Edição 04/01/2019

Na carne

A confirmação do encerramento da linha Imbituba para a Ásia tem um ponto determinante e crucial, a falta de desenvolvimento de nossa região sul. Isto mesmo, este foi o principal ponto para a definição dos armadores que são os detentores desta rota de transporte. Se estava sendo necessário que cargas do norte do estado viessem até a nossa região, e que os navios tinham parada em portos do norte do estado, fica evidente que perdemos. E, numa soma justa, simples de matemática, os números são o que contam. A nossa região perde mais um grande instrumento de desenvolvimento. Esperamos em curto espaço de tempo a gente possa recuperar esta perda.

Desenvolvimento

Ao refletirmos sobre a nossa realidade, sentimos a necessidade de um crescimento e desenvolvimento em toda a nossa região sul. Eis que temos um governador, Carlos Moisés, com fortes ligações com a nossa região e que tem o Secretário Lucas Esmeraldino, numa área fundamental para o nosso progresso, o Desenvolvimento Econômico Sustentável e Turismo. Estamos com um início promissor, com o astral do empresário em alta, a bolsa de valores iniciando movimentada e com excelentes números. É evidente que sabemos como funciona toda esta logística. Temos alguns pontos cruciais e fundamentais para o nosso desenvolvimento que foram conquistados nos últimos anos: a Ponte Anita Garibaldi, e o Aeroporto Regional Humberto Ghizzo Bortoluzzi – que inclusive teve neste momento o anúncio de voos também aos sábados. Mais que nunca estamos iniciando uma das mais importantes etapas de conquistas, com excelentes áreas para instalação de polos industriais. Não importa onde esteja localizado, o mais importante é que a nossa região sul realize o seu compromisso de desenvolvimento e geração de empregos e renda. Vamos em frente que as condições são favoráveis.

Aleluia

Que informação alvissareira esta do trânsito nas estradas federais que cortam Santa Catarina. Durante todo este feriadão de Virada de Ano não tivemos nenhum registro de morte nas nossas rodovias federais. Segundo as informações, foram 110 acidentes, com 139 pessoas feridas entre a sexta-feira e a última terça-feira. Os números de ocorrências, inclusive, foram menores, já que no ano passado tivemos 150 acidentes, com 180 feridos e cinco mortos. Foram aplicados 4.450 autos de infração, sendo que destes 606 foram motoristas dirigindo sem o cinto de segurança. Tivemos ainda 239 motoristas multados por dirigir sob o efeito de álcool e 242 por ultrapassagens em locais proibidos. Boas informações e que continuem durante este ano de 2019.

Carlos Moisés

Tem gerado muita esperança os primeiros atos e ações do nosso Governador. Sereno, tranquilo, mas assumindo um novo rumo para o Estado. Primeiro vai colocar as contas e os números em ordem, ao contrário das práticas antigas, que, motivavam a realizar o tradicional empurrar com a barriga. Se paga um preço alto neste momento, porém, organiza o conjunto do Estado para voos maiores. Promete um estado digital e com muita economia, sem aviões, economia em viagens, diárias, aproveitando ao máximo as ferramentas modernas que deverão ser implantadas nos primeiros seis meses de governo. Que tenha muita felicidade em sua trajetória.

Amurel

O prefeito de Braço do Norte, Roberto Kuerten Marcelino deve ser o novo presidente da entidade e terá uma função com muito mais importância e responsabilidade do que os últimos mandatários. É que, com a nova estrutura do estado, as associações ganham um papel exponencial de representação para cada região. A sintonia entre prefeitos e deputados estaduais da Amurel é fundamental para a busca dos pleitos de nossa região. Evidente que numa dimensão um pouco mais ampla, juntando-se a Amrec e Amesc. Como é competente e não foge dos desafios, temos confiança de uma gestão muito realizadora. Temos um secretário de Estado, Lucas Esmeraldino, numa pasta muito importante e que deve ser muito bem acionado.

Inventores da pólvora

Interessante como temos algumas pessoas, agora tão emprenhadas em assuntos de nossa região, em especial sobre a Cooperativa de Eletricidade. É muito importante esta participação, porém devem olhar e refletir bem sobre o caminho que foi percorrido nos últimos anos. Tem pessoas que nem participavam de Assembleias e agora se qualificam como grandes protagonistas. Volto a afirmar a importância de uma forte participação, mas que a coerência, a justiça prevaleça e que, o todo saia ganhando, mesmo porque a vida segue independente dos resultados de uma eleição.

Irmãs Roveda

Neste final de ano, dia 22 de dezembro, tivemos a oportunidade de realizar mais um Boteco da Verde Vale, do Bar do Perin, e com a participação de diversos talentos de nossa música de Braço do Norte e região. Família Caiana, e as talentosas Luana e Juliana, que transmitem alegria e paz com a música sempre executada com garra, disposição e amor. Que continuem assim em 2019, pois a musica é fundamental em nosso caminhar. Parabéns!

Um Vale especial

Neste momento em que temos a oportunidade de estar vivendo um momento de descanso, podendo ouvir pessoas de outras cidades e estados, temos a certeza da qualidade do nosso Vale do Braço do Norte, com sua produção em todos os níveis e setores. Na produção de alimentos só ouvimos elogios e ficamos deveras felizes pelo patamar alcançado. Vamos em frente, com qualidade tudo fica mais fácil.


Leave a Comment