Edição 1588 – 10 de maio de 2019

Manifesto pela Cultura
Um povo sem história, é um povo sem cultura. E sem sua cultura não há do que se orgulhar. Como forma de aumentar a autoestima do morador do Vale e, principalmente, de Braço do Norte, a Abrale (Academia de Letras de Braço do Norte) irá propor uma estreita parceria com o poder público municipal, com a criação imediata do Conselho Municipal de Cultura e sugerir ao DEL (Desenvolvimento Econômico Local) que, assim como fez com a implantação da aula de empreendedorismo no currículo escolar, implante uma disciplina específica de história de Braço do Norte, na visão dos verdadeiros desbravadores desta região: seus colonizadores.
Para a Abrale, a repetição da história de que Braço do Norte teve como fundador Manoel Guerrilha, caracterizado como alguém que era um assassino desprezível, não condiz com o verdadeiro espírito de quem, notadamente, fez a região se destacar e de quem mora aqui.
Dizer que somos descendentes de Guerrilha e que nossa história, que é de luta e de conquistas, se limitar a este fato, não é motivo de orgulho. A partir do momento que a história for reescrita e que nossos verdadeiros heróis forem eternizados no papel, o morador local terá orgulho de falar para todo o Brasil e o mundo, sua origem. Assim se manifestam os escritores locais.

Apoio à UTI

Capitaneados pelo presidente do PSL de Braço do Norte, Gilberto Alves Junior, um grupo de empresários braçonortenses esteve esta semana na Assembleia Legislativa visitando os deputados Felipe Estevão (PSL) e Volnei Weber (MDB). Solicitaram a eles emendas para diversas áreas, como saúde, infraestrutura e segurança. Também foi reafirmado aos deputados a necessidade de um auxílio para a construção da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para o Hospital Santa Teresinha.
Balneário público

A viabilização da construção de um balneário público em Termas do Gravatal foi a cobrança feita nesta segunda-feira ao deputado Felipe Estevão (PSL) pelos representantes do seu partido em Gravatal. Reunidos em Tubarão com o parlamentar e sua equipe, o presidente local do PSL, Douglas Moraes, lembrou ao deputado que esta é uma bandeira antiga do município. Mostrou que a região pode desenvolver ainda mais no turismo, a exemplo de Piratuba, que possui um balneário público. Douglas, que é proprietário de um hotel, ressalta que a própria população juntamente com o turista poderá usufruir dos benefícios dessa riqueza que Gravatal tem, que é a água termal, um direito que é para todos, mais usado por poucos. Na reunião ainda foi debatida com o deputado outros assuntos referentes ao município, como saúde, educação, segurança e obras.


A Escola Municipal Professor José Boeing, de Rio Fortuna, em continuidade ao Projeto Educacional Cooperativo (PEC) com o tema “Educação para a vida”, desenvolveu diversas ações com as turmas do quinto ano. As ações consistem em identificar e refletir sobre a importância dos valores coletivos na escola e na comunidade, adotando atitudes de cooperação, participação, tolerância e responsabilidade. Envolvidos com as atividades, os alunos elaboraram diversas mensagens de motivação que, depois, foram expostas na “Pracinha dos Valores”, a Praça Ludgero Carlos Loch. Completando o dia de aprendizado e cooperativismo, também foi desenvolvida a dinâmica das cadeiras, que abre espaço para a reflexão sobre cooperação, confiança no outro e na importância do trabalho em grupo. A escola integra o programa Cooperjovem, coordenado pela cooperativa em parceria com o Sescoop. Patrocinado na região pela Cerbranorte, o programa vem, há nove anos, desempenhando papel fundamental na formação das crianças e na integração da comunidade escolar.

60 anos
O Fórum da Comarca de Braço do Norte comemora neste mês de maio seus 60 anos de criação. Para marcar esta passagem, o diretor do foro, o juiz Klauss Correa de Souza, e um grupo de colaboradores, organizam um evento em alusão a data. O evento pretende resgatar a história vivida nestas seis décadas e homenagear alguns ex-servidores, entre eles, Loreni Coan e Luzimar Torres. A organização do evento pede para quem tiver fotos ou materiais que possam ajudar no resgate destes 60 anos, para enviar para o e-mail, [email protected]

Top de Mídia RF
Depois do sucesso de Braço do Norte, chegou a vez de Rio Fortuna receber o Top de Mídia. Os mais lembrados serão recepcionados no Centro de Pastoral São Marcos, na sexta-feira, 31 de maio. Pela primeira vez, a pesquisa também premia os mais lembrados de Santa Rosa de Lima. O troféu este ano, leva o nome do saudoso médico Miguel Angel Alen Espínola Castillo, falecido em 2018 e que por vários anos atuou em Rio Fortuna, fixando residência nesta cidade.

Mudança
A Administração de São Ludgero informa que com a implantação do novo código tributário, aprovado e sancionado, o pagamento em cota única do IPTU em São Ludgero com 20% de desconto, este ano não poderá ser efetuado no mês de maio e sim no início do mês de julho.


Leave a Comment