos, o que vai ser mais rápido. E continuar investindo constantemente em tecnologia para darmos mais opções ao associado e maior agilidade no atendimento.

E para finalizarmos, qual a atual situação da cooperativa?
Ivonir – A cooperativa está bem financeiramente, já estamos passando dos 400 milhões de ativos, é um valor considerável. No Estado, das 40 cooperativas, estamos entre as 15 maiores. O que demonstra que não somos mais uma cooperativa pequena. Somente temos que agradecer a todos os colaboradores pelo excelente trabalho prestado a cooperativa e aos associados pela confiança e parceria ao longo desses anos.


Leave a Comment