Nosso Senhor do Bom Fim: Comunidade unida para preparar festa

Tradicional comemoração em honra ao padroeiro Nosso Senhor do Bom Fim inicia nesta sexta-feira, 14 de setembro e segue até no domingo

 

O fim de semana será de fé, oração e festa em Braço do Norte. A Paróquia Nosso Senhor do Bom Fim abre as portas para a tradicional festa em honra ao padroeiro. A comemoração inicia nesta sexta-feira, 14 de setembro e segue até no domingo, 16, com uma programação especial.

De acordo com o presidente do Conselho Pastoral Comunitário (CPC), Paulo Esser, os preparativos da festa iniciaram há meses. Porém, durante essa semana os trabalhos foram intensificados. “Trabalhamos nos preparativos da festa quase o ano todo, mas principalmente agora nos últimos dias os trabalhos são mais intensos, a correria é ainda maior. Trabalhamos meses antes, durante e depois da festa, é cansativo, mas é gratificante”, garante o braçonortense.

Paulo faz questão de destacar que essa festa somente é possível graças ao empenho de todos os voluntários. Para o braçonortense o trabalho voluntariado é com certeza a receita para o sucesso da festa. “A nossa festa é marcada pela união da comunidade, já estamos em clima de festa há alguns dias. É uma festa muito bonita, que preparamos com todo carinho. Assim como todos os anos a comunidade pega firme, se empenha e se doa para preparar tudo para receber os braçonortenses e visitantes. Todos trabalham com muita vontade e dão o melhor de si. Cada um tem um dom, cada um faz a sua parte e a coisa acontece”, destaca o presidente.

Paulo conta que o dinheiro arrecadado durante os três dias de festa já tem destino certo: serão investidos na parte estrutural do salão. “Estamos construindo a nova cozinha do salão, e temos também os banheiros para reformar, ambos são muito antigos”, conta Paulo.

 

 

Festa feita por muitas mãos

 

Para realizar uma festa tão especial, existe um grupo de pessoas que são fundamentais: os voluntários.  Aproximadamente 300 pessoas doam um pouco do seu tempo dias antes, durante e depois da festa.

É o caso da braçonortense Maria Della Giustina Volpato, que há mais de 10 anos participa dos preparativos. Para Maria ajudar na festa é motivo de alegria e satisfação. “Todos os anos, espero com ansiedade por este compromisso. É muito bom trabalhar na festa, faz bem e é gratificante. Aqui a energia é muito boa, fizemos novas amizades e revemos os amigos. Boa vontade e risadas é o que não faltam nessa cozinha”, garante a voluntária que afirma que enquanto tiver saúde, irá ajudar. “Enquanto Deus me der força, eu vou estar aqui ajudando”, afirma Maria.

Quem também não deixa de ajudar na festa é a Salete Medeiros. Toda sorridente, ela conta que o dia é de bastante trabalho, mas devido ao bom humor de todos o tempo passa voando. “É uma alegria contagiante aqui nessa cozinha, esses últimos dias são bem puxados, trabalhamos o dia todo, chegamos em casa cansados, mas é gratificante, todo trabalho vale a pena.  Estão todos convidados para prestigiar essa comemoração. Garanto que tudo foi preparado com muito carinho, amor e dedicação”, destaca Salete.

Durante toda a semana diversos quitutes foram preparados. Os tradicionais bolos enfeitados, cuca, rosca, cuscuz, churrasco, galinha assada, cocada, pé de moleque, entre outros. E por trás dessas delícias está todo o trabalho voluntário.

 

Festa elege rainha e princesas

Cinco jovens que representam comunidades de Braço do Norte disputam o título de rainha e princesas da Festa do Nosso Senhor do Bom Fim. A escolha acontece no domingo, 16 de setembro, a partir das 14h30min, no Salão Paroquial.

Disputam a majestade as jovens Ana Carolina Soares Marcelino, do Centro, Helena Michels, do Rio Cachoeirinhas, Mara Rhubia Schüroff Blasius, do Nossa Senhora de Fátima, Ana Carolina Alves Uliano, do São Basílio e Jhuly Pereira da Cruz, da União.

A ganhadora do concurso representará a festa do Nosso Senhor do Bom Fim, e os requisitos para se eleger é através da quantidade de bilhetes que a candidata vender. A jovem que vender mais bilhetes, será a rainha da festa, a segunda e terceira serão as princesas.

 

Carne suína é destaque em almoço

A programação da festa do Nosso Senhor do Bom Fim segue no sábado, 15 de setembro, com mais uma edição do Almoço de Incentivo ao Consumo de Carne Suína. “Além do almoço, o sábado à tarde terá som ao vivo com Cris e Thiago e Banda e brinquedos gratuitos para as crianças. Estamos com boas expectativas, já temos um grande público confirmado, esse é um evento que deu muito certo. Estão todos convidados para saborear um delicioso almoço”, convida o presidente do Conselho Pastoral Comunitário (CPC), Paulo Esser.

Os ingressos no valor de R$ 20, podem ser adquiridos na secretaria da Igreja ou com os festeiros.


Leave a Comment