Edição 1592 – 07 de junho

Novo nome

O ex-vereador Luzimar Torres (PSB), conhecido como “Alemão do Fórum”, por ter trabalhado como técnico do judiciário por mais de 30 anos, anunciou na última sexta-feira, via Facebook, sua intenção de concorrer ao cargo de presidente da Cerbranorte Geradora (Cooperativa de Geração de Energia Elétrica de Braço do Norte).
Esta decisão, segundo ele, foi tomada com um grupo de associados, amigos e família. Alemão integrava a nominata da chapa 1 – Geradora, que tinha Dado Cláudio e Duda Schueroff como candidatos a presidente e vice respectivamente. Não havia lançado seu nome para a Cerbranorte em respeito ao ex-presidente Antônio da Silva, a quem tem grande apresso e amizade. Com as recentes declarações de que “Toninho” abre mão de sua intenção de concorrer a qualquer cargo, Alemão sentiu-se confortável, desta vez, em colocar seu nome como candidato e começa a articular sua chapa.
Luzimar é filho de João Torres e Ana Boeing Torres. Não é de família tradicional na política, mesmo assim foi, por duas vezes, vereador em Braço do Norte eleito em 2000 e 2004, sendo o mais votado na primeira disputa. Se eleito presidente, quer revolucionar o modo de fazer gestão. Junto com sua diretoria pretende estar cada vez mais presente junto aos cooperados. Garante que, apesar de sua inexperiência na área administrativa, irá apresentar os projetos aos poucos e fará o possível para atender às necessidades dos associados. O foco na campanha será escutar a voz das ruas e condensar os desejos através de propostas. Quer ainda unir todos os movimentos em um só lugar. Pretende montar mecanismos para que iniciativas empreendedoras surjam. Vai propor mudanças no sistema cooperativista, além de criar incentivos para fazer da Cerbranorte cada vez mais sustentável.
Já o presidente do PSB em Braço do Norte, André Volpato, advogado que integra a comissão jurídica da chapa 1, garante que apesar de Alemão ter todo apoio do partido, não quer misturar a política partidária com a sua nova chapa. Tanto é que está convidando amigos do seu antigo partido, o MDB, e até mesmo do PP, para nova composição. A orientação do PSB é que se aproxime da chapa 1 e evite qualquer desgaste com a chapa 2, criando assim sua liderança própria.

Certeza

A chapa 1 reestrutura sua relação de nomes que disputarão a eleição. O vice-prefeito Ronaldo Fornazza (PP) ratifica sua intenção de ser candidato para a Cerbranorte Distribuidora. Alemão do Fórum surge como balão de ensaio para a Geradora. Se o nome emplacar, nos próximos dias, pode ser anunciado, até mesmo, como oficial. Caso não haja a repercussão esperada, ainda há tempo de ensaiar umaa nova possibilidade. Certeza mesmo, é a manutenção dos atuais nomes da chapa 2. Mayco Niehues e Roberto Kindermann, disputam a Distribuidora e Valneide Exterkoetter e Carlito Wiggers a Geradora.

Novas eleições

Avesso a entrevistas, o administrador judicial da Cerbranorte, Cristiano Orlandi, me confirmou, na última quinta-feira, em uma conversa informal durante o lançamento do projeto Cidade Mais Segura da Polícia Militar, que pretende realizar as novas eleições para a Cerbranorte Geradora e Distribuidora em 31 de agosto, um sábado. Disse que esta data só não será mantida se algum fator novo surgir, que impreça a conclusão do trabalho que sua equipe realiza. Pelo que entendi nesta conversa, todas as transferências de titularidades ou novas ligações feitas, de um ano para cá, estão sendo auditadas. Os titulares de Unidades Consumidoras (relógios) suspeitos de “serem laranjas”, em um determinado momento, serão chamados a comprovar que são os verdadeiros associados consumidores, ou seja, que não “emprestaram” seu nome para aumentar o número de sócios da Cerbranorte. O prazo para este recadastramento é de dois meses.

Campanha

No dia 29 de março um incêndio destruiu três lojas no Centro de Orleans: a Info Cel, Distinta Boutique e Encanto Cosméticos. Três segmentos diferentes, mas três histórias empreendedoras de três empresários diante de uma coisa em comum, a perda total de tudo que construíram. E é justamente pensando em ajudar que será realizado um evento beneficente em Orleans, gerando renda para as três lojas e uma maior conscientização das pessoas na próxima segunda-feira, 10 de junho, às 19h, no Centro de Vivências do Unibave. O valor do ingresso é R$ 30 e pode ser adquirido com um dos realizadores e apoiadores do evento (ACIO, Rotary, Lojas Maçônicas, CDL, Prefeitura Municipal, Gráfica do Lelo e Lojas LCL).

Nova comarca

Para convencer o Tribunal de Justiça de Santa Catarina da importância de criar a Comarca de São Ludgero, diante do grande número de processos originários do município e desafogar a Comarca de Braço do Norte, mais uma audiência foi realizada no Tribunal de Justiça de Santa Catarina, na tarde de quarta-feira, 05 de junho. A mobilização para criar a comarca se iniciou no ano de 2015, com algumas lideranças locais indo até o Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Atualmente São Ludgero integra a Comarca de Braço do Norte um total de cinco municípios formados pelos municípios sede, São Ludgero, Grão-Pará, Rio Fortuna e Santa Rosa de Lima. A solicitação é com base na demanda de processos no Judiciário da Comarca que chega a 28 mil e que, deste total, 30% são processos originários do município de São Ludgero. Diante da alta demanda, a consequencia é a lentidão na prestação jurisdicional. Tirando o município de Braço do Norte, São Ludgero é a cidade com maior número populacional.
O encontro teve a participação dos desembargadores Júlio César Knoll e Ricardo Roesler, do prefeito de São Ludgero, Ibaneis Lembeck, o “Iba”, deputado Estadual, Volnei Weber, e do oficial titular de Paz de São Ludgero, Gilberto Alves de Carvalho Júnior.
O prefeito de São Ludgero lembra que as tratativas foram iniciadas na gestão de Volnei Weber e a persistência continua. A atual Administração Municipal se propõe a disponibilizar o terreno para a instalação.

Revisão eleitoral

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina terá, a partir do dia 10 de junho, mais 12 postos de atendimento ao eleitor em caráter temporário para ampliar o atendimento nos municípios em revisão do eleitorado. Os postos irão funcionar até 09 de agosto nas cidades de Santa Rosa de Lima (ZE 044ª) e São Martinho (ZE 099ª). Para evitar filas, os eleitores devem realizar o agendamento do atendimento pelo site do TRE-SC ou pelo telefone 0800 647 3888. Para a revisão, o eleitor deve levar documento de identificação oficial com foto, comprovante de residência (emitido nos últimos 3 meses) e, caso possua, título de eleitor. Para o primeiro título, eleitores homens maiores de 18 anos devem apresentar também o comprovante de alistamento militar.

Bazar

O Hospital Santa Teresinha arrecadou em abril, durante os dois dias de realização do seu Bazar Beneficente, com produtos apreendidos pela Receita Federal, o valor de R$ 219.418,76. Todos os itens foram comercializados e o valor arrecado será investido em melhorias dentro do HST. Em 2017, o HST também realizou um bazar com produtos apreendidos pela Receita Federal e seus recursos foram investidos em melhorias das instalações, como as novas salas de acolhimento e na estruturação do segundo plantonista. O valor arrecado e os investimentos podem ser acompanhados pelo portal transparência.

 


Leave a Comment