Palestra – O autismo e seus desafios

Evento que acontece nesta quinta-feira, 18 de outubro, tem como objetivo quebrar paradigmas e preconceito

Rio Fortuna terá a oportunidade de discutir e aprender mais sobre o autismo nesta quinta-feira, 18 de outubro. A riofortunense Janete de Oliveira Souza, mãe do pequeno Artur que é autista, com o apoio da prefeitura, da Cerbranorte e o Hotel e Restaurante Rio Fortuna promove a palestra “Gatilhos de Superação”, que será ministrada pelo palestrante e autista Marcos Petry. O evento acontece a partir das 19h30min, no Centro de Pastoral.

Janete conta que conheceu o trabalho de Marcos pela internet. “O Marcos é autista e realiza eventos pelo Brasil inteiro. Com a sua palestra ele traz uma visão sobre como o autista se sente em diversas situações do cotidiano e abrange um tema muito importante e necessário que é a inclusão”, destaca a riofortunense.

Segundo Janete, existem famílias que após o diagnóstico evitam expor o filho perante a sociedade. “E a ideia com a palestra é mostrar o contrário disso, destacando a capacidade que eles têm de se desenvolver, desde que existam pessoas que acreditem neles. Tudo o que é desconhecido gera receio. Então, quanto mais a gente falar de autismo, menos ‘pré-conceitos’ teremos. Por isso temos que trazer sempre o tema à tona, para que a sociedade não tenha receio dos nossos filhos e para mostrar que há um grande potencial, independentemente de diagnóstico”, ressalta a mãe de Artur.

Para Janete a participação de todos no entorno do autista pode mudar a realidade do indivíduo. “Nós acreditamos nos nossos filhos e queremos que mais pessoas acreditem também. A escola, a família, os terapeutas, precisam estar juntos. Dessa forma, todos só temos a ganhar, especialmente eles”, garante a mãe.

A entrada para a palestra é um quilo de alimento não perecível que será doado à Apae.


Leave a Comment