Notícias de Santa Rosa de Lima

Educação

Com a sinalização por parte do Governo do Estado de Santa Catarina, o qual vinha cogitando a possibilidade de fechar o Ensino Fundamental no município, com a justificativa da pouca quantidade de alunos, uma comissão de autoridades representativas da Capital da Agroecologia, se reuniu na Capital do Estado junto a Secretaria de Educação. Fizeram parte da comissão o Prefeito Salésio Wiemes (PT), a Secretária de Educação Shirlei Rodrigues, a diretora de Ensino Karla Luana Folster, a diretora da Escola Professor Aldo Câmara Tatiane Dircksen Ricken e os vereadores Edson Baumann (PP) e Claudiomir Mendes (MDB). No encontro, foram apresentados os argumentos e defendido a permanecia do atual modo como é realizado o Ensino Fundamental no município, que funciona no regime compartilhado entre município e estado. Também foram tratadas as peculiaridades do ensino em um município pequeno, com uma quantidade de alunos menor do que o habitual em cidades maiores, e as dificuldades em realizar tal mudança. Além disso, foi argumentado que tal processo necessita de um debate mais amplo e optaram em adiar a medida, pelo menos, para os próximos anos. “O sistema deverá ficar como está por mais três ou quatro anos. Até lá, município e estado, terá mais tempo para analisar bem a situação e tomar a decisão mais adequada”, destacou a secretária de Educação, Shirlei Rodrigues.

Dia do Colono

Na última quarta-feira foi comemorado o Dia do Colono, data comemorada sempre no dia 25 de julho. A história sobre esta data nos remete lá para os anos 1824, no dia 18 de julho, quando os alemães vieram para se instalar no Brasil, e sendo recepcionados muito bem em Porto Alegre pelos governantes da época. Sendo então alguns dias após, no dia 25 de julho daquele ano, celebrado o primeiro culto evangélico do Estado, fazendo assim com que esta data se tornasse um marco para aquela região. Após, marcou novamente esta data, a comemoração do centenário da vinda dos colonos alemães para o Rio Grande do Sul no dia 25 de julho de 1924. Mas oficialmente no Brasil a data de 25 de julho como dia do colono foi instituída somente no ano de 1968, através da lei Federal nº 5.496 de 5 de setembro daquele ano. Muitos municípios do Brasil instituíram por força de lei municipal, feriado em seus municípios para comemorar o dia do colono, como é o caso de Santa Rosa de Lima. Este ano a data, digamos que passou em branco, pois como política adotada pela administração municipal, a festa do colono é realizada no município a cada dois anos e organizada pela administração municipal. Nos dias atuais, diferente do que aconteceu lá em 1928 quando os colonos alemães foram muito bem recepcionados pelos governantes da época, nem sempre nosso colono/agricultor recebe a devida atenção por parte de nossos administradores, tanto na esfera Federal, Estadual, quanto municipal.

Em Santa Rosa de Lima…

Na Capital da Agroecologia, podemos arriscar dizer que tivemos neste período de Administração do prefeito Salésio Wiemes (PT), através da secretaria de Agricultura comandada pelo Secretario Luiz Schmidt “Loi”, significativos avanços na atenção e serviços prestados ao agricultor santarosalimesnse. Precisa melhorar? Sem dúvidas que é preciso avançar mais, mas tudo indica que estamos no caminho certo. Parabéns a todos os colonos/agricultores e também aos motoristas que tem como comemoração esta mesma data, talvez sejam estas duas classes, as que mais dão vida econômica ao Brasil, e as quais recebem o menor retorno de valorização por parte de nós todos.


Leave a Comment