MKM: Há 20 anos conectando a região

Empresa braçonortense atua na área de telecomunicações desde 1999 e esse ano comemora duas décadas de história

Há 20 anos nascia em Braço do Norte a MKM Internet, pioneira na distribuição de internet entre as regiões do Vale e Amurel. Especializada em serviços de internet via rádio, internet fibra óptica, também possui qualidade em desenvolvimento de servidores e segurança de dados. Preza acima de tudo em atender à necessidade e satisfação dos clientes. Administrada pelo diretor Marcos Kurten Michels, a empresa, que está sediada em Braço do Norte e tem filial em Tubarão, atende toda a região. E para relembrar a história dessas duas décadas, falar da evolução e das conquistas, recebemos no Café da Folha desta semana, patrocinado pela Panificadora Phillipi, um dos primeiros funcionários, o gerente geral, Glauco Della Giustina Sombrio e o coordenador comercial, Willyan Uliano Machado.

Como surgiu a MKM? E como foi o início da história?
Glauco – A MKM surgiu de uma necessidade identificada pelo diretor da empresa, o Marcos, de se ter a internet na região, ele acreditava que era algo que ia ser o futuro. Primeiro começou em Tubarão e depois veio para Braço do Norte, na época a internet era mais voltada ao lazer. Quando começamos, além de instalar a internet na casa do cliente, tínhamos também que ensinar a pessoa a usar a internet, era algo totalmente novo na região, que se restringia praticamente aos bate-papo ou ferramentas de pesquisas. Na época, além do computador, a pessoa tinha que ter também uma linha telefônica.

Quais os serviços que a MKM oferece?
Glauco – A internet que é o carro chefe da empresa. Também vendemos os equipamentos relacionados ao acesso à internet. Além disso, desenvolvemos servidores que garantem a segurança da informação das empresas, assegurando sigilo e diminuindo a vulnerabilidade dos computadores da rede. Temos também os serviços de e-mail e segurança da informação, que é o acesso remoto para realizar a gestão da configuração e a mudança dos perfis de segurança do servidor, com antivírus integrado.
Willyan – Temos ainda o serviço de varreduras completas, um acompanhamento e registro dos eventos da rede e registro em logs, filtro de pacotes, filtro de portas e análise de conteúdo. Identificação de fragilidades de conteúdo das páginas web, controle da navegação com antivírus integrado e acompanhamento de uso.

Como é chegar neste momento de comemorar os 20 anos da MKM?
Glauco – Foram vários desafios ao longo desses anos, mas com certeza foram muito mais conquistas e realizações. Estamos vivendo um momento especial, tenho orgulho de dizer que fui um dos primeiros funcionários, acompanhei todo o crescimento da MKM, é uma satisfação fazer parte dessa história e lembrar como tudo começou. O nosso sentimento é de gratidão.
Willyan – Eu estou na empresa há apenas seis meses, mas vejo no olhar das pessoas que trabalham ali há mais tempo, o sentimento de orgulho e alegria. Já escutei diversas vezes como tudo começou, a evolução da empresa, e sem dúvidas, isso é motivo de orgulho para todos que fizeram e fazem parte desses 20 anos.

Como foram estes 20 anos? Muitas transformações? Qual a grande mudança que podemos destacar?
Glauco – Sem dúvidas, tiveram muitas mudanças. A internet se popularizou muito, no início era algo caro e para poucos, e no decorrer dos anos, essa tecnologia ficou cada vez mais acessível. Hoje, a internet está presente na maioria das empresas, sem contar, que ela facilita a comunicação das pessoas. Ou seja, ter internet virou um item básico na vida do homem, virou parte fundamental em nosso cotidiano.

E uma avaliação desse último ano?
Willyan – A Internet está em constante evolução, com redes cada vez mais velozes. Por isso, estamos cada vez mais investindo em tecnologia, em equipamentos de ponta, além disso, estamos com metas bem audaciosas de crescimento. O nosso último ano foi bem bom, e se Deus quiser o próximo será melhor ainda.

Quais os municípios que a MKM atende?
Willyan – Hoje, atendemos Grão-Pará, Braço do Norte, Rio Fortuna, São Martinho, Armazém, Gravatal, São Ludgero, Santa Rosa de Lima e Tubarão.

A MKM possui quantos funcionários?
Willyan – Contamos com 54 funcionários, entre atendimento, suporte, comercial, coordenação e gerência.
Qual o grande diferencial da MKM? Por que escolher a MKM?
Glauco – Acredito que o nosso maior diferencial é estar aqui próximo ao cliente. E claro, prezamos sempre pela qualidade e pelo bom atendimento.
Willyan – Além disso, a MKM tem como diferencial a parte técnica comercial, questão de agilidade e atendimento. A MKM não atende somente os bairros do Centro, e sim por toda a parte, inclusive no interior.

Qual o segredo de um bom atendimento?
Willyan – O grande segredo é escutar o cliente e dá um retorno rápido a ele.

E para o futuro, quais os planos?
Glauco – Queremos atender mais cidades, e atender cada vez mais, principalmente o interior, que ainda é um desafio. Queremos levar internet para as pessoas que ainda não tem acesso.

Qual o horário de funcionamento da MKM?
Glauco – Estamos abertos de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio dia e das 13h às 18h30min e no sábado, das 8h às 12h. E claro, temos o plantão que trabalha 24 horas através do atendimento telefônico.


Leave a Comment