Edição 18/12/2018

Alerta vermelho

O final de semana já nos deixou preocupado com a violência do trânsito em nossas estradas. Estamos chegando neste final de ano, com grande expectativa de dias melhores, mas temos que ter cuidado, pois a vida continua. Precisamos ter cuidados com esta máquina – o carro, a moto, o caminhão – que fascina, emociona, salva vidas, mas que também mata. Então, vamos ter cuidado e, principalmente, com a soma de volante e álcool, que proporciona um resultado muito difícil especialmente para as famílias atingidas.

Medicina

Com o tempo vamos nos acostumando e deixamos de valorizar as conquistas de nossa região. Um exemplo claro são os cursos de medicina da Unisul e Unesc, que proporcionaram um grande número de jovens de nossa região nesta difícil, mas gratificante profissão, pois ajuda a salvar vidas. Neste final de semana, a alegria foi imensa em diversas famílias que tiveram filhos, filhas, netos, netas realizando um difícil sonho, caro na maioria dos casos com pais e responsáveis vivendo um grande dilema na busca de condições financeiras para custear o curso. Hoje o nosso Vale do Braço do Norte já pode computar uma situação diferente e de qualidade com muitos filhos da terra na atividade. Vale ressaltar que até alguns anos atrás, tínhamos somente a UFSC com curso de medicina. Que possam fazer a diferença para a nossa população que é o mais importante. Vale ressaltar que 25% das vagas do Programa, Mais Médicos, em Santa Catarina, estão vagas.

Avanço

Quando as pessoas inteligentes se unem para realizar coisas boas, até o nosso astral fica diferente. A situação da saúde está complicada, os exemplos estão a nossa volta com valores estratosféricos de alguns medicamentos para que a esperança de continuar vivo aconteça. Mas esta ação da Fiesc, juntamente com a Fundação de Apoio ao HEMOSC e o CEPON, firmando um acordo de cooperação técnica para o fortalecimento das ações, nos deixa com esperança de que algo possa acontecer de melhor. Será uma ação voluntária para esse belíssimo e importante trabalho que Fundação, Fahece, realiza para a sociedade catarinense.  A Fiesc com o seu conhecimento agrega evolução técnica e contribuirá demais porque a nossa luta é diária para atender as pessoas. Quanto ao Hemosc, é fundamental, pois o sangue não pode faltar, da mesma forma que precisamos atender mais de uma centena de pessoas que toda a semana bate à porta do Cepon com diagnóstico de câncer. Sabemos bem o que a nossa região está vivendo quanto a situação difícil sobre o sangue. Importante esta ação, pois temos a certeza que a ACIVALE, estará levantando o nosso problema na busca de uma melhor logística deste tema.

Júlio Garcia

Com a experiência dos velhos políticos mineiros, o futuro deputado vem computando cada vez mais apoio para estar como Presidente da Assembleia Legislativa no inicio de 2019. E será muito positivo para o Governo do comandante Moisés, pois um dos marcos da conduta do deputado do PSD é sobre a palavra dada e cumprida. Tem facilidade de agregar, inclusive a sua passagem pela presidência da Assembleia deixou bem claro esta marca, e que teve um grande colaborador, o hoje Conselheiro do Tribunal de Contas, José Nei Ascari. Sem dúvida, a sintonia do Legislativo com o Executivo será importante, especialmente neste momento em que os governos são chamados a cortar na carne e realizar profundas mudanças. Para Braço do Norte, será muito importante, mesmo porque já tem demonstrado em seu relacionamento junto ao governador, Eduardo Moreira, com a construção da Ponte que liga o centro a União, sendo que vem lutando para deixar as medições em dia e o maior repasse possível.

Mariana

Fazer sucesso nas Universidades brasileiras já é bom e emocionante para os pais, agora imagine, concluir um Mestrado em Londres e se posicionar como a melhor aluna. Emoções para os pais, Sônia e Abel Felippe e demais familiares. Parabéns! Que presente de fim de ano.

Subvenções

Esperamos que em 2019, com a grande onda do novo presidente Bolsonaro, o Ministério Público e a Policia Federal possam concluir o trabalho que vem sendo realizado sobre as investigações de recursos que foram mal utilizados, e surrupiados de algumas instituições, que ficaram com a maior culpa, e alguns “lobos”, ainda se vangloriam como criadores da moralidade. Esperamos que a verdadeira realidade venha à tona. Santa Catarina ficará agradecida, e a nossa região mais ainda.

Empreendedorismo

Agora é Lei, e já foi sancionada,  pelo prefeito Roberto Kuerten Marcelino, que autoriza o município a incluir, do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, o projeto Empreendedorismo na Escola.  A proposta partiu dos encontros do Desenvolvimento Econômico Local, DEL, realizado em parceria entre o executivo, o Legislativo e a Acivale. Contou também com o aval do Conselho Municipal de Educação e da Câmara de Vereadores, sendo aprovado por unanimidade pelos edis.  Neste primeiro ano, o projeto deverá ser implantado nos sextos anos do ensino fundamental II nas escolas Adolfo Wiggers, no São José, e no Centro na Escola Professor Antônio Rodhen, para cinco turmas, totalizando cerca 160 alunos. A secretária de Educação, Claudinéia Niehues, salienta que as aulas serão ministradas uma vez por semana, em dia especifico,  o projeto é amparado no artigo 26 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Parabéns ao conjunto de cabeças pensantes que propuseram esta importante assim, pois é plantando que se colhe e a juventude necessita de ser despertada para um novo tempo.

 


Leave a Comment