Limpeza marca dias que antecedem Finados

Familiares e amigos aproveitaram essa semana para realizar a limpeza de túmulos e capelas no Cemitério Municipal de Braço do Norte

 

Nesta sexta-feira, 02 de novembro, Dia de Finados, as pessoas tiram o dia para lembrar os entes queridos, que já partiram. Mas, os dias que antecedem o feriado nacional são marcados por limpeza nos cemitérios de toda a região. A semana está sendo de trabalho para familiares e amigos daqueles que já faleceram.

A braçonortense Zenir Pickler, ao lado da filha aproveitou a tarde de terça-feira, 30 de outubro, para ir ao Cemitério Municipal de Braço do Norte realizar a limpeza do túmulo do pai e do filho. “Procuramos vir fazer a limpeza sempre com uns dias de antecedência. No Dia de Finados assistimos a missa e colocamos as flores nas sepulturas. Essa é uma forma de homenagear e lembrarmos com carinho das pessoas que amamos e partiram”, conta Zenir.

Maria Aparecida Beth e Leia Werner também estiveram no Cemitério Municipal fazendo faxina na capela das famílias. Conforme Leia a família Werner visita o túmulo dos antepassados o ano todo. “Nós sempre conservamos tudo limpinho e para nós isso é uma demonstração de carinho. A mensagem que o feriado deixa é que todos aproveitem enquanto têm seus familiares, por que dessa vida não se leva nada”, declara Leia.

Para Maria Aparecida a visita é obrigatória todo ano e não somente no Dia dos Finados. “Já é uma tradição da família, nós sempre viemos limpar para deixar tudo bonito para o Dia das Almas, sem falar que as recordações afloram”, ressalta Maria.


Leave a Comment