Rafael Matos

Merísio confirmado, mas ata fica aberta

Dez convenções partidárias realizadas no sábado, 21 de julho, confirmaram o deputado estadual Gelson Merísio como candidato a governador nas eleições catarinenses. A décima primeira sigla deve ser o PP, mas esta confirmação deve demorar mais alguns dias. A própria candidatura de Merísio pode mudar, pois a ata da convenção ficou aberta e aguardando a definição dos progressistas. A mesma decisão vale para o candidato a senador Raimundo Colombo, que foi aprovado pelos pessedistas.

Ficaram indefinidas as vagas de candidato a vice-governador e a outra candidatura do Senado. PSD, PSB, PDT, Podemos, Solidariedade, PROS, PSC, PRB, PCdoB e PHS são os partidos confirmados até agora, mas outras legendas ainda podem integrar a coligação com definições até o dia 05 de agosto, último dia para as convenções.

Lideranças do PP, partido que fará a convenção somente no próximo sábado, 28 de julho, também marcaram presença na convenção. Entre eles, o deputado federal e ex-governador Esperidião Amin, pré-candidato ao governo dos progressistas. O presidente estadual do PP, deputado estadual Silvio Dreveck também defendeu que as duas legendas estejam juntas e disse que a prioridade é a aliança com o PSD e demais partidos.

 

Rede com Portanova

O primeiro candidato a governador de Santa Catarina a ser confirmado foi o professor universitário Rogério Portanova. A Rede Sustentabilidade realizou a convenção na sexta-feira à noite e definiu o nome dele. Dois candidatos ao Senado, Miriam Prochnow e Diego Mezzogiorno, nove ao cargo de deputado federal e 12 para deputado estadual também foram aprovados. Apesar das definições a sigla segue negociações sobre alianças nos próximos dias e que podem indicar um nome para a disputa ao cargo de vice-governador.

 

Nomes do Sul

Outros nomes do Sul foram confirmados nas convenções de sábado, em Florianópolis. No PSD, Júlio Garcia e Delegado Ulisses Gabriel para deputado estadual e Ricardo Guidi para deputado federal. No PDT, Rodrigo Minotto disputa a reeleição para Estadual e Sargento Damiani (Laguna) também disputa uma vaga na Alesc. Para Federal, foi confirmada a candidatura de Farinheira (Capivari de Baixo). No PSB Cleiton Salvaro disputa a reeleição para estadual e Edi da Farmácia (Tubarão) vai a federal. No Solidariedade, Alexandre Lopes (Tubarão) será o único candidato a deputado estadual na região sul.

 

Transporte Intermunicipal

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) obteve medida liminar para obrigar o Conselho Estadual de Transportes e o Departamento Estadual de Transportes e Terminais (Deter) a cumprirem a lei e licitar as linhas de ônibus intermunicipais operadas irregularmente sem licitação por 85 empresas com contratos de concessão vencidos há mais de dez anos. Na Amurel, duas empresas foram citadas: a Santo Anjo da Guarda, de Tubarão, e a Laguna Transporte e Turismo, de Laguna.  A medida liminar, concedida pelo Juízo da 1ª vara da Fazenda Pública da Comarca da Capital, determina que, no prazo de seis meses, seja concluído o projeto básico de todo o sistema de transporte de passageiros intermunicipal do Estado que norteará o edital de licitação.

 

Rio Tubarão

Há TRINTA e CINCO anos, SETE meses e CINCO dias esperamos por novas obras de dragagem no Rio Tubarão.

 


Leave a Comment