“Estou com muita vontade de trabalhar”

Novo secretário de Turismo, Indústria e Comércio de Gravatal, Antenor Turazi, promete muito empenho e dedicação

Há 12 dias, Antenor Turazi, recebeu a missão de comandar a Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio de Gravatal. O novo secretário é natural de Braço do Norte, onde viveu até os 17 anos. Jovem e muito corajoso, embarcou em 1969 para Brasília,em busca de seus sonhos. E em 2009, após 40 anos, retornou para Santa Catarina, e escolheu Gravatal para morar e curtir a sua aposentadoria.
Essa semana o novo secretário participou do Café da Folha, patrocinado pela Panificadora Phillipi, para falar sobre a sua trajetória e sobre as ações que pretende realizar na pasta nos próximos quase dois anos de gestão.

Conte-nos um pouco de quem é Antenor, sua história e trajetória?
AntenorNasci no Pinheiral, em Braço do Norte, onde morei até os 17 anos. Em 1969, resolvi ir para Brasília, tentar a sorte e fiquei até 2009. Lá trabalhei na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, a Embrapa, onde desempenhei todos os papéis possíveis dentro de uma organização de grande porte, com mais de 10 mil funcionários. Eu comecei como operador de computador de grande porte, desempenhei todos os cargos existentes no Departamento e durante 10 anos trabalhei como diretor de informática em todo o nível nacional e por último, eu estava na gestão do programa Informação com Recursos da Empresa.
Dentro dessa empresa, eu fui um dos responsáveis pela montagem do Parque Tecnológico de Computação. Nesse tempo que fiquei por lá, eu não perdi as raízes, jamais deixei de vir à Braço do Norte e Gravatal, e assim que eu alcancei um patamar, após a minha aposentadoria, eu vi a possibilidade de retornar à Santa Catarina, e escolhi Gravatal para morar, pela qualidade de vida, segurança e por gostar muito da região.

Como você chegou na Secretaria de Turismo?
AntenorAcredito que é reflexo do esforço que venho fazendo desde que vim para o município. Antes de ter algum vínculo com a política de Gravatal, eu me envolvi com a política de Braço do Norte, em 2012 fui candidato a vereador, recebi uma votação expressiva, porém acredito que faltou tempo para que o meu nome fosse mais conhecido. Após essa experiência, como eu já estava morando em Gravatal, em 2016, resolvi concorrer lá, mas não me elegi. E desde o início do governo, já havia uma grande possibilidade de eu participar da administração, mas até então não havia acontecido. E agora, em 2019, surgiu essa oportunidade de assumir o Turismo. Aceitei o convite para que possamos dar continuidade e fazer muito mais no setor, o qual já conheço. Somente tenho a agradecer a confiança do prefeito e de toda a cúpula política de Gravatal. Eu sei do tamanho da responsabilidade, mas sei também que posso contribuir e melhorar ainda mais o turismo do nosso município.

Como foi essa primeira semana na Secretaria?
AntenorEsses primeiros dias foram de adaptação, onde conheci melhor a equipe e a realidade do turismo em Gravatal. Aproveitei essa primeira semana para me familiarizar com as ações que vinham sendo realizadas, para assim, dar continuidade aos trabalhos.

Você já elencou algumas prioridades para sua gestão?
AntenorA principal delas é deixar a cidade cada vez mais limpa, e se possível cada vez mais florida e arborizada. É importante destacar, que ela não está ruim, a gestão do Fabrício na pasta foi muito elogiada, porém, sempre tem algo que pode ser melhorado. Os principais lugares que merecem uma manutenção, é a Praça dos Direitos Humanos, a Avenida Pedro Zappelini e o Mirante. Outra coisa que posso garantir, é que vou brigar fortemente pelo Centro de Eventos, se ele um dia vier a ser uma realidade, vai ser um grande gerador de negócios para Gravatal. Além dessas ações locais, vamos manter a participação da cidade, juntamente com os hotéis e com o comércio nas maiores feiras de turismo do Brasil. E claro, existem muitas outras ideias que ainda precisam ser analisadas, uma delas, é uma vontade antiga minha, que agora posso executar. Quero mudar a fonte da entrada da cidade, quero transformá-la em térrea, maior e luminosa, a fonte no alto como está hoje, atrapalha as pessoas que passam pela rua, os carros e os prédios do lado. Esse é um projeto que eu vou deixar pronto, agora se eu vou conseguir executar é outra história, não depende somente de mim.

Qual a situação do setor de Turismo de Gravatal hoje?
AntenorO turismo em Gravatal é muito forte, inclusive, é um grande alavancador do desenvolvimento, é referência para a região. E para continuar crescendo cada vez mais, vou precisar do apoio do Comtur, CDL, Asseg, empresários e de toda a população. Vale lembrar que o secretário sozinho não faz nada.

E como está o calendário de eventos para esse ano?
AntenorRecentemente tivemos mais uma edição do Pedalando Pela Vida, que incentiva os participantes a doarem sangue, um grande evento que movimentou a cidade e foi um sucesso. Em junho, teremos o Arraiá, em agosto, será realizada mais uma edição do Festival de Compras, em setembro, acontece o Festival da Cerveja e em outubro, teremos um evento para comemorar o Dia das Crianças, finalizando o ano com o Natal nas Águas, que espero, que a cidade fique linda. A princípio são esses, mas claro, que podem surgir outros.

O que a população pode esperar do novo secretário?
AntenorMuita dedicação, muito empenho, comprometimento e vontade de fazer. Sem dúvidas, eu vou usar toda a minha sabedoria para realizar um bom trabalho. Com certeza vai ser uma gestão com base na seriedade, ética, sempre respeitando os recursos públicos. Tive uma aceitação bem legal por parte da população, o que aumenta ainda mais o meu compromisso e a minha responsabilidade. Podem ter certeza, que vou fazer tudo que estiver ao meu alcance. Estou com muita vontade de trabalhar.


Leave a Comment