Edição 14/08/2018

Palestra

Grande amigo e colaborador dos meus programas na Rádio Verde Vale, Walmir Matos, realizou prestigiada palestra ontem, em Florianópolis, no Centro Espírita Seara dos Pobres. Na palestra foi abordado o tema “A Lei do Amor”. Para o palestrante foi um momento importante pois participou onde estava sempre presente, antes de sua mudança para Araranguá, cidade onde reside hoje. Foi uma tarde gratificante onde revel amigos e trabalhadores do CESP, que realiza um trabalho muito especial de doutrinária, orientação e apoio a crianças e idosos. O grande comunicador vem palestrando em nossa região, já esteve em Braço do Norte, onde deverá retornar para mais eventos.

Lei: o peão 

É importante acompanharmos o comportamento das pessoas e a observação pode nos levar a muitas considerações e lições que podem mudar a nossa vida, o nosso dia a dia. Quer seja pedalando a sua bicicleta, ou com todo estilo realizando uma montaria. Neste final de semana, o nosso amigo Lei esteve no Sítio da Agrossui, assessorado pelo amigo Marcos Kuerten Meurer, onde curtiu momentos de alegria e descontração. Que a alegria e a felicidade do nosso grande amigo Lei possam contagiar a todos nós para que sejamos mais cordiais e solícitos. É uma questão de querer, e tirar o ranço que existe dentro da gente. Parabéns Lei, bem na foto, hein!

Voto

Aproveitando este final de semana para fazer algumas reflexões sobre o pleito eleitoral de outubro próximo, tomei algumas decisões que balizaram as minhas escolhas. Como estamos acostumados aos pleitos eleitorais, sempre baseados em suas campanhas em denegrir e criticar os outros candidatos, já decidi, todos os candidatos de nossa região estão em minha relação e conforme a campanha for acontecendo, a lista poderá ir diminuindo. Veja o primeiro ponto, priorizou as críticas, está cortado de contar com o meu simples voto. Falou em propostas e ideias interessantes, terá o meu apoio e ponderações positivas. Estamos há décadas na política de críticas pesadas nos adversários e até companheiros de legenda. Chega! Veja aonde chegamos. Quero a política do bem, mas que seja realmente do bem para todos ou pelo ao menos para a maioria.

O celeiro do mundo

É o Brasil, sim senhor, a responsabilidade é muito grande e não podemos assassinar a galinha dos ovos de ouro. Neste ano de 2018, ano muito importante com escolha de novos governantes para a nação e para os estados, não podemos perder o foco do agronegócio. A população mundial dependerá muito, e cada vez mais, de nosso país. Segundo relatórios da ONU, o nosso país será o principal exportador de alimentos nesta década.  Quer seja do grande produtores ou especialmente da agricultura familiar, que será uma das principais ferramentas do País para garantir o crescimento da produção de alimentos com sustentabilidade. Os nossos novos governantes tem que introduzir fortes politicas de garantias de preço mínimo e de manutenção do brasileiro no campo garantindo a produção.  O País dobrou a produção agrícola e triplicou a pecuária desde 1990. A nossa região, mesmo não tendo as facilidades devido,  a logística e a característica do nosso solo, muitos aclives e declives, tem na sua gente, a qualidade mais que necessária para ser um dos grandes produtores de proteína do país. Que os governantes que estão postulando administrar o estado e o país tenham em mente esta grande responsabilidade, e que nós eleitores tenhamos muita luz ao decidir o nosso voto.

Jorge Boeira

Sua primeira eleição foi em 2002, quando obteve, 51.142 votos, sendo eleito pelo PT. Foi um mandato muito importante e que resultou na interiorização da Universidade Federal de Santa Catarina para o interior, e como fruto o curso de medicina em Araranguá. As ações continuaram e em 2004, Boeira passou a indicar emendas para que um campus da UFSC fosse instalado em Araranguá, nos dias de hoje a UFSC está presente em 22 cidades do Estado, oportunizando acesso ao ensino superior gratuito amais estudantes e em mais locais, em nossa região ainda tem atividades e polos em Criciúma, Laguna, Tubarão, Braço do Norte, Praia Grande, Turvo e Laguna. Em 2006 conseguiu 67.259 votos, ficando na segunda suplência, em 2010, chegou a 84.210 votos, se elegendo e neste ultimo mandato pelo PP conseguiu 123.770 votos. Neste seu último mandato, atendendo solicitação de lideranças de Braço do Norte, e em especial do amigo Antonio da Silva, o Toninho, destinou uma emenda de quase R$5 milhões para o Hospital Santa Teresinha. Em se confirmando o declínio de sua candidatura como deputado federal, a nossa região perde bastante, pois foi sempre de atitudes em favor do coletivo. Um parlamentar de valor.

Bons de música

Amigos de longa data e prestigiando a última edição do Música no Vale, com a excelente Bandativa, Leonardo  Tramontin, Xandy Ferreira, Alexandre Fornaza e Galbe Saloya Librelato falaram sobre os bons e grande momentos vividos ao longo dos anos. Foi um encontro maravilhoso. A música sempre é fator de união e busca de algo divino.

Turismo

Quando temos a oportunidade de viajar, temos a obrigação de observar todos os aparelhos usados para engrandecer uma região e proporcionar o bem estar para as pessoas. Temos muito para fazer. O caminho é longo, mas se não dermos os passos necessários, estaremos sempre atrasados. A nossa região tem todos os predicados para ser uma potência turística. Falta foco e determinação. Não podemos ficar dependentes somente do poder público. É necessário a vontade e o investimento privado, ao governo o dever de disponibilizar financiamentos e condições mínimas para que tudo funcione e proporcione as devidas condições de desenvolvimento. Lamentavelmente os governos estão sempre atrasados e nós ficamos esperando e perdendo tempo. O belo exemplo que nos fica é de São Martinho que vem desenvolvendo cada vez mais. Veja o Fluss Haus, que não ficou esperando asfalto, telefonia, celular, esteve sempre à frente. A nossa região vai ser um corredor importantíssimo de turistas, e poderemos desfrutar ou não.

Trânsito

Taxistas localizados próximos da Praça Coronel Colaço solicitam que a Comissão de Transito, oportunize a saída também pela Rua Jacob Batista Uliano, o que evitaria a necessidade de se dirigirem até a Avenida Felipe Schmidt, o que aliviaria o movimento especialmente nos horários de pico. Existem algumas situações que poderão facilitar este pedido.


Leave a Comment