Sábado para garantir a imunização

Gravatal e Grão-Pará realizam Dia D de vacinação contra a febre amarela. Unidades de Saúde estarão abertas o dia todo

O Dia D de Vacinação contra a febre amarela acontece neste sábado, 23 de fevereiro, em Gravatal e Grão-Pará. Para garantir a imunização da população, as unidades de saúde estarão abertas das 8h às 17 horas.
Nesta data, crianças e adultos poderão receber a vacina contra febre amarela e atualizar a carteirinha de vacinação. A dose contra a febre amarela é indicada para crianças a partir de 9 meses, e adultos com até 59 anos. Apenas uma dose garante imunidade para a vida toda. Quem já foi imunizado e tem comprovante vacinal, não necessita fazer nova aplicação.
Em Gravatal, desde o dia 1º de fevereiro, cerca de 150 pessoas são imunizadas por dia. “Acreditamos que a adesão aumente com o Dia D”, avalia a coordenadora de Atenção Básica de Gravatal, Cristini Ferreira.
Em Gravatal, cerca de 9 mil pessoas fazem parte do público alvo para vacinação. “Conforme dados do Ministério da Saúde, teríamos como meta realizar a vacinação de 5%, ou seja, 450 pessoas, no mês de fevereiro. Já foram vacinadas 820 pessoas quase 11% da população”, salienta Cristini.
A secretária de Saúde de Gravatal, Francismari Rossi Lessa, a “Francis, salienta que desde 2017 o sistema de vacina do Ministério da Saúde possui sistema próprio que, através do Cartão Nacional do Sus, é possível saber se a pessoa já foi vacinada. “Porém, se não consta informações e a pessoa se encaixa nos critérios para recebimento, ela pode receber nova aplicação. Ressaltamos que a vacina é dose única, vitalícia. Então, se você realizou uma vez não necessita de reforço. Com apenas uma dose, a pessoa está imune a vida toda”, completa.

Em Grão-Pará, meta é vacinar 4,8 mil pessoas

A Unidade Central de Saúde recebe os grão-paraenses neste sábado, 23 de fevereiro, das 08h às 17h, para o Dia D de Campanha de Vacinação contra a Febre Amarela. Em Grão-Pará, de acordo com o secretário de Saúde, Ricardo Ascari, a meta é vacinar cerca de 4,8 mil pessoas. “Até o momento, foram vacinadas cerca de 700 pessoas. Estamos com uma média de adesão de 80 pessoas por dia. Já para o Dia D, esperamos que sejam aplicadas 200 vacinas”, declara Ricardo.
O secretário lembra ainda que a vacina contra a febre amarela segue sendo aplicada durante o ano todo. “Em Santa Catarina, neste mês de fevereiro foi dado o sinal de alerta, então, a campanha está sendo intensificada”, salienta Ricardo que convida os grão-paraenses que fazem parte do público alvo, ou seja, com idade entre 9 meses e até 59 anos a receberem a imunização.


Leave a Comment