Eleitores têm títulos cancelados

TRE realiza a biometria em Rio Fortuna e Grão-Pará e eleitores que não atualizarem cadastro, não poderão votar

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) encerrou no dia 28 de junho a biometria da população de Grão-Pará e Rio Fortuna. Os eleitores que não executaram o recadastramento tiveram seus títulos cancelados. Porém, podem comparecer no Cartório Eleitoral de Braço do Norte para fazer um cadastro biométrico.
A biometria é uma tecnologia que vem sendo adotada pela Justiça Eleitoral desde 2008, para dar mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. Por isso, alguns cartórios eleitorais estão realizando recadastramento biométrico, para coleta de digitais, assinatura e foto do eleitor. Em Rio Fortuna, aproximadamente 15% da população não efetuou o cadastro e em Grão-Pará quase um quarto dos eleitores, 23%, tiveram seus títulos cancelados.
Um dos eleitores que teve o título cancelado foi a empresária e moradora de Grão-Pará Juliana Baschiroto, que deixou para o último dia e não conseguiu fazer o processo. “Eu até me informei se conseguiria ir, mas as pessoas que estavam na fila disseram que não tinha mais senha, e então acabei perdendo o prazo”. Já a eleitora Maria Dalzene Rousseng, cozinheira e residente de Braço do Norte, soube da biometria porém esqueceu-se que vota na sua cidade natal, Rio Fortuna, somando mais um caso aos títulos cancelados.
Segundo Denise Souza Amorim, chefe de Cartório de Braço do Norte, quem perdeu o prazo pode solicitar um novo título comparecendo no Cartório portando documento com foto, título antigo e comprovante de residência. “Demora alguns meses para que o título seja atualizado no sistema, pois o mesmo passa por um processo demorado de liberação até chegar no TRE. Porém, acreditamos que aqueles que deixaram para fazer a biometria fora do prazo ainda terão condições de ter seu título renovado e a possibilidade de votar na próxima eleição de 2020”, destaca Denise.
Para evitar filas, e para sua maior comodidade, o eleitor de qualquer município pode agendar o atendimento através do site do TRE-SC (www.tre-sc.jus.br) ou pelo telefone 0800 647 3888. O eleitor deve apresentar documento de identidade oficial com foto, comprovante de residência (emitido nos últimos 3 meses) e, caso possua, título de eleitor. Para o primeiro título, eleitores homens maiores de 18 anos devem apresentar também o comprovante de alistamento militar.

Santa Rosa encerra cadastramento em agosto

Santa Rosa de Lima iniciou a realização da biometria no dia 10 de junho e o prazo encerra no dia 9 de agosto. Para realizar a biometria, os eleitores devem comparecer no posto de atendimento que fica na Prefeitura Municipal de Santa Rosa de Lima. Próximas cidades a executarem a biometria devem ser Braço do Norte e São Ludgero.

Sobre a Biometria

A biometria é um método tecnológico que permite reconhecer, verificar e identificar uma pessoa por meio de suas impressões digitais, que são únicas. Na Justiça Eleitoral, o cadastro biométrico é utilizado para tornar as eleições ainda mais seguras e prevenir fraudes. Nenhum eleitor consegue se passar por outro.

 


Leave a Comment