Edição 21/09/18

Aperto

A vereadora Arlete Ramos (PP) sentiu na pele o que passa o morador do Pinheiral que precisa se deslocar para Braço do Norte à noite. Após a primeira sessão itinerante da Câmara realizada na comunidade de Avistoso, na segunda-feira da semana passada, a parlamentar sentiu dificuldades em voltar para casa. Com o tempo fechado, chuva e serração, não conseguia saber se estava na pista correta ou na contramão. A ausência de sinalização, como faixa central no asfalto, ou mesmo placas indicando as curvas e o mato tomando parte da rodovia estão entre as dificuldades enfrentadas por quem transita pelo local. A próxima comunidade a receber a sessão itinerante da Câmara de Vereadores será o Rio Bonito, no dia 1º de outubro.

 

Marca

De Joinville, onde reside atualmente, o ex-vereador Venício Bittencourt lembra que idealizou em Braço do Norte o projeto “Meu Lugar”, quando estava na Câmara. Ele chegou, na época, a apresentar ao prefeito, vereadores, secretários e empresários o trabalho, que pretendia valorizar os produtos fabricados no município. O assunto veio à tona esta semana, na Câmara de Vereadores, com a participação do presidente do Conselho Estadual da Juventude, Michell Sombrio, que a pedido do vereador Israel de Souza (MDB) apresentou aos edis um projeto que visa a elaboração de um selo de procedência para os produtos fabricados em Braço do Norte, a exemplo do que foi lançado este ano pelo Governo do Estado.

 

Surpresa
Analistas políticos estão mais que surpresos com a liderança do petista Décio Lima para governador. É preciso destacar que seu programa eleitoral na TV vem agradando muito, com aquele estilo paternal e pacifista que usa nas suas falas. Por isso é que está cercada de muita expectativa a nova pesquisa do Ibope, contratada pela NSC, que será divulgada nesta sexta-feira.

 

Reconhecimento

O que a maioria das prefeituras ignora, lamentavelmente, a de Joinville valoriza, premiando as escolas municipais que obtiveram as melhores notas no Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (Ideb). É uma forma de agradecer toda comunidade escolar pela dedicação e alcance dos resultados. Detalhe: Joinville é a cidade com as escolas mais bem avaliadas do Sul do Brasil. A Escola Municipal Adolpho Bartsch obteve a invejável nota 9,2.

 

Indeferido

Notabilizado pela surreal entrevista que deu dia desses a Mário Motta e Laine Vargas no “Jornal do Almoço”, na NSC TV, que virou pilheria nas redes sociais, o servidor público federal Ângelo Castro, do PCO, teve sua candidatura ao governo do Estado indeferida pelo TRE-SC. O motivo foi falsidade ideológica. Teria usado nota fiscal de um hotel em Santa Catarina em que se hospedava em viagens a trabalho, preenchida com valores superiores aos efetivamente pagos.

 

Proposta

Poucos são os candidatos que estão se comprometendo, se eleitos, com alguma obra para o Vale. Os candidatos que visitam nossa região falam em generalidades para o Estado. Melhorar a educação, a saúde e a segurança, em geral. Cabe às entidades e aos políticos locais continuarem cobrando dos pré-candidatos um efetivo comprometimento com nossa região e ao eleitor, diferenciar o que é oportunismo de um compromisso.

 

Felicidade

A felicidade, estado de espírito cada vez mais raro, quem diria, virou disciplina em universidade. É o que está fazendo a Univali, em seu campus de Florianópolis, desde o início do segundo semestre deste ano, no curso de Estética e Cosmética, de sua Escola de Artes, Comunicação e Hospitalidade.

 

Mãos à obra

Os vereadores Roberto Roling (MDB) e Roberto Kindermann (PSD) criticaram, na última sessão da Câmara de Braço do Norte, o excesso de indicações repetidas feitas por alguns colegas da casa. Há alguns casos em que o mesmo vereador fez três indicações para melhoria em uma mesma rua. Para eles, o vereador deve usar o Legislativo para pedir ao Executivo o reparo, mas também agilizar as parcerias necessárias para isso, seja com o município, com o Estado ou mesmo com a comunidade. Convergem ainda na opinião de que a Prefeitura não dá conta de efetuar toda a manutenção que a cidade necessita.

 

Levantamento

Levantamento do Google revelou em quais Estados os 13 candidatos a presidente foram mais pesquisados desde o dia 1 de janeiro até a última sexta-feira. Em Santa Catarina a maioria quis saber mais informações sobre os candidatos João Amoedo e João Goulart Filho.

 

Bingo

Moradores de diferentes municípios do sul de Santa Catarina estão ansiosos esperando a definição dos locais onde haverá cobrança de pedágio no trecho duplicado da BR-101. Torcem para que, nos deslocamentos mais comuns e próximos, livrem-se de pagamento.  O curioso é que há prefeitos, como o de Pescaria Brava, interessados no negócio, porque vai entrar uma grana no seu caixa, de Imposto sobre Serviços (ISS).

Pensamento do Bambi

Aqui vai uma receita infalível para seu sonho se realizar: leite, farinha de trigo, ovos, açúcar…


Leave a Comment