Contabilistas celebram 93 anos de histórias

Ligada aos cálculos e as leis que regem, a classe comemorou ontem, quinta-feira, 25 de abril, com orgulho o seu dia

Uma das profissões mais importantes do País comemorou, ontem, quinta-feira, 25 de abril, os seus 93 anos, desde que foi instituída, em maio de 1926, por João de Lyra Tavares, patrono dos profissionais da contabilidade.

“É uma data muito importante, lutamos com muita garra, sempre buscando o melhor desempenho para que essa profissão seja cada vez mais importante e nos sentimos importantes e gratos por cada desafio vencido, utilizando nossas melhores estratégias”, descreve o contador da Baggio Contabilidade, de Braço do Norte, Romilton Baggio.
Formado há 27 anos e atuando no mercado, há 31 anos, o contador Romilton fala com orgulho da profissão. “Optei pelo curso de ciências contábeis por identificação. E o motivo de seguir tal carreira, foi porque além de ser uma profissão citada em constituição e diversas leis, é um pilar necessário para que se possa movimentar o país financeiramente, além de suma importância no mercado de trabalho, onde só tende a evoluir, juntamente com a tecnologia”, destaca o contador.
Romilton conta que nestes 93 anos de comemoração ao Dia do Contabilista muita coisa mudou. “A contabilidade é uma das áreas que se encontra em constante mudança, motivada pelo crescimento e a globalização, ela vem se adequando ao desenvolvimento da sociedade e buscando formas de se atender a necessidade da geração de informações úteis à tomada de decisões. E o contabilista a muito vem deixando de ter o papel de controlador burocrático, tornando-se um importantíssimo parceiro das empresas”, ressalta o braçonortense.
Conforme Romilton o papel do contabilista além de desenvolver a parte técnica das finanças, ele também atua como um consultor indispensável para a manutenção e o desenvolvimento do negócio. “Pode-se afirmar que em todas as relações sociais entre pessoas físicas ou jurídicas, empresas e entidades em geral, nas quais envolvem fatos suscetíveis de valoração, aí estará presente o contabilista. Desta forma, haverá sempre uma relação estreita dos contabilistas diante das diversas áreas da atividade pública e privada”.

Escolha da profissão
Para aqueles que desejam ingressar na carreira de contador, Romilton dá algumas dicas. “Primeiramente buscar conhecer e entender da profissão e querer esta profissão. Depois estudar muito, buscar conhecimento seja em sala de aula, conteúdo online, participar de congresso, workshops, palestras, ou outros eventos ligados à área. Pois estamos em constantes mudanças, e quando as mudanças aparecem precisamos estar preparados para instruir nossos clientes”.


Leave a Comment