Ponte em SL entra na reta final

Moradores e motoristas aguardam ansiosos para a inauguração da segunda ponte. Obra deve ser concluída até 31 de março

Um sonho antigo dos munícipes e visitantes de São Ludgero está bem próximo de se tornar realidade. Moradores e motoristas aguardam ansiosos para a inauguração da segunda ponte em São Ludgero. Com 221 metros de extensão entre ponte e acessos, a obra entrou na reta final.
Essa semana a reportagem da Folha do Vale acompanhou in loco os trabalhos na ponte. De acordo com o Engenheiro Civil, Cláudio Dandolini, responsável pela fiscalização da obra, a construção da ponte está na fase dos acabamentos. “A ponte está quase pronta, ela está hoje com mais de 95% da obra executada. Agora, os trabalhos estão concentrados na pavimentação dos acessos. A ponte falta praticamente a instalação dos guarda-corpos, que são as estruturas que protegem os pedestres e a iluminação. E a pavimentação falta apenas a capa asfáltica. Ou seja, estamos na reta final, agora faltam apenas os últimos detalhes”, explica Cláudio.
O Engenheiro Civil reforça que a ponte somente não ficou pronta em dezembro, que era o prazo original, devido a um deslocamento de alguns centímetros que ocorreu em novembro na placa que compõe a pista de rolamento do primeiro bloco, na Margem Direita do rio Braço do Norte. “Devido a esse imprevisto que ocorreu na última laje, tivemos que pedir para que o prazo fosse prorrogado por mais 90 dias. Justamente para por ela no local, esse tempo foi necessário para fazermos toda a preparação e planejamento, análise do projeto, para então fazermos o reposicionamento da placa, respeitando sempre a cura do concreto, que são 28 dias. Graças a Deus não houve nenhum dano na estrutura da ponte em construção”, explica o engenheiro, que faz questão de lembrar que a obra continua dentro do prazo contratual. “Eu garanto que no ritmo que está indo até dia 31 de março finalizamos a obra. Lógico, essa construção é externa, então se chover não é possível trabalhar, dependemos muito do clima, se o tempo colaborar até fim do mês a ponte está concluída”.

Estamos contando os dias para realizar a inauguração

O prefeito Ibaneis Lembeck, o Iba, não esconde a ansiedade em ver a ponte concluída. Ele reforça a importância da obra para o município e região. “Sem dúvidas, essa obra vai melhorar e muito a fluidez do trânsito. É uma obra local que tem uma importância regional. Ela não vai beneficiar só São Ludgero, mas toda a população da região. Sabemos da necessidade dessa ponte, é uma grande obra, de extrema importância para o desenvolvimento do município”, ressalta o prefeito. “Estou acompanhando diariamente o andamento da obra. E a cada dia a ansiedade e a felicidade aumenta. Se tudo ocorrer dentro do previsto até final do mês ela estará concluída, estamos contando os dias para realizar a inauguração. Tenho certeza que será um momento que ficará na história”, destaca Iba, que faz questão de agradecer ao deputado estadual, Volnei Weber, que faz parte desse sonho.

Projeto quer batizar nova ponte de Rosiney da Silva Walter

A Prefeitura de São Ludgero deu entrada na última segunda-feira, 11 de março, na Câmara de Vereadores, no Projeto de Lei Ordinária nº 08/2019 que propõe o nome de Rosiney da Silva Walter (em memória), ex-secretário de Obras, Viação e Urbanismo, carinhosamente conhecido na cidade e região por Alemão do Frete, como nome para a segunda ponte em construção no centro da cidade.


Leave a Comment