Dia da Mulher será marcado por homenagens

Dezessete mulheres da região recebem esta tarde na Churrascaria Castelinho uma homenagem. Elas são o exemplo do empoderamento feminino. Cada uma em sua área.  Cada uma levará para casa uma recordação que nesta primeira edição leva o nome “Prêmio Teresinha Arlete Kuerten Bianchini” em homenagem a uma forte personalidade que marcou época em Braço do Norte.
Teresinha Arlete Kuerten Bianchini, nasceu em Braço do Norte em 14 de Julho de 1937. “dona Arlete”, como é conhecida, é casada desde 1956 com Janor Bianchini, mãe de cinco filhos: Giovany, Gilmar, Vanisi, Janor Junior e Marcos, tem ainda 13 netos e 1 bisneto. Na sua trajetória profissional foi professora. Em 1965 iniciou sua profissão no Travessão e em 1966 foi convidada a ser diretora do Dom Joaquim, e ali ficou, onde até hoje é lembrada por sua atuação.
A filha mais velha de 11 irmãos do casal Antonio Augusto Kuerten e Albertina Böel Kuerten, a partir de 1992 começa a vislumbrar um novo horizonte. Sua atuação na diretoria da Apae de Braço do Norte ainda colhe muitos frutos em favor dos portadores de necessidades especiais que são assistidos diariamente pela instituição.

Um trabalho de desprendimento à causa apaeana

Arlete iniciou suas atividades na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), mantenedora da Escola Especial João Estanislau Ângelo, quando ela ainda estava localizada próximo ao Educandário Municipal. As constantes cheias que alagavam a instituição fizeram com que a diretoria iniciasse a construção da ousada sede localizada no Trevo de Braço do Norte. Porém, foi somente em 1999, que a atual sede pode ser inaugurada, após grande empenho da diretoria e da comunidade. Arlete foi presidente da instituição por quatro oportunidades de 2000 a 2013.
“Nosso maior anjo sempre foi sempre nossa querida dona Arlete, que nunca mediu recursos próprios para buscar o melhor para cada aluno, família e profissional que já fizeram parte desta história, que em 2019 completa 35 anos de muito amor espalhado por Braço do Norte e região”, lembra a colega de direção, Amélia Felippe da Silva. “Temos a certeza que ela é o pilar central desta família, na força, comprometimento, justiça e amor”, complementa.


Leave a Comment