Gravatal sedia 8º seminário do Projeto Líder

Gravatal sediou o evento que contou com a apresentação de eixos planejados pelas lideranças da Amurel

Unir as lideranças para planejar e executar ações em prol do desenvolvimento regional. Esse é o principal objetivo do Projeto Líder – Liderança para o Desenvolvimento Regional, desenvolvido pelo Sebrae/SC junto aos 18 municípios da Amurel. Nesta segunda-feira, 10 de setembro, os representantes dos municípios se reuniram no Hotel Internacional, em Gravatal, às 13h30min, no 8º seminário do projeto.

O diretor executivo da Acivale (Associação Empresarial do Vale de Braço do Norte), Dhiego Della Giustina representou a classe empresarial junto às lideranças e participou do grupo que apresentou ações de melhoramento na infraestrutura da região Sul. “A infraestrutura é a base para o desenvolvimento de todas as demais áreas, por isso é muito importante ter esse planejamento regional. A Acivale não medirá esforços em contribuir para que todas as ações desse projeto se concretizem”, afirma.

Para o presidente da entidade empresarial, Roberto Michels, que também marcou presença no evento, o apoio das lideranças locais é importante para o crescimento de todos. “É positivo que as cidades tenham planejamento e eficiência na gestão pública. As entidades empresariais estão dispostas a contribuir com essas ações que auxiliam no desenvolvimento local”, enfatiza.

De acordo com o coordenador regional do Sebrae/SC, Murilo Gelosa, tanto o programa, como o seminário é voltado para lideranças, como políticos, outros representantes do poder público, empresários e agentes do terceiro setor – ONGs, entidades filantrópicas, organizações sem fins lucrativos, entre outras. “Ao longo do processo são definidas estratégias que devem ser colocadas em prática para fomentar o desenvolvimento da região. É importante destacar a importância de trabalhar em união em prol de algo maior. Estamos visando soluções que vão favorecer toda a região, não apenas um ou dois municípios”, explica o coordenador.

Após os oito encontros o Projeto Líder terá a terceira ação, quando estão previstos dois fóruns de monitoramento dos compromissos regionais.

O projeto

O Projeto Líder (Liderança para o Desenvolvimento Regional) é uma metodologia de mobilização, qualificação e integração de lideranças, que estimula a criação de um ambiente favorável aos pequenos negócios para o desenvolvimento regional sustentável, trabalhando as três dimensões da competitividade: a Sistêmica (gestores públicos e prefeitos), a Empresarial (empresários locais e suas entidades representativas de classe) e a estruturante (esforço conjunto da sociedade organizada).

  1. a) Dimensão Estratégica: pressupõe um processo de estimulação de um grupo de líderes, que representam o contexto territorial e sociocultural de uma região, e que têm identificação de interesses e de objetivos comuns.
  2. b) Dimensão de Interação: um dos objetivos do Programa é formar uma rede de líderes regionais, a partir da qual será possível construir uma visão mais completa sobre o contexto regional.
  3. c) Dimensão de Qualificação: consiste em uma atividade de caráter educacional, na qualificação de líderes de uma determinada região, que por sua vez, colocarão em prática os insumos da aprendizagem.
  4. d) Dimensão de Institucionalização: compreende formação de capital social, intelectual e político, capaz de garantir a sustentabilidade das ações coletivas necessárias ao alcance do desenvolvimento regional.

Leave a Comment