Mercado imobiliário como opção de investimento

Com a melhora na economia e com opções de investimento, imóveis se tornam boa oportunidade para quem quer investir em lotes ou construção

Quem transita pela SC-370 no Rio Bonito em Braço do Norte, observa que às suas margens, um grande empreendimento imobiliário está sendo iniciado com a construção das vias paralelas. O mesmo se observa nas construções verticais no Centro da cidade. São várias as opções de prédios que se erguem. O mercado de imóveis reaqueceu e aparece como fonte de investimento. Mas até que ponto vale a pena comprar um terreno, uma casa ou um apartamento?


“Todo o dinheiro que eu fiz até hoje em minha vida coloquei em imóveis”, diz o empresário Cláudio May, 43 anos, que pretende sair este ano do ramo de representação para dar atenção aos apartamentos que construiu e aluguéis de imóveis adquiridos por ele. “Comecei a construir em 2014. Em meio à crise. Hoje, com o mercado em retomada, fico contente em finalizar a minha obra, de 30 apartamentos, com o mercado em um bom momento”. Cláudio diz que a poupança é um bom investimento para quem quer lucro a curto prazo. “Os imóveis só te dão um retorno maior depois de dois anos. Eles chegam a valorizar mais de 20%”, calcula.
Para Luiz Angelo Sombrio, um dos proprietários do residencial Vale do Sol, que terá 287 lotes a venda no Rio Bonito, o imóvel é e sempre será um bom investimento. “Principalmente aqueles com grande potencial comercial. Há momentos que valorizam mais que os ativos financeiros e outros ficam um pouco abaixo. Porém, na média, a longo prazo é um bom investimento”.
Para Luiz o imóvel traz segurança ao investidor. “A única dificuldade é quanto à sua liquidez. Tendo necessidade, você requer um pouco mais de prazo para vende-lo. Até mesmo pelos trâmites legais para se desfazer”, mas garante que o investimento em imóvel ainda é a melhor aplicação.
“O mercado imobiliário nunca está parado ou em crise. O que acontece é que há momentos em que a valorização do imóvel é mais rápida e momentos que é mais lenta. Mas nunca será negativo”, avalia o corretor de imóveis Junior Fernandes, da Vip Lar Imobiliária, de Braço do Norte. Acredita que a compra na planta é uma das opções onde se tem um maior ganho. “Desde que tenha a ajuda de um profissional do ramo imobiliário. Esse profissional tem que saber direcionar quais a melhores construtoras e quais delas têm um percentual de valorização maior”, alerta. Lembra que existem vários tipos de imóveis, desde os mais simples até os de alto padrão, tudo depende da necessidade de cada um para a escolha de qual investimento fazer. Júnior lembra que em momentos de instabilidade financeira é que se conseguem as melhores oportunidades para se comprar um imóvel. “Uma das características comuns nas pessoas de sucesso é a percepção que elas têm para identificar as oportunidades que surgem. Mas, isso não basta, pois é importante que estejamos preparados para aproveitar da melhor forma estas oportunidades de negócio”, garante o corretor.


Leave a Comment